Confira o que é utilizado na indústria de forma detalhada
Para que haja uma produtividade eficiente dentro da indústria é muito importante que haja uma boa relação entre os setores da empresa.Além disso, ela também precisa contar com alguns equipamentos que tenham um bom funcionamento, visando conseguir a garantia bons resultados na fábrica.
No domínio das indústrias, existem alguns benefícios gerados pelos processos de fabricação industriais.
Isto porque, ao automatizar um ou mais processos, é possível aumentar significativamente o seu desempenho da indústria como, por exemplo:
- aumento da produtividade;
- redução de custos;
- segurança;
- melhora da qualidade;
- monitoramento, entre outros.
Benefícios
Um sistema de automação industrial tem a capacidade de diminuir diversos gastos que estão envolvidos no funcionamento de uma indústria, pois pode oferecer um retorno sobre o investimento através do aumento significativo na produtividade.
Com um sistema automatizado, não há mais a necessidade de contar com mão de obra humana, para realizar atividades de risco, pois vários destes sistemas são projetados para executar diferentes tipos de produção, sem precisar de qualquer ajuda de pessoas.
O que também pode ser um benefício bastante vantajoso é a maior economia em relação aos gastos com a energia, pois a automação industrial diminui as tarefas de trabalho mais intensas e, como consequência, diminui os custos com a força de trabalho.
Outro fator muito importante é a segurança.
Um trabalhador pode acabar cometendo alguns erros ao utilizar esse equipamento de maneira manual, mesmo que sem a intenção, o que pode gerar acidentes e, inclusive, comprometer o funcionamento correto da máquina.
Um sistema automatizado não comete erros, pois é comandado por um computador, de forma que as chances de acidentes são mais baixas.
Materiais mais usados
O aço 4340, por exemplo, é um aço para beneficiamento com elevada resistência a temperarem, e é utilizado para a fabricação de diferentes componentes mecânicos, quando se deseja uma combinação de resistência mecânica e resistência à fratura.
O aço tem propriedades mecânicas que o faz ser tão utilizado. Essas propriedades podem variar de acordo com os diferentes tipos de material e as suas composições.
A chapa de ferro pode ser laminada a quente ou a frio. Quando feita a quente, as chapas são fabricadas em temperaturas superiores a 900°C, e o resultado se dá em bobinas laminadas.
Elas são cortadas em um processo chamado desbobinamento. Esse tipo de metal é matéria-prima para produção de tubos metálicos, autopeças, entre outros.
No caso das chapas a frio, a temperatura de produção é de 100°C. É mais maleável, mas não deixa de ser resistente. Assim, acaba sendo usada em eletrodomésticos, automóveis, entre outros.
Essa modalidade de metal é bastante usada em componentes para vários tipos de sistemas mecânicos e, principalmente, os estruturais, no qual há a necessidade de uma homogenização de dureza em pequenas ou grandes partes.
Suas principais aplicações são em engrenagens, colunas, eixos, engrenagens planetárias, colunas, mangas, cilindros e vigas de aço cortadas.
Outro material muito utilizado na industria é o cobre. Ele tem muitas propriedades, incluindo a condutividade elétrica e térmica elevada e boa resistência à corrosão.
Por conta disso, ele é muito usado nos fios de rede elétrica, por exemplo.
Suas propriedades também podem ser muito aplicadas na construção civil e utiliza, amplamente, este metal em diversas áreas, seja para aquecimentos de água como também refrigeração, produção de máquinas e, até mesmo, aparelhos eletrônicos.
Também possui propriedades anti bactericidas e ajuda em hospitais, moedas e sistemas de encanamento, já que consegue evitar o acúmulo de bactérias.
Os ímãs, por exemplo, são pedaços feitos de minério de ferro e magnetita, capazes de atrair objetos de metal.
A barra de ímã tem a função de livrar produtos de impurezas, além disso, esse produto pode ajudar na retenção de partículas de ferro, evitando assim, danos a maquinários e aparelhos industriais.
O magnetismo contido da barra de imã atrai pó ferroso e granulado, que poderia danificar as máquinas ou contaminar produtos, como alimentos e remédios.
Um objeto interessante para se notar é a Bússola. A agulha da bússola oscila, sendo um pequeno ímã com um polo norte e um polo sul. Considerando que a agulha é sensível a campos magnéticos pequenos.
Então, o campo magnético criado pelo fluxo de elétrons, afeta a bússola, fazendo com que a bússola aponte para o polo norte da Terra.