Como os medidores de vazão funcionam?
A vazão é divisão entre um determinado volume de um fluido e o tempo, ou seja, a velocidade pela qual o volume transcorre através dos tubos, na qual o líquido é inserido. No campo industrial é extremamente importante, pois é com a vazão que se estabelece o custo e a qualidade de um determinado produto.
Instrumentos foram criados para o auxílio do processo
É importante ressaltar, que se pode medir a vazão de diversas propriedades, como água, gases e para ajudar nesse processo foram criados instrumentos, possuindo eles o mesmo objetivo e fazendo um cálculo matemático, o qual se calcula a quantidade de material em um determinado tempo, entretanto esses instrumentos possuem capacidades e características distintas.
Alguns modelos de medidores de vazão estão listados a seguir:
- Eletromagnético;
- Ultrassônico;
- Por efeito Doppler;
- Pistão;
- Turbina, entre outros.
A pesquisa por cada tipo é indispensável para a escolha
O medidor de vazão eletromagnético funciona a partir da lei de Faraday, usada para o cálculo de indução eletromagnética, sendo ideal para utilização de baixa pressão, sendo usadas principalmente para medir ácidos, água, cervejas, ou seja, em geral líquidos.
Outro modelo é o medidor de vazão tipo turbina, ele é indicado para o cálculo da vazão tanto de líquidos como de gases, sendo usada em diversas aplicações, devida sua tecnologia, como por exemplo, nas indústrias e também para conexões sanitárias.
Há ainda um modelo muito procurado devido sua funcionalidade, ele é conhecido como medidor de vazão ultrassônico, ele é responsável por medir a velocidade através do som de uma frequência, o ultrassom.
Para medir a vazão da água existe o medidor de vazão água variável, possuindo inúmeras vantagens, como a facilidade de limpeza, manutenção, preservação e ser simples para montagem.
Já o modelo tipo pistão são ideais para o monitoramento da vazão de ar, fazendo com que se obtenha um sistema pneumático mais eficiente.
Com o avanço da tecnologia, outro tipo desenvolvido foi o Doppler, funcionando a partir de tubos fechados e proporcionando resultado no cálculo extremamente precisas, pois calcula a diferença entre o sinal enviado e o que será recebido, oferecendo ainda independência pelo tipo e tamanho do tubo.
Entretanto, ele possui um custo alto, fazendo com que aumente a pesquisa pelo aluguel de medidor de vazão, que costumam ser mais vantajosos para determinadas situações.
Diante a essa variedade de modelos, a escolha do medidor de vazão deve ser decida por um profissional, ou empresa especialista, sendo capaz de analisar o fluido, o tipo de tubo ideal, entre outras características, para adquirir segurança e resultado.
Portanto, a vazão não é apenas a teoria da física, sendo extremamente presente no dia a dia, tanto nas indústrias, como também nas residências, como por exemplo, em vasos sanitários.
Ela é o resultado entre o cálculo determinado por o volume de um líquido ou gás em razão de um tempo e para executá-lo é necessário um medidor, que o mercado oferece de diversos modelos, com características específicas, entre eles estão o de pistão, o de turbina, o eletromagnético e até os mais modernos, como no caso do ultrassônico.