O uso de estruturas e coberturas na indústria
As maiores obras de construção civil, como no caso das estações de metrô, terminais de ônibus, estádios de futebol, indústrias, hospitais, entre outras, requerem otimização de tempo, segurança e rapidez em sua execução de modo que os prazos estipulados sejam atendidos. Dessa maneira, a melhor forma é utilizar cobertura metálica.
A estrutura possui diversas vantagens e garante muito mais segurança ao local. Algumas delas consistem em:
- Rapidez no tempo de execução;
- Boa durabilidade;
- Maior aproveitamento;
- Canteiros de obra mais limpos;
- Fácil montagem, desmontagem e adaptação.
As principais vantagens das estruturas metálicas
As tecnologias presentes em construções de estruturas metálicas consistem em sistemas capazes de trazer cada vez mais novidades e que vêm tornando a fabricação de estruturas metálicas nas indústrias um caminho relevante para o segmento.
Dentre as tecnologias presentes, uma delas consiste em um tratamento intumescente, em que apesar da semelhança com uma pintura convencional esta é ainda uma forma de proteção contra a propagação de incêndio, de modo a evitar a degradação da estrutura e maiores consequências.
Outras vantagens que as estruturas metálicas possuem é um sistema capaz de aceitar grandes vãos, que permite a combinação de diversos materiais ou, até mesmo, a própria alvenaria.
Entretanto, sua principal vantagem está no tempo de obra, o que pode significar um ganho significativo de dinheiro, de modo a colocar a empresa à operar ou acabar perdendo dinheiro por conta do tempo gasto com construção convencional.
Essas estruturas podem ainda agregar mezanino, tendo como vantagem uma estrutura mais leve e precisa.
As principais características e aplicações do tubo de aço galvanizado
Diferentemente do material de ferro, o tudo de aço galvanizado é fabricado sob diversos padrões de segurança que são regulamentados pelos seus devidos órgãos responsáveis, garantindo eficiência e qualidade.
Podendo ser empregado em inúmeros setores e possuindo diversas aplicações, o item oferece versatilidade e ótima relação custo-benefício.
O tubo galvanizado preço acessível recebe esse nome devido a sua passagem por um processo de galvanização, que consiste no revestimento do aço em uma camada fina de zinco, de modo a potencializar sua característica anticorrosiva, aumentando a resistência do produto.
Hoje em dia pode-se encontrar diversos tamanhos de tubos e outras particularidades relacionadas ao processo de galvanização.
O modelo que recebe o zinco em um processo quente tem sua utilização comumente recomendada para a condução de gases e fluídos, já que este constitui em uma total galvanização, de acordo com a norma NBR 5580.
Ao mesmo tempo, o aço galvanizado em um procedimento a frio é recomendado para estruturas como andaimes e alambrados, que por sua vez não suportam fluidos como água e óleos, e tem seu processo por meio de um choque eletrostático, no qual o zinco é fixado somente do lado de fora do tubo.
As estruturas de construção civil e empresarial foram marcadas pela enorme necessidade de produtos que possuam boa durabilidade e rigidez, originando projetos cada vez mais eficazes.
Por conta disso, os tubos empregados no cenário atual são considerados a solução ideal para a condução de fluidos e para a instalação de construtoras em geral e até mesmo construção de postes públicos.
O setor sucroalcooleiro vem se beneficiando cada vez mais com a instalação destes tubos em seus sistemas, principalmente quando se trata de sistemas de transferências de grânulos e líquidos, já que suas estruturas têm a característica de um resistência mais elevada à corrosão até mesmo quando em contato com fluidos mais agressivos.
Uma outra característica apontada como grande benefício do material que merece o devido destaque é a grande facilidade de limpeza do material e sua eficiência em troca térmica empregada nos tubos de aço galvanizados nesse segmento, agregando vantagens nas usinas de álcool e açúcar juntamente com seus sistemas de evaporação e cozimento.
As indústrias químicas e petroquímicas é um outro meio que utiliza constantemente os tubos de aço galvanizado, onde novamente as propriedades anticorrosivas presentes visam garantir uma maior segurança em relação aos fluidos que transitam em seu interior. Contudo, a baixa rugosidade de sua estrutura evita ainda a formação de incrustações.
Dessa forma, de acordo com as diretrizes normativas e técnicas da produção desses tubos, tais itens são fabricados para fins de transporte, processamento e para a manipulação de diferentes substâncias químicas, de modo que não afete sua vida útil.