AçoEquipamentosProcedimentos

3 peças indispensáveis no ramo industrial

Um bom modo de definirmos todos os espectros industriais seria afirmar que ele é praticamente ilimitado. Mas, por que falo isso?

Se analisarmos todo o escopo que forma uma cadeia industrial, veremos que ele é composto por uma série de itens, peças e equipamentos que são de suma importância para a produção de determinados produtos ou para a execução de específicos serviços.

No entanto, se buscarmos conhecer os sistemas e outros itens que trabalham para que esses equipamentos funcionem, daremos de cara com mais uma infinidade de outras peças e equipamentos.

Mesmo que seja praticamente impossível tratar de todos os itens que compõe a indústria, é possível pegarmos aqueles que mais tem destaque em suas respectivas áreas, aqueles que aparentam fazer o trabalho mais necessário e útil e que, sem eles, nada ali poderia funcionar.

Esses equipamentos são fáceis de mapear e isso ocorre exatamente por serem os protagonistas naquilo que fazem.

Por esse motivo, abordaremos nesse artigo sobre esses específicos itens e como eles são essenciais para o ramo industrial, cada um realizando sua função num determinado setor diferente.

Então, aconselho que continue com a sua leitura e venha descobrir mais sobre o quão importante e necessário são esses equipamentos.

Compressor de ar na indústria

 No meio industrial, os compressores de ar auxiliam de maneira incisiva na redução de despesas, isso porque elas se concentram, principalmente, no meio da energia elétrica.

Além disso, esse equipamento diminui bastante a possibilidade de ocorrência de acidentes que envolvem descargas elétricas no meio da linha de produção.

O ar gerado pelos compressores abastecem as máquinas de funcionamento pneumático de maneira eficiente e sincronizada com as demandas presentes na produção, sendo um grande aliado na economia de energia (como dito anteriormente).

Vale ressaltar que, neste ponto, os custos totais com a utilização do ar comprimido nas fábricas, equivale a cerca de 40% das despesas que são tidas com o uso da energia elétrica.

Ou seja, com a adoção do uso dos compressores, esse percentual citado, tende a despencar de forma abrupta, tendo como base o perfil de consumo e a escolha correta da tecnologia a ser empregada.

Especialistas, com a devida qualificação, estimam que o uso do compressor de velocidade variável proporcione uma economia de 35 a 50% na geração do ar.

Assim fica evidente a importância dos compressores para a indústria.

Mas, caso ainda tenha alguma dúvida quanto a isso, aí vai um dado importante: cerca de 90% das aplicações nos meios industriais estão relacionadas ao uso dos compressores rotativos de parafuso lubrificado.

Para além desses, também são muito utilizados os seguintes tipos:

  • Compressor de pistão;
  • Compressor vírgula;
  • Compressor Espiral;
  • Compressor Centrífugo.

Uma alternativa que muitas empresas buscam para utilizar o equipamento, sem necessariamente ter que desembolsar um alto valor para tê-lo, é o Aluguel de compressor de ar.

Esse método, cada vez mais empregado no âmbito industrial, traz a possibilidade de economia financeira, comodidade e a garantia de um bom catálogo de itens, para que se possa escolher o equipamento adequado para determinadas funções.

Isso porque, com o aluguel não é necessário grandes preocupações com a manutenção e armazenamento.

Tubos de aço carbono

Os tubos de aço carbono são um dos itens mais utilizados no ramo da indústria. Isso ocorre porque existe uma necessidade grande de se obter produtos a partir de matérias-primas que não são corrosivas, de forma a garantir a segurança de um determinado procedimento de montagem ou mesmo para influir na durabilidade do material.

O Tubo aço carbono é um item que pode ser encontrado no mercado com diversas versões, modelos e diâmetros, ou seja, há diferentes tubos que são ideais para diferentes fins.

A partir disso, fica a critério do cliente decidir qual o mais adequado para sua aplicação.

Balanças

A balança é um item de suma importância para o meio industrial, como também para alguns outros segmentos.

Ela funciona de modo a conferir a pesagem de alguns itens e, a partir disso, poder realizar determinados serviços, categorizar itens e atribuir determinados preços tanto a eles quanto a sua logística.

Para que esses serviços funcionem da maneira correta e não ocorra prejuízos, ou mesmo problemas relacionados a segurança do trabalho, é ideal realizar a Aferição de balanças, para que assim ela possa apresentar resultados precisos sobre o peso de determinados itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *