Descubra alguns usos do ferro na indústria
Quando você ver um portão de ferro pronto, instalado numa garagem, como um portão de garagem, você não imagina todo o processo sofrido até chegar àquele estado.
Primeiramente, o mineral é extraído da natureza, transformando em ferro com o auxílio de fornos de altas temperatura, laminado, moldado e cortado.
Até chegar a forma do portão, a qual se encontra na entrada das casas de diferentes formas e cores ou mesmo em tom natural de inox.
O ferro, apesar de aparecer na tabela periódica, não aparece pronto na natureza. Normalmente, por meio de minerais como a hematita, entre outros, que se é obtido o ferro em uma siderurgia.
O ferro, tão usado pela sociedade de hoje, já foi considerado extremamente raro e só eram encontrados em meteoros, na pré-história.
Desde muito tempo, o ferro é forjado e laminado em barra de ferro chato para fazer espadas por causa das guerras.
Mas hoje, ele está presente em quase tudo como em fundações de prédios, até nas máquinas mais avançadas. Inclusive, ele está presente no nosso corpo, um mineral importante no combate a doenças, como por exemplo anemias.
O uso do ferro e do aço na indústria
O concorrente direto do ferro é o alumínio, que vem crescendo exponencialmente por conta da sua durabilidade e leveza.
Normalmente, o uso ferro nas indústrias siderúrgicas é para fazer aço, que é uma liga metálica feita de ferro e carbono e que pode conter também outros elementos, como o cromo e o tungstênio.
Existem algumas variações do aço: baixo carbono, patinável e o aço inoxidável, em que é adicionado níquel. Em uma siderúrgica, o minério é transformado por meio de altas temperaturas.
E passa por reações químicas que o transformam em ferro ou em uma chapa, por exemplo. Esse processo normalmente, hoje em dia, vai ser destinada à produção de aço, já citado acima.
O primeiro tipo de aço, o de baixo carbono, é mais maleável, possui a característica de assumir mais facilmente as formas exigidas pelas peças.
Tanto na estamparia industrial, com na estamparia leve em chapa de ferro para fazer cantoneira de ferro, por exemplo.
O inox, como é mais conhecido o aço inoxidável, possui muito cromo em sua composição para evitar corrosão e alteração da cor.
Dando um aspecto muito bonito em sua forma natural, portanto evita gastos com pintura, por exemplo. Inclusive, é muito valorizado na produção de eletrodomésticos, deixando a cozinha mais elegante e sofisticada.
Por último, entre os tipos de aço, falaremos do aço patinável ou aço de baixa liga, que é o mais resistente em comparação aos aços anteriormente citados.
O uso destes elementos fora das industrias
Normalmente, utilizado para fazer bobinas de siderurgia e são facilmente soldáveis. O setor da construção civil, é o que mais consome ferro em forma de aço no país.
E, logo atrás dele, a segunda maior é a indústria automobilística, principalmente visando a carroceria dos carros e em peças base, como eixos, parafusos e estruturas do banco.
De modo que a parte bruta do carro é feita em aço, até mesmo para a segurança do condutor e de outros passageiros, que em uma colisão estarão protegidos.
Já indústria naval, os barcos, diferentes tipos de submarino, navios, etc, já existem há muito tempo. No início da construção dos grandes barcos, eram feitos de madeira.
Como por exemplo as caravelas que chegaram na América, mas que antes já faziam as expedições às Índias.
E hoje, o aço é utilizado para fazer as carcaças dos navios e outras partes como o motor e âncoras também.
Mas a indústria não só utiliza o ferro como matéria-prima para dar origem ao aço e as peças de máquinas, esse metal está bem presente no nosso cotidiano.
Alguns usos do ferro no nosso cotidiano:
- Estrutura de pontes;
- Estrutura de casas;
- Panelas e talheres;
- Ferro de passar roupa, como o nome já sugere;
- Instrumentos cirúrgicos;
- Alfinetes.
No nosso dia a dia, passamos por uma cantoneira de ferro, que pode apoiar uma prateleira pequena, por um portão ou mesmo uma panela.
Que há muito tempo é usada pelos nossos antepassados, dando ainda mais praticidade para armazenar panelas de forma prática.
Porém, quanto às panelas de inox, existem pesquisas que mostram que elas podem ser prejudiciais a saúde por conter níquel que é tóxico ao ser humano.
Uma solução da indústria desse segmento para isso, é a utilização de uma uma camada de teflon em cima da panela de aço para não passar esse metal prejudicial para os alimentos.