Equipamentos para melhor fabricação de produtos
O comércio de produtos e serviços atingiu uma escala global, com países trabalhando em conjunto, nos mais diversos setores industriais, tanto no fornecimento de matéria-prima, quanto nos desenvolvimento de tecnologias que são aplicadas nos diferentes equipamentos.
Produtos fabricados em um país, são vendidos em centenas de outros, não importando a diferenciação cultural e linguística.
Equipamentos eletrônicos, vestimentas, produtos alimentícios, indústria automobilística, entre outros produtos, são oferecidos a um amplo mercado consumidor, ao redor do mundo.
Operação de carregamento integrado de produtos
Para atender a distribuição e o recebimento destes produtos, os portos precisaram passar por adaptações, para que a operação de carregamento e descarregamento seja integrado, atendendo a normas de segurança nacional e internacional.
Com isso, a instalação de um nivelador de doca foi necessário em todos os locais que recebem navios mercantes, dos mais diferentes países, para facilitar a logística de carga e descarga.
Tendo à disposição uma prancha para o acesso à carroceria dos caminhões, os trabalhadores do setor logístico podem fazer o carregamento e descarregamento de forma segura, sem a necessidade de adaptações que poderiam apresentar algum risco de acidente.
A estabilidade proporcionada por este tipo de equipamento, com a presença de meios de transporte que suportam cargas muito pesadas, favorece o tipo de trabalho desenvolvido neste setor.
A plataforma niveladora de doca ainda impede a queda dos produtos transportados, evitando qualquer tipo de dano, e também qualquer tipo de acidente entre os trabalhadores.
Suas características reforçam a aplicação nas áreas de trabalho, e podem ser justificadas por apresentar:
- Durabilidade e resistência a pesos variáveis;
- Fácil acionamento de cabos e movimentos hidráulicos;
- Compensação de altura totalmente regulável;
- Permite acesso de empilhadeiras e paleteiras.
A acessibilidade aos contêineres pode ser completamente adaptada aos modelos de navios, com a disponibilidade de outros equipamentos que funcionam, de maneira eficiente, dentro dos cais e docas espalhados pelo país e pelo mundo.
Assim, carretas e caminhões podem ter o alcance em rampas de acesso, assim como a disposição de trilhos, que atendem a malha ferroviária de carga, entre os portos e outros destinos no interior do país.
A presença de braço giratório de coluna também facilita os trabalhos realizados pelos estivadores, que podem ter um alcance superior, em altura e largura, quando a necessidade de seu uso se apresenta.
Clima altera trabalho de logística
Muitas cargas são carregadas e descarregadas em ambientes externos, próximos a ancoradouros de navios que atravessam oceanos, para o fornecimento de matéria prima e produtos, que são uma consequência da abertura de mercados externos, tanto para a compra quanto para a venda.
O uso de maquinários de transporte de cargas agilizou os trabalhos realizados pelos operários que trabalham nos cais e docas de todo o mundo, com o emprego de logística integrada em todos os setores.
Enquanto a empilhadeira carrega, entre um armazém e um navio, as cargas para exportação, outro descarrega os produtos que serão distribuídos, por meio de caminhões, trens e outros veículos de transporte, para todo o país.
Como muitos produtos precisam ser descarregados de contêineres, é preciso verificar o tipo de embalagem que está cobrindo os produtos, para não ser surpreendido com uma chuva, que possa estragar toda a carga, principalmente de alimentos e produtos eletrônicos.
Por isso, é importante ter um profissional responsável para verificar a meteorologia, durante todo o tempo de serviço, para que a logística seja dinâmica e eficiente, em todos os casos.
Na logística que transcorre a céu aberto, as alterações climáticas podem determinar qual o modelo ideal de transporte que pode ser utilizado.
Caminhões com mais de dois eixos, que podem carregar contêineres pelas estradas, podem fazer parte da logística a todo e qualquer tempo, com o clima propício à sol ou chuva.
Se o destino final for um galpão ou armazém, a proteção proporcionada pelo contêiner será o suficiente para a todo o trajeto.
Na logística de distribuição, a facilidade proporcionada por uma carretinha pode ser o suficiente para a colocação dos produtos em um veículo menor, como caminhões baú, ou até mesmo caminhonetes.
Se o espaço de transposição for em uma área externa, o ideal é verificar o clima, que pode alterar toda a logística aplicada durante a realização das tarefas. Nas áreas internas, com cobertura eficiente, os trabalhos podem ocorrer de maneira contínua.
Desta forma, a logística se faz presente em todos os setores de recepção e despacho de produtos, nos diferentes setores de transporte.