Fique por dentro das fábricas de tubulações da indústria
O uso de tubos e dispositivos de geração de energia é muito comum nas demandas cotidianas de diferentes segmentos dentro das fábricas e indústrias.
No entanto, é importante conhecer os tipos oferecidos e entender como cada um deles contribui para a execução de tarefas relacionadas com a produção nesse setor.
Para isso, vale a pena se aprofundar nas vantagens e nas características especiais de alguns materiais que fazem parte dos ciclos de montagem e garantir que o funcionamento completo dos sistema seja possível por meio de itens otimizados e de qualidade.
No artigo que você confere a seguir, saiba mais sobre alguns tipos de tubos mais procurados e entenda também a importância de manter a manutenção do seu gerador de energia em dia, promovendo mais rentabilidade, agilidade e, claro, segurança.
Tubos de aço
O aço é um dos materiais, juntamente com o alumínio e o ferro, que é mais encontrado nas diversas operações realizadas dentro dos segmentos industriais, sem falar que está presente também na composição dos mecanismos de produção e nas estruturas dos espaços industriais.
Dessa forma, não seria diferente na confecção de tubos. Afinal, as tubulações são indispensáveis para que os procedimentos produtivos dentro do setor sejam possíveis e conduzidos com o máximo desempenho em segurança.
Nesse contexto, o Tubo aço carbono é um dos mais indicados por conta de suas propriedades especiais, que conferem uma série de benefícios voltados para mais resistência e durabilidade.
Não é por acaso que ele é tão empregado no setor industrial: além de não ser corrosivo, garante a segurança das montagens e apresenta uma vida útil muito mais prolongada quando comparado com alguns outros materiais.
Existem diversas opções de modalidades e também de diâmetros para quem está em busca de tubos de aço.
Afinal, os tubos podem ser utilizados para finalidades distintas, de modo que o primeiro passo é sempre avaliar com precisão e qualidade as demandas de cada operação. No geral, é possível categorizá-los como: com costura ou sem costura.
Para quem busca uma performance ainda mais acima da média, o uso do aço galvanizado é a melhor solução.
Isso porque a galvanização, que é também conhecida por zincamento, é um processo onde o aço é revestido por uma camada de metal, costumeiramente o zinco, o que o torna muito mais resistente e duradouro.
Entres os principais benefícios desse procedimento, podemos destacar:
- Reforço da resistência contra impactos;
- Desempenho anticorrosivo;
- Durabilidade estendida;
- Garantia de qualidade e funcionamento.
Outro aspecto que pode influenciar na performance do aço é a concentração de carbono. Os tubos de baixo carbono são claros e utilizados em formalidades técnicas, como a condução de líquidos em temperatura ambiente.
Já os tubos que são chamados de tubos de alto teor de carbono são mais indicados para lidar com substâncias mecânicas e químicas mais específicas, apresentando uma tonalidade mais escura.
Tubos schedule
Já o chamado Tubo schedule é uma solução para demandas que exigem a aplicação de uma tubulação mais flexível e resistente sem deixar de lado as demandas estéticas.
Sua principal finalidade é a locomoção de fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos, e por isso esse item pode ser encontrado tantos nos variados segmentos industriais quanto em demandas também de setores como a construção civil.
A principal vantagem do uso desse item é que ele mantém a substância que passa pelo seu interior na temperatura ideal.
Sua espessura pode variar de acordo com a aplicação, havendo uma grande variedade disponível no mercado atualmente.
Outra opção para quem quer contar com todos os benefícios do aço sem deixar de lado as demandas estéticas é o tubo de inox, que ainda oferece vantagens relacionadas diretamente com a alta performance em resistência e anticorrosão.
No geral, podemos destacar os seguintes aspectos positivos associados ao uso dos tubos feitos de aço inox:
- Elevada resistência térmica;
- Durabilidade prolongada;
- Facilidade de higienização;
- Apelo visual.
Manutenção
Os serviços de manutenção também são fundamentais para a certeza de que todos os itens que fazem parte dos ciclos de montagem e de produção funcionem de morta adequada e não comprometam a rentabilidade no setor.
Por isso, a Manutenção de grupo gerador é fundamental para assegurar que o sistema opere normalmente, garantindo o fornecimento de eletricidade a todo instante, mesmo quando houver problemas com a distribuição elétrica convencional.
A principal finalidade da manutenção, especialmente a preventiva, é prever o que pode dar errado e evitar prejuízos causados pela interrupção do trabalho.
Vale lembrar também que é importante focar sempre na economia, visando a melhor relação custo-benefícios tanto nos serviços quanto ao adquirir os dispositivos empregados.
Nesse caso, o aluguel de gerador é mais vantajoso, assim como o de muitos itens que fazem parte do cotidiano industrial.