Válvulas e outras peças importantes na indústria

Toda indústria tem parâmetros de segurança que devem ser seguidos rigorosamente. A construção de tubulações industriais e o uso de das chamadas válvulas industriais é essencial nesse contexto.

Na prática, acessórios como a Válvula angular, por exemplo, ajudam a regular a passagem dos fluidos hidráulicos industriais, evitando vazamentos.

Ou seja é uma peça importante no funcionamento seguro do encanamento e dos tubos que fazem parte da rotina industrial.

Nessa linha, outro acessório que serve para ajudar no controle de líquidos corrosivos ou materiais difíceis de escoar é a Válvula diafragma.

De forma geral, as válvulas industriais são peças que reforçam a segurança na estrutura dos encanamentos. Mas, além das válvulas há outros acessórios que são importantes no funcionamento do maquinário e nos processos industriais.

Se você se interessa por válvulas industriais e quer melhorar as peças da sua indústria, esse artigo pode te ajudar. Confira a importância de válvulas industriais e algumas outras peças importantes nesse setor.

Válvulas industriais: a Válvula angular

Dentro das instalações industriais e dos encanamentos, a presença de válvulas industriais pode representar até 15% de toda a estrutura.

Há vários modelos de válvula, no entanto, uma coisa é certa: essas peças são essenciais para evitar vazamentos, regular pressão de fluidos e atuar na proteção e na segurança dos encanamentos.

Nesse contexto, as válvulas angulares servem para regular os fluidos presentes no sistema hidráulico de uma indústria.

Com um ângulo de 90º, esse acessório pode ser conectado a outros objetos como os tubos de aço e é fundamental para evitar vazamento na tubulação.

Além de regular a passagem dos fluidos, a Válvula angular oferece outra vantagem para a rotina industrial: ela não interrompe a linha de produção.

Assim, quando instalada corretamente e com bom funcionamento, caso essa peça precise de algum ajuste, a indústria não precisa parar.

Outra curiosidade deste produto é sua proteção contra incêndios. Na prática, esse tipo de conexão pode funcionar por um hidrante e ajuda na distribuição de água.

Válvula diafragma

Enquanto as válvulas angulares servem para proteger o encanamento industrial das empresas, há acessórios específicos para o controle de fluidos corrosivos e mais difíceis de escoar.

Além de evitar vazamentos e o controle das máquinas ou tubos com os fluidos, a Válvula diafragma é um acessório que cumpre essa função.

Com um formato tubular, esse dispositivo funciona como uma haste sobre o corpo do acessório que serve para bloquear os fluidos toda vez que é movimentada para baixo. Junto com o compressor diafragma, essa haste é o que direciona a abertura e o fechamento da válvula.

Independente do modelo, investir em acessórios industriais como esses ajuda a indústria da seguinte forma:

  • Reforço da segurança no ambiente industrial;
  • Proteção contra vazamentos, estragos materiais e perdas humanas;
  • Maior eficácia no controle de qualidade dos processos e fluidos;
  • Maior qualidade nas tubulações industriais;

ATENÇÃO: antes de comprar qualquer acessório como as válvulas industriais, é importante se certificar da qualidade do equipamento e da instalação correta.

Todas as válvulas ou itens como os tubos de conexão precisam ser fabricados de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para acessórios industriais.

O manuseio correto, por sua vez, permite que esses dispositivos desempenhem a função correta e não causem acidentes de trabalho, vazamentos e prejuízos de ordem humana e material para as indústrias.

Quando instaladas do jeito certo, dificilmente esses objetos precisam de troca ou manutenção constante. Mas caso haja necessidade de reparos, é sempre bom contar com um profissional especializado para evitar problemas.

Rolamento axial: o que é a para que serve

Os rolamentos são peças fundamentais no funcionamento de máquinas da indústria. Como o próprio nome sugere, são peças que “rolam”, ou seja, são indispensáveis na hora do movimento das máquinas.

Há vários tipos de rolamento, e o Rolamento axial é um dos modelos muito usados na indústria. Geralmente esse produto é dividido de duas formas: escora simples ou escora dupla.

A primeira peça é preparada para receber carga em apenas um sentido e fica no meio dos eixos e discos de uma máquina. Já a segunda recebe as cargas em dois sentidos.

O termo axial, nesse contexto, significa que esses rolamentos funcionam a partir do eixo de uma máquina e dissipam sua carga nele.

Portanto, esse tipo de acessório não suporta as chamadas cargas radiais (as que suportam alta velocidade no movimento de rotação).

Em resumo, acessórios industriais como os rolamentos, sobretudo o modelo de Rolamento axial são fundamentais na indústria, pois estão ligados ao funcionamento e movimento das máquinas.

Por isso, assim como outros acessórios industriais, é preciso tomar cuidado na hora da aquisição. Verificar a qualidade do produto e dos componentes é fundamental para que não hajam problemas na rotina industrial posteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *