Peças estruturais

Como os profissionais de obras investem no acabamento de um projeto?

O segmento de construção civil é um dos mais importantes na movimentação da economia brasileira.

De acordo com a Comissão da Indústria Imobiliária (CII), agora em 2018 o setor deverá avançar em até 10% de crescimento o que torna as ações otimistas em meio a um cenário desgastado em que o setor vinha sofrendo quedas frequentes, desde 2015.

Para que este cenário continue crescente, engenheiros civis e arquitetos vêm apostando em novos investimentos para acabamento de projetos, conseguindo, assim, um melhor desempenho e relação custo-benefício atrativa.

Alguns elementos foram incluídos neste cenário para tornar que as obras dessem um retorno maior e também apresentassem máxima qualidade e segurança.

O uso de chapa de ferro é muito popular, pois garante resistência e alta durabilidade para o acabamento de um projeto. Isso porque o ferro é um elemento bastante resistente a temperaturas elevadas.

Para fazer um uso assertivo do projeto, é necessário que sejam tiradas medidas de chapa de ferro com prontidão, assim, evitando desperdícios e aproveitando, de maneira consciente, as habilidades desse rico metal.

As chapas de ferro podem ganhar diversas finalidades durante o acabamento de uma obra, seu uso mais comum é de mobilidade. São posicionadas no chão com o intuito de “tapar buraco”, e firmar o contato do solo.

Assim, transportes de carga e veículos, em geral, poderão passar sem risco de sofrerem danos, devido ao contato de um automóvel (ou outro meio de transporte) com os danos das obras.

Esse procedimento vem sendo adotado para que seja garantida a segurança e não se tenha problemas com pequenos acidentes em meio à obra. E, claro, ainda por cima, não evita o transporte urbano.

O uso consciente do ferro faz com que o setor seja alavancado de maneira muito rápida, pois, além de oferecer opções de aplicação múltiplas, é fundamental para manter o fluxo de transportes durante o processo de obras. Sem comprometer a economia rodoviária.

Uso de cantoneiras para acabamentos mais seguros

A cantoneira de ferro é um acessório firme em formato de “L” que tem como função ser um apoio de itens. Seu uso é muito frequente pois tem a função semelhante à de uma prateleira, porém com as vantagens de ser feita com um material resistente como o ferro.

Investir em cantoneiras é uma decisão esperta para quem deseja economizar dinheiro e ao mesmo tempo ter um produto que durará por um bom tempo.

O uso de cantoneiras pode ser aplicado em diversas ocasiões, mas, geralmente, está associada ao segmento de indústria que dependem de um reforço mais forte para cargas pesadas.

Outro tipo de equipamento que vem sendo uma excelente aposta no setor industrial, e pode ser considerado da mesma “família” das cantoneiras é o perfil U laminado.

Os perfis tem como matéria-prima principal o aço, são aplicados em locais que precisam de maior resistência e baixa oxidação. Como no transporte de máquinas, chassis, implementos agrícolas, entre outros.

Fazer uso do ferro e do aço é uma excelente aposta como podemos ver. Dentre as vantagens destes produtos, podemos citar:

  • Resistência térmica;
  • Alta durabilidade;
  • Suporte de cargas elevadas;
  • Aplicação em diversos segmentos de indústria, inclusive em maquinários de grande porte;
  • Preço acessível, bem como locais onde deve ser encontrado;
  • Praticidade e leveza na aplicação.

Uso do aço para obras

O aço é um dos metais mais abundantes e de grande importância para o segmento industrial. O aço 1020, conhecido mais popularmente pelo nome de “aço carbono” tem como principal vantagem sua condutibilidade.

Eles são protagonistas em sistemas mecânicos, de usinagem e soldagem. Seu custo de produção também é algo que brilha os olhos dos engenheiros civis.

A resistência mecânica do aço é uma de suas principais vantagens e o que lhe dá uma excelente posição no mercado.

O aço carbono está disponível para venda em diversos formatos, onde ele assume uma respectiva função. Por exemplo:

  • Tubos;
  • Bobinas;
  • Arames;
  • Barras;
  • Chapas e placas;
  • Flanges e conexões.

O uso tubular do aço carbono pode ser dividido em dois principais: com e sem costura. A grande vantagem do aço carbono é sua mistura, que é rica em componentes super resistentes, em especial, o ferro e o carbono.

Isso dá ao aço uma vantagem esplêndida, visto que ele consegue atribuir a si próprio a durabilidade e vida longa do ferro, e, ao mesmo tempo, um alto potencial anticorrosivo que não está presente no primeiro metal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *