Saiba como deixar a indústria mais segura e prática

Existe uma grande variedade de procedimentos que, embora pareçam pequenos detalhes, na verdade fazem toda a diferença em diversos segmentos dentro das fábricas e indústrias.

Por isso, é muito importante saber mais sobre essas técnicas e entender como medidas de segurança e iniciativas sustentáveis podem contribuir de forma direta para o processo produtivo e o bem-estar no espaço industrial.

Confira no artigo a seguir quais são alguns desses procedimentos tão fundamentais para a segurança, a otimização do trabalho e das diversas pessoas que frequentam esses locais todos os dias. Além disso, saiba mais sobre:

  • Coleta seletiva;
  • Usina de reciclagem;
  • Testes de prevenção;
  • Sistema de gás;
  • Transporte dinâmico.

Coleta e reciclagem

Não é de hoje que a importância da reutilização e da reciclagem vem sendo bastante divulgada. Além de ser uma atitude urgente, é muito positiva também no sentido de que impacta diretamente sobre variados processo produtivos que encontram novos usos e não agridem o meio ambiente.

Por isso, coleta seletiva é tão essencial e deve ser uma busca constante em muitos locais de trabalho. Por meio da coleta de resíduos, a usina de reciclagem consegue fazer a distinção entre os materiais e selecionar aqueles que podem ser reutilizados em processos que irão gerar novos produtos.

Isso possibilita que um ciclo de consumo seja mantido, fazendo com que aquele material esteja sempre em uso e não poluindo o meio ambiente. Você entende como esse processo é importante e delicado?

Vale lembrar que os materiais recicláveis são muitos e é preciso separá-los antes do descarte. Entre os mais conhecidos, estão:

  • Metal;
  • Papel;
  • Plástico;
  • Vidro.

Etapas finais

Depois de Coleta e transporte de resíduos, é hora de realizar a triagem. Assim, aqueles materiais que serão utilizados novamente são separados do resto, que será enviado aos aterros conforme exigem as normas sanitárias.

A partir daí, o material poderá finalmente ser enviado à empresas que transformarão em um novo produto, possibilitando que o ciclo de consumo se reinicie.

Dessa forma, as empresas contribuem não só para ao maior aproveitamento de recursos, como também para um comportamento mais consciente de sua equipe e, claro, para a garantia da qualidade de vida em nosso planeta, algo que deve ser prioridade nos dias de hoje.

Praticidade e rapidez

Já para demandas de produtividade, é preciso recorrer a equipamentos que tornam os processos de produção mais dinâmicos, intuitivos e de qualidade, influenciando inclusive na melhoria da performance nos processo de triagem dos materiais a serem reciclados.

Por isso, esteira foi uma revolução em todos os setores industriais, já que permite a movimentação de equipamentos, máquinas, dispositivos, produtos, alimentos, peças, materiais, etc.

Você certamente se lembra daquela cena de Tempos Modernos em que Chaplin acaba se complicando enquanto tenta lidar com um desses equipamentos, não é?

Apesar do nome do famoso filme que retrata os dilemas da Era Industrial, aqueles tempos são considerados muito antigos nos dias atuais.

Isso porque tecnologias cada vez mais avançadas permitem o desenvolvimento de máquinas que evoluíram muito com o passar das décadas.

Assim, Esteira Transportadora horizontal apresenta o desempenho moderno de uma máquina de locomoção aliado a vários benefícios que seu sistema especial é capaz de fornecer.

Tipos e vantagens

Existem variados tipos de esteiras voltadas para uso industrial na dinamização de transportes. Cada modelo oferece uma performance diferenciada, de acordo com a necessidade do processo de movimentação, dos níveis de produtividade, da interferência humana nas etapas, etc.

Entre as maiores vantagens que os diversos modelos oferecem estão:

  • Transporte de produtos a granel;
  • Locomoção de material ensacado;
  • Otimização do tempo;
  • Melhoria ergonômica;
  • Aumento da produtividade;
  • Longo alcance.

Algumas opções oferecem, ainda, o recurso de realizar a triagem dos materiais, de modo que esse dispositivo é extremamente utilizado nas empresas que realizam a seleção dos materiais recebidos para futura reciclagem e reutilização, como comentado anteriormente.

Esses modelos especificamente são projetados para o trabalho mais contínuo e pesado. Além disso, os operadores envolvidos precisam contar com a devida proteção.

Testes de segurança

Garantir a segurança dentro da indústria também é uma demanda obrigatória. Afinal, muitas profissões do setor colocam a vida dos operadores em risco constante, de forma que os devidos equipamentos de proteção devem ser utilizados sempre.

Além disso, Teste de estanqueidade GLP é uma exigência feita pelo Corpo de Bombeiros e garante que não há vazamentos de gás nos sistemas.

Embora muitos pensem que medidas de prevenção e proteção não são necessárias, muitos acidentes e lesões são causados pela negligência nesses processos.

Por isso, especialmente no ambiente industrial, é preciso ter atenção multiplicada em cada detalhe, desde botijão de gás até sistemas complexos que interferem no bem-estar dos colaboradores e na sua preservação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *