EquipamentosPeçasProcedimentosProdutos industriais

Você sabe o que é usinagem?

Há séculos, a humanidade manuseia os metais brutos, contudo, naquela época, as ferramentas mais comuns eram feitas do ferro.

Mas foi apenas no século XVII que chegaram as melhorias para o processo de fabricação do ferro, bem como surgiu a siderurgia, evoluindo o processo de manipulação do ouro e do cobre para atender à demanda e à produção de armas e ferramentas.

Em 1900, os Estados Unidos expuseram técnicas mais avançadas e de processos rápidos para facilitar o uso do aço, e com a advento das máquinas a vapor, pensadas, justamente, para substituir a força humana e produzir materiais tão específicos e essenciais como uma cantoneira.

O que é a usinagem?

A usinagem é uma técnica que abrange a indústria metalúrgica e seus processos são empregados para dar a forma e o desenho cobiçados através da matéria-prima proveniente dos metais em sua forma natural, até chegar aos esperados acabamentos.

Vamos entender melhor sobre o seu funcionamento a seguir.

Atualmente, desenvolver uma chapa de ferro ou ainda uma rebuscada chapa 1020, demandam técnicas de usinagem, que se tratam de um modo de produzir e criar objetos manejados por máquinas cada vez mais compactas.

Durantes esse processo, o profissional especializado corta a matéria-prima para transformar a sua forma e aspecto visual, usando técnicas de moldagem e fundição, possibilitando, inclusive, a criação de peças bem finas, de até 1 mícron de espessura.

São possíveis também a confecção de parafusos que suportam toneladas de peso, como os usados em pontos de engenharia inacreditável, pois usam liga de aço e carbono reforçados, e são combinados com calor, para que possam ser bem resistentes.

E este processo revolucionou a indústria dos serviços de usinagem, podemos destacar os mais conhecidos, como por exemplo:

  • Automobilístico;
  • Naval;
  • Aeroespacial;
  • De eletrônicos;
  • De eletrodomésticos;
  • Agrícola.

Podem produzir peças tão grandiosas e leves ao mesmo tempo, como a chapa de aluminio, versáteis e possível de serem utilizadas para os mais diversos fins, como pisos, portões, telhas, carroceria de automóveis, entre outros.

A influência dos avanços tecnológicos no processo de usinagem

A tecnologia evolui constantemente e ganha aliados importantes para que os processos, que envolvam a usinagem, possam acompanhar as demandas globais e de mercado cada vez mais crescentes, como veremos adiante.

Um grande exemplo dessa evolução é a usinagem cnc, que, através de uma máquina controlada por códigos numéricos, executada por um computador, automatiza as ações das ferramentas de produção em todas as suas etapas.

O processo inicia com o funcionamento de um programa capaz de especificar a produção de cada peça, desenhadas a partir de um software, que pode criar, detalhadamente, cada componente e partes das peças manufaturadas.

A máquina CNC pode operar diversas ferramentas e processos de uma só vez e pode ser movida automaticamente ou ainda manualmente.

Quais os tipos de técnicas compõe a metalurgia?

Dentro da metalurgia existem várias técnicas que ainda são executadas através de um operador manualmente. Podemos destacar as principais a seguir:

1) Perfuração: processo mais básico e difundido na usinagem, pois é comum vermos peças com perfurações perfeitas e de grande utilidade;

2) Torneamento: através do giro do chamado “torno”, a matéria é moldada ou cortada;

3) Fresagem: consiste no uso de aparelhos de metal para cortar outros materiais, como uma chapa de ferro para a fabricação de arruelas, por exemplo, ou para construir ferramentas específicas;

4) Moagem: simples processo que compreende o uso de uma roda de pedra de moagem;

5) Serragem: responsável por serrar as peças;

6) Aplainamento: uma plaina corta o material através de uma ferramenta que se movimenta alternadamente, reparando as irregularidades de objetos planos;

7) Brochamento: procedimento que usa um tipo de brocha, com uma sequência de cinzéis que ampliam o seu tamanho, e cada um deles cortam mais densamente em cada corte. A brocha corta com seus diversos dentes e a distância entre eles chega a poucos diâmetros e mudam de tamanho e formatos de cortes;

8) Eletroerosão: através de descargas geradas por capacitores elétricos, obtidos pelo contato mecânico entre a ferramenta de corte e a peça envolvida. As descargas acontecem em diversos lugares da peça e um eletrodo progridem esse processo até formar uma cavidade igual ao próprio eletrodo, negativamente.

Normalmente as ferramentas, ou eletrodos, funcionam através de materiais condutores como o grafite ou o cobre.

Esses procedimentos e ferramentas fazem parte integral e são importantes em todas as etapas que envolvem a usinagem.

Fabricar metais faz parte do desenvolvimento do modelo destinado inicialmente, para chegar à confecção final de uma peça, para que depois iniciam-se os processos de fabricação e de produção.

Diferentes técnicas são utilizadas para moldar metais e criar objetos específicos, ou apenas para proporcionarem melhor acabamento a elas, dando-lhes o acabamento tão desejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *