EquipamentosPeças

O processo de corte e solda

Com certeza, até para os mais experientes trabalhadores industriais, os processos de corte e soldagem são quase como um mistério.

Pois suas máquinas, sua rapidez e sua praticidade vem chegando com tudo, juntamente as novas tecnologias desse mesmo setor, o que é de difícil entendimento e acompanhamento.

Um desses equipamentos de corte e solda é o compressor de ar, aqueles que costumam ser feito a manutenção de compressores industriais.

Estes compressores são produzidos e vendidos no mercado por meio de inúmeros modelos e funções de funcionamento.

Por meio de seu funcionamento do qual é baseado no princípio de um item pneumático que consegue captar o ar que está no ambiente, armazená-lo sob alta pressão em um reservatório próprio e transformá-lo em ar comprimido.

No processo de corte e solda, a manutenção em colhedoras de cana é importante.

Esse equipamento pode ser utilizado para diversos tipos de atividades e suas características físicas podem variar de acordo com a função a ser desempenhada. Em geral, podemos fazer a seguinte distinção:

  • Compressores de gás ou de processo;
  • Compressores para serviços de vácuo;
  • Compressores de ar para serviços gerais;
  • Compressores de refrigeração;
  • Compressores de ar para sistemas industriais.

A manutenção de compressores é uma atividade que é necessária porque esses equipamentos são concebidos para dar suprimento de ar em unidades industriais e, embora sejam maiores e mais caros, seu funcionamento básico permanece sendo o mesmo dos demais modelos.

A operação consiste em adequar pressão e vazão as necessidades da planta

Ainda que os compressores e suas manutenções sejam de grande ajuda, o serviço de solda é um processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial, em que é de forma utilizada na fabricação e recuperação de peças, itens e estruturas.

A aplicação da inversora de solda atinge desde componentes pequenos eletrônicos até os grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão) etc.

E por meio de pesquisas, é possível notar que existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo o serviço de solda necessário, a seleção do processo adequado para uma dada aplicação é iniciada.

O lado bom de usar uma solda é que algumas juntas de integridade e eficiência elevadas – assim como tem uma grande variedade de processos – são aplicáveis a diversos materiais e etc.

Enquanto, em outra vertente desse mesmo assunto, existe a ideia de que quando as máquinas e equipamentos quebram, as equipes de manutenção apelam para os procedimentos corretivos a fim de solucionar a adversidade.

No entanto, com as ferramentas da manutenção, é possível saber das condições reais de funcionamento do maquinário com base nos dados sobre desgaste e degradação.

A colhedora de cana ou aquela máquina que não deu e nem dará problema para quem empunha-la, é uma máquina que trabalha intensamente e em condições severas durante longos períodos de tempo.

Por isso, essas máquinas se desgastam mais facilmente, o que faz com que reformas e demais técnicas corretivas sejam realizadas durante a entressafra.

Como os demais procedimentos da manutenção corretiva, tais técnicas sobrecarregam as oficinas e acabam concentrando gastos maiores em um só período.

Serviços disponíveis dentro da mesma ideia do serviço de solda são essenciais

Fazer a manutenção de uma máquina como essa é como brincar com uma usina ou iniciar a contagem para o ano novo, pois tal feito pode ser realizado de inúmeras maneiras, por meio de controle no começo da safra, independente da semente a cana.

Nessa mesma ideia ainda é possível ver que alguns dos relatórios e análises se baseiam em processos de inspeção monitorada.

Por vezes, se baseia também em grandes equipes de compras com sistemas automáticos de cotação, para que todas as peças necessárias já estejam disponíveis quando o maquinário iniciar o atendimento, a equipe da frota deve planejar previamente o atendimento de cada revisão a fim de que o prazo não seja estourado.

Como visto, estar atento a situação da máquina ajuda a evitar paradas e a perda de tempo durante a análise dos processos de sua indústria.

Com as ferramentas de manutenção, é possível aproveitar ao máximo a disponibilidade e a produtividade dos equipamentos. Os procedimentos promovem o controle na gestão de recursos e materiais e prolongam a vida útil dos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *