IndústriaMetais

Você conhece os metais e ligas metálicas?

O setor metalúrgico é responsável pela captação, transformação, fundição e moldagem de diversos metais a fim de que eles cheguem ao público final e sejam utilizados no dia a dia com a maior qualidade e funcionalidade possível.

É a partir da produção de materiais como a barra de ferro na indústria metalúrgica que outros setores como o da construção civil ou o setor industrial poderão dar prosseguimento ao seu ritmo de produção.

Sendo assim, diante da diversidade de finalidades e aplicações dadas aos produtos dentro das fábricas metalúrgicas, vale a pena conhecer mais sobre alguns materiais que estão presentes no nosso dia a dia sem nem ao menos percebermos.

Então, confira a seguir, quais são as principais aplicações do aço, do aço inox, do alumínio, do bronze e do ferro no seu dia a dia!

Aço: etapas da produção de chapas

Para a produção da chapa de aço, primeiramente o ferro que é extraído pelas mineradoras passa por um processo de aquecimento num forno de alta temperatura presente na fábrica metalúrgica.

Esse processo de aquecimento irá eliminar, também, as impurezas presentes no ferro, garantindo que, ao final, seja obtido um ferro chamado de ferro gusa, livre da terra e outros minérios que podem ter contaminado o material anteriormente.

Para a transformação do ferro gusa em aço ainda será necessário realizar o refino, onde serão adicionadas ligas metálicas  e o aço passará pelos processos de conformação e laminação que o transformarão em placas e bobinas, respectivamente.

As bobinas de aço são as antecessoras da chapa de aço que está disponível em três tipos principais de chapa de aço: a expandida, a perfurada e a recalcada.

Aço inox: funcionalidade e baixo custo

aço inox está presente no dia a dia dos brasileiros, principalmente, nas cozinhas, no formato de talheres e panelas.

Assim como o próprio nome faz alusão, esse tipo de aço tem como principal característica ser inoxidável, ou seja, é extremamente resistente às ações atmosféricas responsáveis pelo processo de enferrujamento.

Além de ser inoxidável, o aço inox possui variadas vantagens, algumas delas são:

  •  É uma liga metálica de baixo custo;
  •  É resistente à corrosão;
  •  É um material fácil de limpar;
  •  Apesenta alta durabilidade;
  •  Não danifica com as diversas variações de temperaturas.

A leveza e os usos do alumínio

Nas portas de correr do guarda-roupa, no box e ao redor da tela mosqueteira para janelas certamente você irá encontrar um perfil de alumínio.

Esse tipo de estrutura também está escondida nas vigas e vergalhões utilizados para erguer a estrutura de casas, edifícios e inúmeros tipos de construções civis.

O alumínio é conhecido por ser um metal leve, durável e um ótimo condutor de energia – daí a sua  aplicação nas estações de propagação de energia elétrica.

Aplicação do tubo de bronze na rotina automotiva

O bronze é uma liga metálica cuja base é composta por cobre e estanho, agregado em menor proporção com o zinco, o alumínio, o níquel, o chumbo e o fósforo.

Essa potente liga metálica tem como principal característica ser uma matéria-prima de maior qualidade quando comparada aos produtos que são feitos exclusivamente com cobre.

No dia a dia o bronze pode ser encontrado no tubo de bronze ou alumínio largamente utilizados pela indústria automotiva na fabricação de arruelas e buchas para diversos tipos de veículos automotores.

Por isto, a utilização do bronze torna-se indispensável para o funcionamento do setor automotivo.

O uso do ferro nas obras da construção civil

O uso do ferro em obras da construção civil está presente desde a construção dos alambrados, dos postes de iluminação e das grades até as bases das vigas que sustentarão boa parte da estrutura das edificações.

Devido à exposição desse material às intempéries da natureza como chuva e sol, a galvanização do ferro se tornou um procedimento muito popular.

O que é galvanização e quais os seus benefícios?

Se você ouvir o termo “ferro galvanizado” isso significa que o material foi revestido por uma camada de um mineral mais nobre que o ferro: o minério zinco.

O revestimento com zinco protege os metais oxidáveis fazendo com que eles fiquem imunes às intempéries e ações de agentes externos por mais tempo, garantindo, portanto, maior durabilidade do acessório que passar pela galvanização, como é o caso da chapa expandida galvanizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *