A importância do serviço de manutenção de caldeiraria

O segmento industrial possui muitas companhias que atuam na produção de bens de consumo que são destinados aos estabelecimentos comerciais, que realizam as vendas e ajudam as empresas a conseguirem aumento na receita capital e mais espaço no mercado. Para isso, no entanto, é preciso investir em manutenção.

A fabricação de peças e materiais que ajudam outras instituições a fazerem as suas tarefas relacionadas aos processos produtivos é muito importante, ou seja, uma empresa pode atuar como fornecedora de insumos que movimentam o mercado.

Os processos que estão relacionados a produção de mercadorias na indústria está relacionado ao uso de máquinas e equipamentos que facilitam as atividades, conseguem reduzir o desperdício de matéria-prima, falhas e retrabalhos, otimiza o tempo na produção e outros fatores que precisam ser considerados para obter eficiência no trabalho.

A produção de peças pode ser feita por meio do método de usinagem, que consiste em moldar uma matéria-prima bruta em um tipo de peça muito importante para a fabricação dos produtos na indústria.

Neste processo, o uso de máquina-ferramenta de qualidade, potência e eficiência é essencial pois eles ajudam na formação de peças.

Elaborar um projeto é necessário no momento de fazer os objetos e peças que as empresas necessitam. Isso porque a questão do encaixe perfeito é importante, pois, se a peça não encaixa corretamente, ela não serve para nada e isso pode gerar prejuízos como perder o cliente, desperdício e gasto com matéria-prima.

Desse modo, conversar com o cliente e obter todos os detalhes faz toda a diferença no momento de realizar a produção.

Os tipos de serviços que podem ser feitos na usinagem são: retificação, serramento, furação, eletroerosão, aplainamento, fresamento, torneamento e outros tipos se métodos específicos que ajudam na ação de usinar.

Para cada tipo de atividade, existe uma máquina específica para que o serviço aconteça com segurança, qualidade e eficiência, desde que o equipamento seja controlado por um profissional com experiência em usinagem.

Um torno mecanico, por exemplo, é uma máquina-ferramenta que consegue produzir a peça e dar o acabamento a peças como: parafusos, porcas, buchas e outros modelos de peças que ajudam as empresas na elaboração das suas mercadorias.

Alguns modelos de torno no mercado são CNC, ou seja, funcionam a partir de uma programação numérica feita em softwares.

O tipo de torno a ser utilizado nas empresas depende do tamanho e formato de peça que será produzida. Portanto, pesquisar informações sobre as máquinas de torneamento e como elas podem ajudar na sua companhia é uma maneira de conseguir realizar uma ótima aquisição.

A fresadora ferramenteira é outra máquina muito presente em serviços de usinagem, realizando a produção de peças.

Com uma fresa, ferramenta rotativa que atua na remoção de cavacos, é permitido um ótimo acabamento, pois as fresas possuem dentes cortantes de resistência e alta precisão.

Independentemente do equipamento utilizado, é de extrema importância investir em processos de manutenção para garantir o pleno funcionamento das máquinas e a produção de itens de qualidade.

A importância da caldeiraria para a indústria

Os serviços de usinagem são extremamente importantes para obtenção de peças, porém, não é o único processo de fabricação.

A caldeiraria industrial é a área responsável pela criação de válvulas, tubos, recipientes, barras, chapas metálicas e peças que são importantes para as empresas. Neste processo as opções de matéria-prima mais usadas são:

  • Aço carbono e inoxidável;
  • Alumínio;
  • Ferro;
  • Materiais metálicos;

Assim, a fabricação de dutos, tubos de exaustão, silos, tanques, calças cônicas, painéis e outros tipos de peças que ajudam nos processos produtivos de muitas empresas podem ser feitas.

As estruturas que são necessárias para o funcionamento da máquina de solda, por exemplo, são feitas em trabalhos de caldeiraria, ajudando estes equipamentos a realizarem vários tipos de solda como a solda tig, mag, a laser, plasma, oxicombustível, etc.

A solda mig é um procedimento de união de peças feita por arco elétrico. No caso da mig, é utilizado um arame protegido do ar atmosférico por um fluxo de gás argônio ou hélio. Esse tipo de solda é indicado para materiais não ferrosos.

Para a produção de peças utensílios, suportes fixadores, tampas, calhas e outros objetos, os profissionais submetem a matéria-prima a uma etapa de caldeiraria leve.

Manutenção de caldeirarias

As caldeiras precisam de reparos e cuidados de acordo com o tempo para que não percam a sua capacidade de produção.

Pesquisar empresas que realizam o serviço de inspeção de caldeiras e que respeite a NR 13 é primordial.

Na prática, a norma tem como objetivo fazer uma inspeção de segurança dos vasos de pressão e operação de caldeiras.

Desse modo, a inspeção de caldeiras ajuda a reduzir problemas com o equipamento e acidentes de trabalho assim como diminui o índice de encargos trabalhistas e outros fatores que influenciam na produção.

Portanto, priorizar os sistemas e bons equipamentos para a fabricação de peças é o segredo para o sucesso das empresas do setor industrial. Mais ainda, é importante manter um planejamento de manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *