AutomaçãoIndústria

Entenda como funciona a automação industrial

O ambiente industrial existe há muitos anos, isso faz com que ele tenha muitos tipos de desenvolvimento, avanços e, claro, muita tecnologia em seu meio.

É muito interessante que isso ocorra sempre, pois sabemos que de certa forma, isso ocorreria naturalmente, porque toda a sociedade está se desenvolvendo – isso ocorre diariamente há tempos.

Hoje iremos falar sobre um elemento muito importante, que é a automação industrial, um sistema automático de controle de todos os processos de máquinas que está no mercado há muito tempo.

Ele é um tipo de aplicação de técnicas computadorizadas que possui diversos componentes e ferramentas, que iremos falar um pouco mais a seguir. Se você tem interesse e quer saber mais, acompanhe e confira.

Automação

A automação, como falamos, pode ser definida como um conjunto de propriedades aplicadas em processos de produção e maquinários, que ajuda a agilizar e facilitar todo o meio industrial com tecnologia.

Com ela, é possível aumentar a produção e deixá-la sempre continua, não dependendo de esforço humano e desgaste físico. Ou seja, agora, os funcionários irão operar as máquinas, não vão mais fazer o processo.

Isso, claro, necessita de muitos elementos e componentes que são aplicados em todo esses sistemas, para que seja possível fazer todos os processos rolarem de forma digital e mais diferenciada. Confira alguns a seguir.

Resistência

resistencia eletrica será o primeiro tópico que iremos falar, ela é um dos componentes mais fundamentais, pois ela proporciona a corrente elétrica de todos os equipamentos e faz com que eles funcionem.

Existe também a resistência do tipo tubular, que é usada para que seja possível fazer esse trabalho, mas mais especificamente aquecer líquidos e, claro, realizar a transferência de calor por meio do ar.

A resistência tubular possui diversos modelos e tipos, sendo que as mais conhecidas são a aletada e a de imersão flangeada. São feitas em ferro, latão, aços, cobre e outro tipos de materiais. Além disso, ela pode ser feita sob medida e por encomenda.

Servo

Devemos também conhecer um elemento que está presente na automação e que amplifica a eletrônica utilizada para abastecer energeticamente todos os maquinários e equipamentos que estão nesse meio.

Esse componente é o servo drive, que funciona a partir de sinais de respostas que indicam todos os tipos de desvios de parâmetros ou outros tipos de necessidade, que aumentam e diminuem a energia que pode ser gradual.

Alguns dos seus feitos são:

  • Controlar o campo;
  • Controlar a posição;
  • Controlar a velocidade;
  • Controla o torque;
  • Controlar a potência.

Enfim, ele é um tipo de equipamento que oferece muitos feitos para o ambiente, como funcionamento correto de todos os maquinários, segurança e uma enorme competência que vai melhorar toda a produtividade.

Controladores lógicos programáveis

Conhecido também com um nome mais rebuscado, o clp allen bradley é um controlador que está dentro da realidade industrial de hoje em dia.

Ele pode ser utilizado de forma segura e autônoma, sendo essencial para desvios processuais, quando há queda de produtividade, aumento de consumos e outros tipos de prejuízos.

O mercado desse controlador se consolida cada vez mais e ele é muito necessário quando falamos da automação em indústrias. Ele possui diversos modelos e cada vez mais se torna versátil para corrigir erros e outros problemas.

Lembre-se que para a instalação dele é necessário contratar uma empresa que conheça todas as segmentações e, principalmente, as etapas de instalação, não só deles, mas de todo o conjunto, para que seja possível entender os registros e os controles de processos.

Os equipamentos de automação nas indústrias são vendidos juntos e podem ser aplicados e instalados juntos também, de uma  forma muito fácil – basta contratar uma empresa que dê todo o suporte e treinamento, antes, durante e depois de investir.

Sensores

Para finalizar esse texto falando sobre o sensor de temperatura, que informará sempre, com toda a precisão possível, no painel que existirá na instalação como anda o termômetro desse elemento.

Eles são extremamente úteis para estudar e, claro, entender o que está ocorrendo com cada máquina e como lidar com situações que saem do controle ou dor normal, o que pode acontecer em algum momento.

Enfim, esses são alguns dos mais importantes componentes relacionados a automação industrial e todos os seus feitos tecnológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *