AçoEquipamentosIndústriaManutençãoPeças

Fabricação de peças industriais e uso de barramentos

A indústria é responsável pela fabricação da maioria das peças que estão presentes na sociedade, retirando a de criação artesanal.

No caso dos metais, em específico, o setor da metalurgia é responsável pela extração do metal e seu tratamento, enquanto o da usinagem vai trabalhar nos aspectos de fundição e molde desse metal. Com isso, ele se tornará uma chapa ou uma peça, como um parafuso, por exemplo.

O uso dos metais é muito constante e presente na sociedade por conta da sua resistência, durabilidade e grande usabilidade em diversos locais.

Nesse contexto, é possível criar parte da estrutura metálica das edificações, estando presente em diversas máquinas, em automóveis, nas mais variadas peças (desde o uso de um simples parafuso), dentre outros.

Por conta do seu uso intenso, sua importância dentro da indústria é fundamental tanto na fabricação de peças para distribuição em outros mercados e segmentos industriais como para dentro da própria indústria.

Devido à importância e usabilidade desses instrumentos, esse artigo versará sobre alguns elementos e metais que estão presentes na indústria e como funciona sua confecção. Não deixe de conferir!

Você já ouviu falar no grafite?

No aspecto dos metais, alguns são mais utilizados na indústria, principalmente dando origem a ligas metálicas, que consiste no derretimento para junção de dois tipos de metais, mais alguns instrumentos.

Por exemplo, é possível unir o ferro com outros minérios e transformá-lo em aço. O uso do bronze, prata, alumínio também são muito presentes dentro da indústria e da fabricação de várias peças.

Um outro material bastante utilizado nesse cenário é o grafite e uma de suas funcionalidades se refere à criação da Barra de grafite industrial.

Esse material conta com diversas propriedades tanto químicas como físicas, que são utilizadas em diversos segmentos da indústria.

A confecção dessa barra é testada seguindo padrões e normas técnicas de segurança para oferecer o melhor material ao cliente.

Além disso, uma das vantagens de seu uso é a facilidade em seu armazenamento. Ainda, esse material apresenta as seguintes características:

  • Suporta temperaturas elevadas;
  • Não se dilata muito;
  • Apresenta estabilidade e maciez;
  • Possui diversos tipos de aplicação;
  • Pode ser reciclado;
  • Apresenta excelente estabilidade.

Além disso, esse material pode ser utilizado no setor mecânico, na criação de arruelas de pressão, rolamentos, em motores, em revestimentos, dentre outros.

Esse material é moldado nos procedimentos de usinagem, passando por pressões, compressão, isolamento e vibração.

A importância do barramento e suas peças

Além do uso considerável do grafite, outro material que merece destaque é o barramento, uma peça que é utilizada para instalar uma rede de energia elétrica em determinada obra.

Esse material ajuda em processos como aterramento e, principalmente, ajudando outros elementos, como é o caso do disjuntor.

Desse modo, o Barramento para disjuntor é importante para controlar quando existe o excesso ou sobrecarga de energia. Nesses casos, o disjuntor acaba detectando isso e desliga os equipamentos de modo a preservá-los e trazer segurança para o local.

Como existem vários tipos de disjuntores, os tipos de barramentos podem se alterar, como é o caso do Barramento para disjuntor din.

Geralmente, esse material é feito com cobre, que ajuda na condução da corrente elétrica. A instalação desse material é considerada relativamente simples por conta da fixação de hastes de cobre nos disjuntores.

Esse tipo de material pode ser utilizado tanto em uma obra, como na indústria e nas residências, sendo considerado um equipamento de segurança.

Os procedimentos da Oxidação

Já que estamos falando sobre metais, é importante que a indústria e os setores que trabalham com esses elementos entendam sobre suas propriedades e as reações de oxidação.

Essas reações se referem à transferência de elétrons, entre aquele que oxida ( que sofre uma redução de matéria) e aquele que ganha elétrons.

Isso se trata de uma reação química. Geralmente, o agente que contribui para a oxidação de metais e, consequentemente, sua perda de matéria é o oxigênio,

Por isso, é comum ver um metal enferrujar ou corroer, exatamente por conta do processo de oxidação.

Esse é um processo natural que ajuda na estabilização dos metais, gerando um desgaste. Como os processos industriais precisam ser perfeitos, foi desenvolvido um tipo de pintura chamada de “eletrostática”, que geralmente utiliza zinco em sua composição.

Essa pintura é aplicada sobre o metal, para que ele não oxide e, consequentemente, não enferruje. Outro material que pode ser utilizado em conjunto com o zinco é o cromo, que também tem essa capacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *