Tudo o que você precisa saber sobre equipamentos industriais

Os equipamentos industriais existem há décadas, em diversas partes do mundo. Em algumas delas, mais desenvolvidos e automatizados, em outros entrando em processo de atualização, e há, ainda, aqueles que, por falta de conhecimento, continuam na manufatura.

Contemporaneamente, como consequência da revolução tecnológica, muitos equipamentos estão sendo aperfeiçoados.

Engana-se quem pensa que os equipamentos industriais usados estão entrando em processo de extinção, ao contrário, estes aparelhos estão sempre presentes.

Um modelo, dessa atualização, é a maquina de costura industrial, a qual, ainda, é imensamente utilizada em setores terciários, produzindo grandes quantidades em pouco tempo, assim como em trabalhos autônomos, onde a produção de roupas pode ser confeccionada diretamente pelo artista para seu ateliê.

Antigamente, as máquinas de costura eram simples. Hoje em dia, existem várias maneiras de colocar as linhas e bordados diferentes, com, apenas, um botão e o ajuste adequado da velocidade.

Saiba mais sobre os tratores

Adicional aos equipamentos industriais antigos, pode-se citar os tratores usados, que são amplamente utilizados no campo.

Os tratores se utilizam da tração para as atividades executadas em solo, como o preparo de terra para plantio, que consiste em passear em determinada superfície do terreno e deixá-lo pronto para ser utilizado.

Os tratores usados possuem uma grande variedade de modelos, entre eles os tratores de esteira e os de pneus.

O que você precisa saber sobre os equipamentos de pintura?

Não são apenas os aparelhos industriais usados que estão conquistando um plano de visão e implementação grandes.

Os equipamentos para pintura também estão sofrendo diversas modificações. Estes materiais são cabíveis quando o assunto é pintura em geral, mesmo em indústrias, e tem como objetivo facilitar seu uso, agilizando o processo, sem necessidade de mão de obra.

Esse equipamento e seus benefícios podem ser usados em diversas áreas como, por exemplo:

  • Trabalhos em metais
  • Trabalhos em mineração
  • Trabalhos em acabamentos
  • Tempo reduzido para uma pintura ficar pronta
  • Qualidade da pintura
  • Economia de tinta

Assim como os equipamentos de pintura são variados, não é diferente com o compressor de pintura, atendendo à sua área de função, esses compressores são importantes para indústrias, sejam essas elétricas, automotivas ou eletroeletrônicas, entre outros.

Entre os compressores principais, estão compressores aerógrafos (os de ar direto), e o motocompressor, que faz pequenos reparos em aeromodelismo ou pinturas de confeitarias.

Eles utilizam o sistema bivolt e unidades de medidas PSI, e economizam tintura, além de suas bases poderem constituir água e verniz.

Conjuntamente, as indústrias precisam lidar com os impactos de suas ações no meio ambiente, logo, para preservar o local onde estão inseridas, adquirem equipamentos para tratamento de efluentes industriais.

Visando estar de acordo com as normas para estabelecer um bom convívio com a sociedade e órgãos de meio ambiente, as empresas fazem o descarte, a reciclagem, ou o destino correto para cada resíduo, através desses equipamentos.

Separados em duas maneiras, existem os efluentes líquidos (gerados por plantas) e os que podem ser reutilizados.

Os efluentes são caracterizados por sólidos que continuaram na máquina industrial, depois do consumo, pela cor ou tamanho de ácido presente, ou, ainda, pela temperatura.

O trabalho desses equipamentos é isolar os insumos que podem ser nocivos à saúde do trabalhador, tanto quanto do meio ambiente, e reciclar ou descartar (quando não podem ser aproveitados e reduzidos a uma quantidade menor), em locais apropriados, evitando causar danos à indústria, às pessoas e à natureza.

Os efluentes que possuem utilidade estão ligados ao tratamento de água, onde o equipamento tem por objetivo eliminar impurezas e contaminantes que tornam a água inadequada para reuso.

O estágio da purificação até a reutilização da água consiste em filtração e tratamentos que vão do primário até o terciário.

A estação de tratamento de água fica responsável pelo processo de purificação da água em escalas maiores, pois são responsáveis pelo abastecimento à população, como um todo, diferente da área de atuação das indústrias.

Elas funcionam de acordo com o fluxo de rios ou represas, portanto se não há ocorrência de chuva, não há movimentação da estação. Segundo o IBGE, em sua Pesquisa Nacional de Saneamento Básico em 2008, 21,4% é o que chega às residências do país. Em São Paulo, encontra-se uma das maiores estações do mundo, a de Guaráu, local onde se utiliza o Sistema Cantareira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima