EquipamentosIndústriaProcedimentos

A indústrias: procedimentos para a eficiência

Todos os setores industriais para compor seus sistemas e procedimentos precisam planejar e conhecer os detalhes. Sem o conhecimento é impossível gerenciar toda uma estrutura que é responsável pelo tratamento da matéria-prima e sua transformação, além de garantir um bom transporte até os distribuidores.

Assim, vários pontos devem ser cuidados, e também desenvolver bons relacionamentos com a distribuidora de ferro e aço, sistemas de computador para gerenciamento, entre muitos outros componentes.

Nesse sentido, o presente artigo abordará alguns componentes e produtos que podem ser encontrados em variadas fábricas e que permitem a eficiência da produção, bem como a garantia de um processo seguro e bastante confiável.

Somente com confiabilidade, segurança, e cuidado é possível gerenciar uma fábrica de sucesso.

A calibração de equipamentos na indústria

As indústrias possuem muitos equipamentos e ferramentas e muitas delas geram dados que são anotados e usados em processos subsequentes.

No entanto, para garantir que o que foi auferido pelos instrumentos de medição estejam sempre corretos é necessário que ele passe periodicamente por um processo de calibração.

A calibração de medidores e instrumentos de medição são fundamentais para que a indústria trabalhe com valores precisos, garantindo a confiabilidade das etapas e das fases de produção.

Os processos de medição devem ser feitos por empresas e profissionais que seguem as regulamentações do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia que criou uma série de métodos para calibragem bem como implantou a REDE BRASILEIRA DE CALIBRAÇÃO (RBC) que são entidades credenciadas e habilitadas para o processo e que podem garantir a confiança.

São vários os equipamentos e instrumentos que necessitam periodicamente de calibração como as ferramentas de:

  • Supervisão;
  • Controle de processos como a normalização do aço;
  • Monitoração;
  • Auferimento.

Abaixo falaremos de um processo que é bastante usado na indústria, principalmente, para a modelagem e produção de peças metálicas, que são a fundição e também a usinagem.

A fundição e a usinagem

Um dos setores industriais mais importantes é a siderurgia e a metalurgia, que lidam diretamente com a preparação e modelagem de peças metálicas.

Esses dois tipos de procedimentos que garantem muitos insumos para as chamadas indústrias de bens de consumo como a automobilística e de informática.

Para garantir que tubos de alumínio, aço, ferro e outras ligas sejam feitas, bem como peças de geometria mais diferentes e complexas, dois processos são empregados. Esses procedimentos tanto podem ser feitos de forma separadas como complementar um ao outro.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre esses procedimentos, apontando suas principais características.

1. Fundição e seus procedimentos

Os processos de fundição são um dos mais importantes e mais antigos para a composição de peças metálicas. Seu procedimento é simples, consiste em fazer uma peça de acordo com o seu molde.

Então o molde é feito e então é preenchido por metal líquido, que depois é resfriado e por fim, desenformado dando a peça pronta. Passa por um processo simples de acabamento, e fica pronta para ser usada.

2. Usinagem e seus procedimentos

O processo de usinagem é variado e que tem como objetivo modelar peças brutas por meio de desbaste mecânico, bem como dar acabamento em diferentes tipos de peça.

As peças fundidas que passam por um acabamento, na verdade, experimentam um procedimento de usinagem.

São várias as metodologias para usinar diferentes tipos de material, porém, algumas ligas metálicas precisam passar pela normalização tratamento termico.

O procedimento de normalização de tratamento térmico objetiva a redução da granulação do aço, de maneira com que metais mais rígidos possam passar pelo processo de modelagem com mais facilidade e segurança.

Podemos entender esta metodologia como um refinamento da estrutura do aço, de modo que o metal traga à tona suas melhores características e fique mais maleável.

Portanto, este componente é importante para que a produção das ferramentas sejam feitas. Uma indústria em seu conceito é bastante complexa, e envolve desde o planejamento estratégico de produção, passando pelo orçamento e previsão de orçamentos.

Também é fundamental fazer a instalação CFTV (Circuito Fechado de Televisão) para que haja um monitoramento das instalações da fábrica, sendo uma forma dos gestores de entenderem os processos errados e até mesmo identificar elementos estranhos em suas engrenagens.

Por isso, que todos os aspectos que tratamentos aqui são suficientes para garantir a eficiência da produção de uma fábrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *