Dúvidas frequentes entre lonas e lençóis industriais
Muitas demandas do setor industrial exigem a aplicação de alguns itens especiais para que seja possível garantir medidas de proteção e eficiência capazes de tornar as operações cotidianas mais ágeis, práticas e, claro, seguras.
Nesse contexto, é fundamental levar em conta a disponibilidade de uma gama de itens no mercado do setor, de forma que os ciclos de produção em diversos tipos de condições de temperatura e radioatividade podem ser conduzidos sem transtornos e com qualidade.
Para saber mais sobre o tema e se aprofundar na utilização de diversos componentes que são indispensáveis nos mais variados segmentos dentro das fábricas e indústrias, continue acompanhando o artigo a seguir!
Lençóis de chumbo
O Lençol de chumbo é fundamental por sua aplicação em salas de radiologia, onde ele é capaz de realizar a dissipação da radiação ionizante e garantir segurança e proteção.
Como o chumbo é um elemento extremamente denso, ele se torna ideal para esse tipo de prática, já que a defesa radiológica está diretamente ligada à quantidade de elétrons que giram ao redor de um átomo central, o que, por sua vez, pode ser determinado pela densidade.
Sendo assim, esse tipo de lençol isola de forma segura e eficiente o local, sendo perfeito para uso em salas de disparos de raio-x, onde há uma fonte de radiação muito potente e, com isso, gerando riscos de penetração nas células do corpo humano.
Seu funcionamento se dá por meio do bloqueio da radiação e sua dissipação, promovendo a perfeita Proteção radiológica.
Quando o raio-x, por exemplo, é disparado dentro de um ambiente, ele se choca com a parede revestida pelo lençol e o fóton transfere energia a algum dos elétrons que, por sua vez, estando carregado, acaba se afastando do átomo circulante e começa a se chocar com os outros átomos presentes.
Isso faz com que a radiação seja eliminada de forma ágil e segura. O lençóis de chumbo eletrolíticos possuem um grau de pureza que chega a 99.9%.
O mais importante quando estamos falando desses produtos é garantir o fornecimento de extrema qualidade, com certificados apropriados, e também procurar sempre por lençóis nas espessuras necessárias para que eles forneçam a proteção desejada.
Lençóis de borracha
Já o Lençol de borracha possui as mesmas funções protetivas, mas para atividades distintas. O setor industrial é conhecido por realizar diariamente uma série de aplicações que envolvem produtos e elementos químicos diversos, sem falar nas operações que geram níveis elevados de pressão, abrasão, etc.
Por isso, uma série de materiais pode ser aplicada para que seja possível controlar a qualidade dos procedimentos e evitar processos de desgaste acelerado, que prejudicam as operações. Para garantir a integridade de peças, por exemplo, esse tipo de lençol é o mais indicado, podendo solucionar o problema descrito.
Ele é empregado, portanto, revestindo conjuntos mecânicos ou mesmo estruturais, havendo diferentes tipos de acordo com suas propriedades específicas.
Como cada tipo de atividade gera um fator de desgaste em um nível distinto, é importante escolher o lençol com base em uma avaliação concisa sobre as necessidade internas de cada ciclo de produção.
Uma das principais vantagens dos lençóis emborrachados é que eles são utilizados também em serviços de manutenção da rede elétrica, já que, por conta do material de composição (borracha), são ideais para promover o isolamento térmico.
Vale lembrar, porém, que a capacidade de suporte do produto, ou seja, a voltagem que ele é capaz de suportar varia de acordo com a espessura.
Alguns dos tipos mais conhecidos utilizam:
- Borracha nitrílica;
- Borracha viton;
- Borracha látex;
- Silicone.
No geral, a chamada Borracha neoprene é uma das que garantem o maior número de benefícios, pois ela trabalha em uma faixa de temperatura que vai de -40ºC a 70ºC e apresenta alto nível de resistência a compressão. Isso sem falar que suporta uma série de processos de desgaste e também diferentes tipos de gases, graxas e, até mesmo, ozônio.
Lonas
As lonas são utilizadas em diversos procedimentos industriais, mas também podem ser encontradas no ramo da construção civil e até no agronegócio.
A Lona plástica preta, uma das mais empregadas, é feita de polietileno de baixa densidade preto, um material de baixo custo que garante uma série de vantagens como a devida proteção dos solos e, ainda, a eficaz impermeabilização das coberturas.
Vale a pena, seja na hora de escolher um produto de proteção contra radioatividade ou mesmo na escolha de lonas para processos dentro das fábricas e indústrias de diversos segmentos, buscar sempre a melhor relação custo-benefício nos itens utilizados, avaliando desde Lona transparente preço até o rendimento oferecido pelo uso de diferentes lençóis emborrachados.