Entenda a importância da realização da manutenção industrial
Processos de manutenção são essenciais em tudo, seja em uma casa, indústria ou empresa, pois elas garantem o pleno funcionamento de máquinas e conferem maior segurança aos ambientes.
A chamada manutenção preventiva é fundamental em indústrias, visto que é necessário se ter a certeza do pleno funcionamento dos maquinários e das situações das instalações nas dependências da fábrica.
Isso é muito importante, porque caso ocorra algum tipo de falha operacional, toda uma linha de fabricação pode ser comprometida, o que geraria muitos prejuízos ao empresário.
A manutenção deve ser feita por profissionais capacitados e com habilidades técnicas para identificar eventuais problemas, a manutenção elétrica industrial é uma das que mais demanda cuidados, uma vez que ocorra um problema com a instalação, as consequências poderão ser catastróficas, chegando até mesmo a poder causar incêndios de grandes proporções.
Assim fica clara a importância desse procedimento, que por vezes é deixado de lado por muitas indústrias, que parecem não ter ciência do risco que correm ao agirem assim.
Como é feita a inspeção em instalações elétricas?
O profissional contratado inspecionará as instalações e notificará se houver equipamentos danificados e apresentando falhas operacionais, e, caso haja a necessidade, pode solicitar a compra de novo material eletrico para realizar as trocas com urgência, a fim de não prejudicar o funcionamento das atividades industriais.
A inspeção deverá ser feita nos moldes do laudo de instalações elétricas nr10, esta é realizada a fim de identificar possíveis problemas que afetariam, negativamente, o ambiente de trabalho, e para que sobrecargas não venham gerar danos.
O passo inicial desse tipo de prevenção é através de um relatório produzido por inspeções, para que se tenha conhecimento do que é necessário fazer no espaço analisado, como as instalações elétricas e seus derivados.
Após isso é notificado a cada grupo de atuação, a forma com que eles deverão melhorar o lugar para que as condições ideais sejam alcançadas, evitando, assim, o risco de incêndios.
Esse procedimento proporciona um ambiente mais salubre e seguro aos funcionários, e também auxilia na otimização do processo de fabricação.
A manutenção garante um ambiente seguro
No momento de tomar medidas preventivas, não é recomendado poupar recursos, nem esforços.
Uma empresa bem conceituada e de boa reputação deverá ser contratada para prestação de serviço, para garantir que nada passará despercebido durante a inspeção.
E se caso seja pedido que componentes sejam trocados, é vital que a troca seja feita corretamente e por um produto de qualidade, dado que não adiantará instalar uma peça de baixa resistência, pois logo precisará ser trocada novamente.
O painel elétrico, por exemplo, é importantíssimo para o funcionamento e controle dos demais componentes elétricos, isso implica que sua troca seja feita de forma segura e por um outro de qualidade equivalente ou superior, o processo pode ser oneroso, pois um painel elétrico preço é difícil de se encontrar e quando encontrado geralmente não tem boa qualidade.
Uma boa manutenção evita acidentes
As instalações velhas devem ser trocadas antes mesmo de apresentarem falhas, pois é óbvio que com a utilização, o material com que são feitos se degrada e compromete o funcionamento dos equipamentos, além de aumentar os riscos de um acidente.
Uma rede elétrica com falhas, apresenta um maior consumo de energia, o que onera a produção e acrescenta no produto final, isso não é interessante aos fabricantes que além de gastarem mais, ainda precisam encarecer o produto, o que pode, ocasionalmente, desencadear um processo de queda nas vendas, e grande prejuízo, e estes não são tolerados por empresários.
Ao se analisar o que aqui foi exposto, fica mais evidente a necessidade de se realizar manutenções, tanto de reparos, quanto preventivas, pois elas evitam perdas e chances de se ter prejuízo.
O processo tem se tornado cada vez mais moderno, com equipamentos que conseguem identificar e reparar problemas de forma rápida e eficiente, assim o procedimento se torna ainda mais eficaz.
A modernização na área industrial tem otimizado, gradativamente, os processos, seja de fabricação ou até mesmo de inspeção, por isso é bom que o empresário esteja ciente das inovações oferecidas pelo mercado.
O custo-benefício deve sempre ser considerado, quando se pretende contratar uma empresa para manutenção, sendo aquela que oferece mais serviços por um preço melhor, a mais vantajosa, deste modo é fundamental pesquisar no processo de escolha.