Peças

Dicas para a criação de peças

Muitas vezes não percebemos, porém, tudo à nossa volta passou por algum processo de desenvolvimento. Alguns mais complexos e longos outros mais simples e fáceis, porém, é fato que cada um deles necessitou passar por um projeto e um desenvolvimento de algum método de confecção para tal.

No âmbito das peças de metal, existem alguns métodos já consagrados para o desenvolvimento de cada uma delas. Métodos como a caldeiraria ou a usinagem, apresentam um longo histórico no âmbito da confecção de itens de metal e para os mais variados setores e aplicações.

Mesmo sendo métodos muito usados, e já há muito tempo, muitas pessoas desconhecem o que são esses processos e como eles funcionam.

Isso é um problema, visto que qualquer um pode vir a precisar de uma específica peça que precisa ser confeccionada, e saber os métodos existentes para isso é de suma importância para se ter uma boa noção de alguns fatores específicos, como preço, qualidade, aplicação, etc.

Neste texto, abordaremos alguns desses itens e como eles auxiliam nesse setor de criação e confecção de peças. Convido você a continuar com a sua leitura, e vir comigo conhecer um pouco mais sobre os pormenores que estão envolvidos nos métodos da indústria para a criação de peças. Vamos lá!

Caldeiraria

Você sabe o que as Empresas de caldeiraria fazem? Bom, primeiramente é necessário elucidar o que é exatamente caldeiraria.

Os serviços que envolvem a caldeiraria estão relacionados à confecção, manutenção e elaboração de eventuais tipos de reparos envolvendo soldas em específicos instrumentos metálicos.

Este serviço em específico, é proveniente de um setor da mecânica, cujo objetivo é confeccionar peças e alguns equipamentos, utilizando-se da chapa metálica como matéria-prima para isso.

Em síntese, trata-se de procedimentos onde se tem o manuseio de metais e soldas.

No âmbito industrial, a caldeiraria tem uma enorme importância, já que uma das suas funções é reparar tanques ou outros tipos de recipientes que armazenam fluidos, líquidos e gasosos, além dos reservatórios, estes que são usados para que se possa armazenar óleo ou cerveja.

Quando se fala em caldeiraria, deve-se entender que o processo inclui a conformação, que é realizado para a produção de peças a partir de específicos moldes e outras matérias-primas.

Trabalhando com a confecção de estruturas metalicas e dentre outros itens de suma importância para o mercado industrial, em geral.

Na questão da conformação, ela pode ou não, ser realizada com a devida matéria-prima em modo aquecido ou então não. Sendo assim, a empresa especializada nesse tipo de serviço, necessita da capacidade de produzir e confeccionar certas peças e equipamentos, de acordo com a vontade ou demanda de cada cliente.

Usinagem de precisão

Ao se falar em usinagem de precisão, deve se ter em mente que trata-se de uma série de processos que são realizados a fim de dar forma a determinados tipos de peça, e pode ser realizada por intermédio de alguns específicos equipamentos, como:

  • Fresadoras;
  • Tornos;
  • Furadeiras;
  • Serras e entre outros mais.

Alguns desses equipamentos possuem em si, um sistema de comando numérico computadorizado, também conhecido como CNC, que é altamente mais recomendado para realização da usinagem, pois aumenta, de forma exponencial, a sua precisão e eficiência.

Ao procurar pela usinagem de precisão SP ou em outra localidade específica, certifique-se que a empresa em questão trabalha com os mais modernos equipamentos, de preferência os CNCs, estes que oferecem uma precisão muito superior aos tradicionais equipamentos anteriormente utilizados.

Esse tipo de equipamento permite que os mais diversos eixos do item sejam devidamente controlados, e ao mesmo tempo, possuindo softwares de desenho acompanhados por computador.

Tendo isso, é possível a execução do método, sem a participação exaustiva de um mecânico de usinagem, dando à empresa muito mais agilidade e praticidade.

SPDA

Deve-se saber que mesmo nesse sistema, aplica-se o desenvolvimento de peças, principalmente no equipamento específico do para-raios.

Para quem não sabe, o chamado spda é o sistema instalado em grandes edificações, com o objetivo de combater às descargas elétricas atmosféricas.

Instalação de SPDA é uma importante medida para preservar a integridade da edificação e também das pessoas que ali estão. Sendo igrejas, escolas, empresas, condomínios e edificações comerciais, ele, além de altamente importante, é uma norma exigida para que se possa obter ou regularizar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

O spda é um importante item para a realização de uma segurança eficaz e competente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *