Saiba quais são os principais processos de segurança industrial
Um dos requisitos muito exigidos pelos consumidores e até mesmo trabalhadores é a segurança em todos os aspectos, principalmente naqueles que incidem diretamente na integridade física e psicológica deles.
Devido a essa transformações as empresas para se manterem competitivas dentro do universo empresarial precisaram desenvolver e aplicar algumas técnicas e procedimentos mais seguros que desse essa garantia aos seus públicos.
A exigência é tanta que há órgãos e estabelecimentos reguladores de criam e legalizam processos que precisam ser seguidos e aplicados dentro das industrias.
Isso é exigido desde de processos mais simples aos mais complexos. Sendo um dos recursos acionados e recorridos para ter mais assistência quanto ao cumprimento da segurança.
Equipamentos de segurança
Começando pelos processos mais simples e conhecidos há os equipamentos de proteção individual também conhecidos como EPIs e que servem para assegura a integridade física dos colaboradores. Em indústrias como:
- Químicas;
- Construção Civil;
- Elétrica;
- Biológicas.
Devido aos produtos e equipamentos que são manuseados, desenvolvidos e utilizados alguns equipamentos de proteção do corpo são necessários.
Dentre eles há a bota de segurança EPI que tem como principal objetivo prover a proteção para essa parte do corpo que é responsável pela sustentação e locomoção e que nem sempre é lembrada quando aos processos estão sendo realizados, mas que podem facilmente serem atingidos.
Somados a isso há as roupas que também estão dentro da composição dos equipamentos de proteção junto com os óculos de proteção, capacetes e demais acessórios que podem ser utilizados.
Lembrando que aqui há variações de modelos de equipamentos de segurança o sapato de segurança é um dos exemplos que pode ter tamanhos, materiais, cores e padrões específicos para cada atividade que é desenvolvida.
O mesmo é aplicado para os demais equipamentos citados.
Manutenções
Outro processo importante para garantir a segurança tanto do espaço quanto dos trabalhadores e comunidade ao entorno dos estabelecimentos produtivos são as manutenções em seus diferentes níveis e graus de vasculhamento e identificação de falhas.
Isso porque algumas áreas da indústria não permitem erros ou desatenções, qualquer ação resultante disso, pode ocasionar muitos danos e alguns por vezes irreversíveis.
Um exemplo disso são as empresas que atuam com a produção, concentração e distribuição de gases que são em sua maioria inflamáveis e podem se tornar desastres sem controles ou dimensões dos danos e efeitos.
Para isso o detector de vazamento de gás precisa sempre ser monitorado e chegado para garantir que está funcionando e com qualidade, pois há vidas que são dependentes desses processos bem conduzidos e executados.
Assim é necessário também incluir nos cronogramas de manutenção, as manutenções nos equipamentos que são utilizados para controlar e manter a manutenção e bom funcionamento dos demais aparelhos e ferramentas.
Outro aspecto importante é a calibração de instrumentos de medição que precisam ser verificados constantemente, em alguns cenários e industrias essa calibração é diária ou sempre que o equipamento precisa ser utilizado.
Assim como os demais processos industriais, a calibração e manutenção dos equipamentos de risco precisam ser planejadas e operacionalizas por profissionais especialistas que são devidamente treinado e capacitados para conduzirem essas operações.
Devido ao seu grau de importância é exigência de habilidades técnicas especificas é comum que as empresas terceirizem esses processos, por isso é fácil e rápido encontrar empresas prestadoras desse serviço com alta qualidade nos resultados.
A exemplo há empresa de calibração que é especialista no fornecimento de calibração de diversos equipamentos seguindo as normas e exigências estabelecidas pelos órgãos reguladores.
Aplicando essas técnicas e regras é viável construir um empresa segura a todos, além de traspassar a todos os públicos que há uma preocupação com a saúde e bem estar de todos, consumidores, trabalhadores.
Até mesmo do meio ambiente que por vezes também sofre os impactos dos danos e acidentes que são causados pela negligencia ou desatenção dos processos e manutenções.
Somando segurança com qualidade e profissionalismo para realizar com excelência a atividade industrial pretendida pela empresa.
E também é uma das melhores fórmulas para manter a empresa ativa e competitiva no mercado, estabelecimento o estreitamento do relacionamento com os seus públicos e também solidificando a marca perante todo o mercado produtivo e de consumo.
Ou seja, o investimento em segurança industrial resulta apenas em aspectos positivos para o desenvolvimento e progresso das organizações.