A importância dos produtos em inox no mercado
Apesar de nobre – e, consequentemente de alto custo – o aço inoxidável tem se tornado uma matéria-prima cada vez mais popular.
Ele pode ser usado para fabricar desde um simples armário de inox até complexas peças industriais, que serão usadas para facilitar o funcionamento de um equipamento de grande porte.
Isto, por sua vez, não é à toa: esta liga metálica possui uma série de características que a tornam muito mais atrativa para a fabricação de diversos objetos, sejam eles de uso doméstico ou industrial.
Confira, a seguir, alguns dos benefícios que os tornam tão popular:
Eles não enferrujam
Em regiões litorâneas, qualquer um pode sentir a maresia do ar. Ela tem origem na água salgada do mar, fazendo com que o ar da região assuma algumas de suas substâncias.
O problema disso é que o sal é extremamente danosos aos metais não nobres, fazendo com que eles enferrujem. Isso significa que eles ficarão oxidados, com aparência de velhos e muito mais frágeis.
A boa notícia é que itens como uma abraçadeira de aço inox não passam por isso. Como essa liga metálica é considerada nobre, ela não se oxida, e, logo, não enferruja.
Por conta disso, seu uso é altamente recomendado para fabricar itens metálicos que serão usados em zonas litorâneas, como:
-
Portões;
-
Cercas;
-
Portas;
-
Esquadrias de residências.
Por mais que o seu custo seja mais alto que o de outros metais, sua maior durabilidade justifica o investimento.
Eles são higiênicos
Uma das características mais marcantes do aço inoxidável é que sua superfície é extremamente lisa. Isso significa que ela praticamente não tem poros – que, por sua vez, costumam ser um campo fértil para a proliferação de bactérias.
Por conta disso, uma pia de inox é considerada muito mais higiênica que um modelo fabricado com base em outro metal.
Isto, por sua vez, significa que este material é perfeito para o uso em locais que devem atender aos mais altos padrões de higiene, como cozinhas industriais e laboratórios.
Como há menos oportunidades para que as bactérias se proliferem, o risco de contaminação cai drasticamente.
Eles são 100% recicláveis
Atualmente, a sustentabilidade é uma das preocupações da sociedade como um todo. Por conta disso, os consumidores cobram cada vez mais as empresas para que elas abracem esta causa.
A boa notícia é que o emprego do aço inox na fabricação de produtos é uma forma de tornar qualquer estabelecimento mais ecológico.
O motivo por trás disso é o fato de que ele é totalmente reciclável: armario de aço que não tenha mais uso, por exemplo, pode ser fundido e, o material, aproveitado para a fabricação de muitos outros objetos.
Consequentemente, o impacto ambiental do projeto é muito menor.
Eles são resistentes e duráveis
Outra característica marcante do aço inox é a sua resistência mecânica. Isso significa que ele sai relativamente ileso de impactos intensos, o que, por sua vez, o torna muito mais resistente.
Na prática, isso significa que uma mesa inox pode acomodar itens pesados e procedimentos igualmente intensos facilmente.
Por exemplo: quando ele é usado em uma cozinha industrial, é possível cortar alimentos e acomodar panelas pesadas sobre ela sem maiores problemas.
Da mesma forma, é possível manipular itens em alta temperatura sobre ela, já que esta liga metálica não se derrete tão facilmente.
Isso, contudo, não significa que ele seja difícil de manipular. Além da fundição e da extrusão, é possível usar o corte laser inox tanto para partir uma peça em várias delas quanto para produzir vincos não tão profundos.
Basta contar com uma máquina que emita esse feixe de luz e um profissional devidamente qualificado para operá-la.
Eles são inertes
A contaminação por bactérias, porém, não é a única fonte de contaminação de uma substância: a própria superfície onde ela é manipulada ou o compartimento onde elas estão armazenadas também podem contaminá-la.
Isso acontece por meio da liberação de partículas microscópicas dos elementos que a compõem, que se mesclam à substância em questão.
A boa notícia é que isso não se aplica ao aço inox. Trata-se de uma liga metálica conhecida por ser inerte, ou seja, não reagir com outras substâncias quando entra em contato com ela.
Deste modo, o risco de contaminação cai drasticamente.