Aparelhos que substituem mão de obra na indústria
A indústria conta com uma série de equipamentos, aparelhos, materiais e componentes que foram desenvolvidos para diminuir o desgaste da mão de obra, reduzir o tempo de produção de qualquer produto ou serviço, além de diminuir o desgaste da mão de obra.
A cada dia, a evolução tecnológica ajuda a indústria a caminhar a passos largos no caminho do desenvolvimento e lucratividade, além de melhorar os processos de trabalho para os funcionários.
Um componente que apresenta uma revolução e otimização nos processos industriais é o Poliuretano. Atribui-se a criação desse componente ao químico industrial Otton Bayer, no início da segunda guerra mundial, como um substituto para a borracha.
No entanto, com o passar dos anos, o PU, (sigla de Poliuretano), ganhou inúmeras atribuições e outras utilidades para inúmeros setores da indústria, vejamos algumas aplicações para o componente:
- Adesivos;
- Espumas flexíveis;
- Revestimento;
- Tintas.
Formas de aplicação na indústria
Existem diferentes tipos de aplicações para esse componente, principalmente no setor industrial e engenharia. Os mais variados tipos de materiais contém PU em sua constituição e que apresentam níveis diferentes de resistência, de acordo com a necessidade do projeto.
As tintas são um bom exemplo onde o PU é utilizado. Apresentando alta resistência ao calor, as tinturas com resina de PU, são indicadas para ambientes externos por sua durabilidade e resistência a ação solar.
Além da utilização para revestimento de poliuretano, interna como em tubulações, por exemplo, existe um componente também a base de PU, chamado Primer de Poliuretano.
Esse componente é utilizado como um preparador de superfícies antes de receber as camadas de tintas e essas, possam aderir melhor à superfície, trazendo acabamento de maior qualidade.
Tintas e espumas em Poliuretano
A espuma expansiva é outra desenvolvimento tecnológico a base de PU, com franca utilização industrial, É usada para preencher, isolar ou vedar, de maneira resistência e durável, pois é resistente às intempéries climáticas, mantendo suas propriedades físicas intactas por muito tempo.
Usada para a instalação de portas e batentes, tanto na indústria quanto na Engenharia civil, o trabalho com a espuma de PU é rápido, limpo e otimizado, além de levar entre 2 a 5 horas para secar.
Depois de seco, basta remover o excesso do material existente. Porém o processo completo de cura da espuma pode levar até 24h.
A tintura em Poliuretano é um tipo de revestimento de parede bastante resistente, principalmente para meios externos.
Sua alta durabilidade e resistência a ações climáticas externas, a torna a mais indicada para alcançar revestimentos de alta durabilidade, conservação e resistência, principalmente contra o calor, o que é uma vantagem para quem construirá ou fará qualquer tipo de reforma, em construções localizadas em cidades muito quentes.
Equipamentos industriais facilitadores
As formas de aplicação desse tipo de tinta e outros tipos de tintas, podem variar. Na indústria um equipamento foi desenvolvido para otimizar esse processo. Pistola pintura eletrostática é um dos equipamentos mais utilizados para a aplicação de tintas.
Esse equipamento otimizou o processo de forma que leva-se quase metade do tempo para aplicar tintas, de quando era feito manualmente. Esse tipo de pintura é ideal para superfícies metálicas, proporcionando um trabalho limpo, rápido e com secagem rápida.
É um equipamento leve, portátil e disponível para compra em qualquer site ou loja física especializada em produtos de pintura e reforma. Um local onde a pistola de pintura é utilizada é para pintura de faixa de estacionamento.
Essas divisórias são importantes para demarcar o local que cada carro que usará no espaço, além de manter a organização no ambiente. A demarcação desse espaço é trabalhoso e longo.
Geralmente, é necessário demarcar muitos espaços no terreno, para aproveitar da melhor forma o local, quanto mais carros couberem, melhor!
Por isso a utilização da pistola é tão importante, pois agiliza esse trabalho, otimiza o processo, reduzindo o tempo de produção e reduzindo o desgaste do profissional que estará operando o equipamento.
Todas as tecnologias estão disponíveis para melhorar a vida dos profissionais e melhorar os processos industriais. Esse é um dos alvos mais perseguidos pelos desenvolvedores tecnológicos da área.
Fazer a tecnologia trabalhar a serviço do bem estar de todos é a melhor forma de aproveitá-la e fazer com que proporcione uma vida melhor e mais saudável a todos.
Principalmente, para reduzir as chamadas doenças ocupacionais, que são consequência de trabalhos desgastantes em funções profissionais variadas.
A tecnologia sempre apresentará soluções inovadoras para ajudar todos os setores da economia a crescer e melhorar a vida de todos.