Nomes parecidos, funcionalidades diferentes: conheça produtos industriais
Diversos produtos industriais possuem termos semelhantes em sua denominação. Isso não necessariamente significa que, tais produtos, têm a mesma finalidade ou funções similares.
Muitas vezes, tais objetos nem mesmo atuam no mesmo ramo. No entanto, frequentemente, pode-se achar erroneamente que alguns produtos industriais possuem desempenhos similares por conta das particularidades comuns de seu nome.
Três exemplos de produtos industriais
A escada pressurizada é uma medida para auxiliar na evasão de pessoas durante um incêndio.
Em incidentes desse tipo, grande parte dos óbitos são causados pela fumaça, uma vez que ela se espalha por escadas, poços e elevadores, dificultando a saída das pessoas em risco, respiração e atrapalhando a chegada dos bombeiros ao local.
O sistema pressurizador, da escada em questão, dispensa a necessidade de antecâmaras, consistindo em gerar uma pressão interna que inviabiliza a entrada de fumaça e outros gases que sejam nocivos à respiração e a saúde, criando assim, uma rota livre e segura para a fuga das pessoas em risco.
Esse sistema é composto por ventiladores com motor elétrico, que por sua vez, são montados em um local isolado, onde o ar externo pode ser captado e utilizado para a ventilação das escadas, fazendo com que a fumaça não consiga se propagar.
É necessário uma fonte de energia para que o sistema possa funcionar adequadamente, promovendo a segurança na evacuação do local.
Existem também os Vasos de pressão. São reservatórios de todo e qualquer tipo, dimensão e finalidade que sejam projetados para resistir seguramente as diferenças entre a pressão interna e atmosférica, ou a pressões externas. São fundamentais em processos industriais que contenham fluidos, tais como as refinarias de petróleo.
Com um termo similar ao produto anterior, as molas de compressão possuem o objetivo de armazenar energia mecânica e são amplamente utilizadas em diversos segmentos industriais, graças as suas características e a versatilidade de seus componentes.
Essas molas podem ser confeccionadas de modo artesanal ou através de máquinas automáticas. Seu formato pode ser do tipo helicoidal, cilíndrico ou cônico, com as extremidades abertas ou fechadas.
Como garantia de qualidade, durabilidade e eficiência, esse item deve ser desenvolvido de acordo com as normas e segurança estabelecidas.
Para isso, recomenda-se sempre que seja procurado um fabricante especializado com boas recomendações no mercado.
Usabilidades das molas
Tais molas podem ser usadas de diversas maneiras, como por exemplo em:
1. Tênis de corrida
Muitos modelos utilizam as molas de compressão na sola dos sapatos, com o objetivo de absorver o impacto e evitar que as pernas dos atletas sofram com lesões, além disso, aumentam a sensação de conforto durante a prática dos exercícios;
2. Bicicletas
As bikes utilizam esse tipo de mola em seu sistema de amortecimento. São elas que absorvem grande parte do impacto causado quando as rodas passam por buracos, desníveis ou elevações no trajeto, como por exemplo: lombadas, raízes de árvores e bloquetes. Dessa maneira, é possível pedalar com maior facilidade, sem a chance de sofrer danos ou acidentes;
4. Ginástica de trampolim
Os equipamentos utilizados nessa modalidade são equipados com as mesmas molas, de modo a fornecerem maior empuxo aos atletas na hora do salto. Isso porque recebem o impacto causado pelo peso do corpo e logo em seguida, descarregam essa força no próprio atleta, favorecendo o movimento do salto;
5. Botões
A maioria dos botões de eletrodomésticos, sejam do tipo liga/desliga, teclas, etc., funcionam com esse tipo de mola. Ao receber a força exercida pelo toque, a mola se comprime e aciona o mecanismo para ligar ou desligar determinado aparelho, e então volta a sua posição original, para poder ser novamente acionada e promover outra funcionalidade;
6. Torneiras
De modo semelhante funcionam as torneiras com acionamento por pressão, uma mola de compressão recebe a força do impacto causado quando se aperta a torneira e aciona o mecanismo que libera a água, fechando-o gradativamente conforme retoma sua posição original;
7. Furadores de papel
Esta simples ferramenta, encontrada facilmente em diversos escritórios, exerce sua função a partir de duas molas que se comprimem quando o furador é pressionado e em seguida voltam ao seu formato original, como se fosse um encolhedor de molas.
Dessa forma, é possível perceber que, apesar de conterem termos similares em sua denominação, os produtos industriais citados não desempenham funções similares. O mesmo se aplica a diversos outros produtos.