Projetos com eletricidade para indústrias

Um ambiente industrial é uma edificação muito diferenciada, justamente, pelo o que proporciona, então, para que seja possível que ele seja construído de uma forma correta e segura, há muitas estratégias.

Isso porque, tudo o que ele produz – o que entra e também o que sai desse local – pode ser corrosivo, podem ser elementos perigosos e também podem possuir outras adversidades, que podem deixar em risco o ambiente em que estão presentes.

Então para que seja seguro estar em um lugar desses e que ele seja protegido de todas as formas, principalmente, quando envolvemos eletricidade – que é algo muito forte e mortal – é necessário montar um projeto de segurança.

E para que você entenda mais sobre ele, acompanhe este texto, pois iremos dar dicas sobre como aplicar esse tipo de projeto para indústrias e fazer com que algo necessário se torne menos perigoso.

Projeto elétrico

Primeiramente, antes de qualquer tipo de pensamento, é necessário começar a fazer o projeto elétrico predial do ambiente, para que seja possível aplicar todas as instalações e elementos com maior segurança.

Toda instalação elétrica é importante e deve ser feita por profissionais habilitados e que sigam todas as regras e normas regulamentadoras da ABNT, e também apliquem todas as obrigatoriedades de acordo com o imóvel.

Enfim, um projeto desse é importante porque possui todas as documentações e passos escritos do que será feito naquele ambiente. Ou seja, todas as instalações, fios, materiais e detalhes, deverão – sem falta – estar presentes nessa preparação.

Seja qual for o tipo de energia: elétrica, eólica ou gerador de energia solar, todos os ambientes devem possuir esse documento, que possui algumas exigências como planta baixa, planta de detalhes, disposição de pontos de consumo, conhecimentos dos suprimentos de energia elétrica, entre outros.

E, alguns pontos que serão aplicados com esse projeto são:

  • Quadros de luz;
  • Fiação;
  • Cabos;
  • Disjuntores;
  • Tomadas;
  • Iluminação;
  • Interruptores.

E, além de tudo isso e muitos outros pontos, ainda serão anotadas todas a especificidades de esquemas de instalações, para que eles possam ser guardados com todo o projeto, caso aconteça algum problema ou quando precisar de manutenção, para o profissional entender o ambiente.

Lembrando sempre que somente pessoas com muita experiência nessa área devem fazer esse tipo de projeto. Aconselhamos contratar uma empresa que irá assegurar pessoas com registros profissionais e afins, para que sua indústria fique com a fiação perfeita.

SPDA

Além disso, aproveito o eletricista predial que vai fazer todos esse trabalho e peça para que ele o ajude em projetos de para-raios e afins, para que seu ambiente fique totalmente protegido.

O SPDA é um estudo de variados projetos que possuem uma atuação preventiva contra uma das maiores adversidades climáticas que assombram os prédios e casas do Brasil, que são os raios.

Eles são muito comuns em nosso país, então, é obrigatório por lei que variados ambiente, principalmente, prédios, locais comerciais e indústrias possuam uma proteção contra esse fenômeno natural, para que o local seja seguro e previna incêndios, acidentes e mortes desnecessárias.

projeto de SPDA possui três opções, que são: o Método Franklin – que é o mais famoso, que possui os para-raios -, o Método eletromagnético – que faz uma esfera fictícia rolar por todo o ambiente na parte externa – e o Método Gaiola de Faraday – que envolve toda a edificação por malhas e cabos aterrados.

Geradores de energia

E, por fim, iremos falar sobre o aluguel de gerador, feito por todas as empresas, indústrias e evento que ocorrem no país. Esse equipamento é indispensável para essas atividades, pois transforma a energia mecânica em elétrica.

Ou seja, caso a luz convencional, que usamos o tempo inteiro queime, pare de funcionar ou aconteça algo, esse maquinário trabalhará para gerar por si próprio toda essa energia que se ele não estivesse por lá iria faltar e parar todo o sistema de produção.

Enfim, é algo que vale a pena e deve estar presente nesses lugares para proporcionar um ótimo funcionamento, além do mais, no aluguel, a manutenção de geradores de energia fica por conta da empresa contratada, e você não se preocupará com isso.

Enfim, esses são os maiores e mais necessários projetos que uma empresa deve ter para que seu funcionamento seja perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *