EquipamentosPeçasProdutos industriais

Venha conhecer os tipos de pallets para utilização na indústria

Embora sejam itens simples, os paletes são essenciais para a indústria. De fato, sem eles muitas atividades seriam dificultadas ou mesmo impossibilitadas.

Basicamente, são estrados utilizados para o armazenamento e transporte de cargas em diversos setores comerciais, desde a logística até as indústrias e a construção civil.

Quando se fala em palete, muito é comum se lembrar dos famosos paletes descartáveis de madeira, mas existem muitos outros modelos além deste.

Quais os tipos de palete?

Para conseguir separar os paletes em categorias, é possível considerar diferentes aspectos. Os mais relevantes são o material do qual são fabricados, seu modelo e sua aplicação.

De maneira geral, os tipos mais comuns do mercado são:

  • Pallet de plástico;
  • Pallet de metal;
  • Pallet de madeira;
  • Pallet de papel;
  • Pallet de quatro vias;
  • Pallet de contenção.

Embora antes os pallets de madeira fossem os grandes protagonistas da categoria, hoje, o plástico vem se tornando cada vez mais comum.

Os motivos são muitos, dentre eles a vida útil maior e a resistência.

Essa resistência se refere à umidade, substâncias químicas, micro-organismos e muitos outros fatores que acabavam por deteriorar a madeira.

O ramo alimentício, por exemplo, não pode utilizar paletes de madeira, pois isso, representaria falta de higiene.

Mais caros, os paletes de metal estão mais presentes nas indústrias. Eles podem ser feitos com aço, um metal nobre conhecido por sua resistência ou pelo alumínio, mais leve e menos robusto.

No caso do aço – modelo mais caro de palete – o uso mais popular está na munição militar.

Mas eles também podem ser usados para cargas excessivamente pesadas ou para o armazenamento a seco por longos períodos.

Quando se trata de madeira, pode-se optar por uma madeira macia e pouco resistente.

Para utilizar paletes novos sempre que outra atividade se iniciar, pode-se optar também por uma madeira de qualidade superior, formando paletes retornáveis.

Dependendo do tipo de atividade exercida pela empresa e da frequência com a qual se precisa dos paletes, qualquer uma das opões pode se aplicar.

Algumas pessoas denunciam o descuido com a natureza dos paletes descartáveis, mas a verdade é que muitas empresas realizam a venda paletes  usados.

Esses paletes são comprados para fazer a reciclagem ou reutilização de outras maneiras.

Existem alguns modelos de madeira formados por uma compactação de outros tipos mais frágeis e com qualidade inferior, por exemplo.

Já o pallet de papel é utilizado para cargas mais leves e são chamados de ecopallets. Como são muito frágeis, seu uso só ocorre se não houver exposição aos impactos de intempéries.

Por fim, quando se fala das vias de um pallet, isso se refere à forma como são carregados. Os de quatro vias podem ser carregados pelos dois lados e são os mais comuns.

O que é um pallet de contenção?

Primeiro é preciso entender o que é uma Bacia de contenção. Esse item é amplamente utilizado nas indústrias e existem diferentes tipos.

Sua função é recolher o vazamento de determinada substância química, impedindo que ela chegue ao solo.

Pode também ser utilizada para o armazenamento, para que desse modo o conteúdo possa ser utilizado depois, ou seja, evita-se o desperdício.

Elas também aumentam a segurança na indústria, armazenando produtos tóxicos ou inflamáveis de modo a isolá-los.

Um dos tipos de bacia de contenção é o pallet de contenção. Esse pallet possui estruturas vazadas, pelas quais as substâncias passam.

Hoje, é possível encontrar com diferentes tamanhos. Existe aquele para apenas um tambor, o pallet de contenção para 2 tambores e o maior, para 4.

Os tambores e bombonas são os recipientes que apresentam os vazamentos e que se posicionam sobre os paletes.

Essa categoria é feita de plástico, geralmente o polietileno. Isso porque o material precisa ser resistente, ter incombustibilidade e não corroer com produtos ácidos.

Algo curioso é que todos esses paletes de contenção possuem cores padronizadas, o amarelo e o cinza. Isso é determinado pela norma, em prol de padronizar esses produtos ao máximo e evitar o uso irregular.

O universo dos paletes é amplo, e pode-se dizer que estes são responsáveis por muito mais do que simplesmente a movimentação de cargas em empilhadeiras ou paleteiros.

Seu uso acontece na indústria química, farmacêutica, alimentícia e em muitas outras. O importante é se certificar de usar o modelo e material correto para cada aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *