Tipos de rolamento e válvulas que são utilizados na indústria
A indústria apresenta grande diversidade nos elementos aplicados, principalmente quando se trata de componentes de instalações na infraestrutura, como em tubulações e máquinas.
Neste contexto, itens muito comuns são as válvulas e os rolamentos, que por mais sejam totalmente distintos, possuem grande importância.
No caso dos rolamentos, antes de abordar a respeito, é válido citar o uso de mancais, que servem como suporte de eixos.
Esses elementos são instalados nas máquinas e giram no interior de um furo. Em meio às superfícies do furo e do eixo, ocorre um fenômeno que recebe o nome de atrito de escorregamento.
A partir desse ponto, os rolamentos são ideais para a redução deste fenômeno, pois restringem, na medida do possível, as reduções de energia geradas.
Por esse motivo, um distribuidor de rolamentos de confiança tem um papel decisivo para o desempenho de diversos sistemas em maquinários, principalmente pelos diversos modelos disponibilizados.
Por mais que existam distinções, de uma maneira geral, esses itens são compostos por dois anéis, um interno e outro externo.
Entre eles existem componentes rolantes, que podem ser agulhas, roletes ou esferas. Basicamente, a fixação do anel externo tem ligação com o mancal, enquanto a do interno está associada com o eixo.
É preciso se ater às especificações de cada item, uma vez que as propriedades, como as dimensões, são apontadas nas diversas normas técnicas e, consequentemente, nos catálogos apresentados pelos fabricantes. Algumas das principais características que devem ser observadas são:
- Largura;
- Raio de arredondamento;
- Diâmetro interno;
- Diâmetro externo.
Além desses aspectos, para cada diâmetro são determinados três divisões de rolamentos: pesada, média e leve. As duas primeiras alternativas atendem a cargas maiores, já as leves são recomendadas para aplicações com cargas inferiores.
Dessa maneira, tanto a largura, quanto diâmetro externo são elevados de maneira progressiva de acordo com as cargas.
Os principais tipos de rolamentos
Anteriormente foram citadas algumas distinções entre os tipos de rolamentos, porém, basicamente esses elementos apresentam uma classificação dois grupos principais: o rolamento de esfera e o de rolos.
Em ambos os casos existem subdivisões, os rolamentos de esferas são divididos conforme as propriedades apresentadas por seus anéis, como os rígidos de esferas e os axiais. Já os itens de rolos são divididos com formato dos rolos, como cônicos ou cilíndricos.
Essas divisões estão relacionadas principalmente aos corpos rolantes, que são determinantes para os tipos de aplicações.
Por exemplo, conforme o próprio nome já indica, nos rolamentos de esferas, os elementos são esferas e neste caso, são considerados ideais para rotações elevadas.
Já no de rolos, existe um suporte maior para as cargas e são comumente aplicados com velocidades menores.
Quando são classificados conforme as forças suportadas, os rolamentos podem ser divididos em axiais, mistos e radiais. Os axiais não podem ser aplicados em cargas radiais e obstruem o deslocamento no sentido longitudinal ao eixo.
Os mistos suportam as duas cargas, impedindo a movimentação tanto no sentido longitudinal, quanto no transversal.
Por fim, os rolamentos radiais não podem ser submetidos a cargas axiais e a obstrução associada ao deslocamento na direção transversal.
Funcionalidades das válvulas industriais
Sistemas de tubulações são indispensáveis para diversas estruturas, principalmente quando se leva em consideração a necessidade da condução variados fluídos para atender cidades da infraestrutura e das operações realizadas.
Naturalmente, existe a necessidade de que alguns componentes sejam aplicados para viabilizar ou otimizar tais sistemas, como as válvulas industriais.
Os modelos desses componentes podem variar muito, assim como a forma de classificação. Por exemplo, existem as válvulas de bloqueio e as de controle da pressão.
O primeiro caso é caracterizado por válvulas que são aplicadas de maneira específica para interromper o fluxo ou estabelecer.
Por esse motivo operam de maneira totalmente fechada ou aberta, entre os modelos mais indicados neste gênero, é possível citar a válvula guilhotina, gaveta e a diafragma.
Já as válvulas aplicadas para o controle de pressão possuem a instalação destinada, principalmente, à proteção dos equipamentos e dos colaboradores, uma vez que são acionados sempre que a pressão alcança o valor calibrado previamente.
Em meio as alternativas que assumem essa funcionalidade é possível citar a valvula de alivio, de segurança e de contra pressão.
As alternativas são realmente variadas e por mais que possuam como principal funcionalidade o controle dos fluídos, é preciso que exista atenção as propriedades para garantir aplicações adequadas.
Por exemplo, a válvula solenoide é usada em sensualmente para controlar escoamento ligar ou líquidos em sistemas hidráulicos ou pneumáticos.
De forma geral, não apenas no caso das válvulas, como também nos rolamentos, pode observar que são itens de extrema importância para viabilizar o funcionamento de diferentes sistemas.
Sendo assim, é imprescindível que profissionais qualificados sejam responsáveis pela montagem de tais sistemas e inspeções desses itens para evitar prejuízos ou até mesmo acidentes.