Peças

Saiba mais sobre a composição das juntas de vedação

As juntas cortadas proporcionam vedação segura, prática e econômica. Fabricadas em papelão hidráulico, grafite, PTFE, borracha, sob medida ou desenho. Também fazem parte desta linha, as juntas espirais metálicas, que se prestam a vedações mais severas, com maior pressão e temperatura, seguindo um rigoroso método construtivo sendo fabricadas através de metal enrolado, têm a capacidade de preencher irregularidades contidas nos flanges, garantindo uma vedação de grande resistência à pressão do fluido e às alternâncias das condições operacionais.

O sucesso do ato de vedar é decorrente de vários fatores, entre os principais estão a qualidade da matéria-prima utilizada, a perfeita seleção do tipo da junta e do material desta, e o conhecimento de todos os dados operacionais e de aplicação.

A junta de vedação é utilizada em situações onde as duas superfícies se unem, em suas emendas não pode existir nenhum tipo de vazamento, como acontece entre blocos de motores, junções de dutos e máquinas.

Este tipo de junta é aplicada principalmente nos ramos de mineração, siderúrgicas, metalúrgicas, fábricas de cimento, entre outros.

As juntas podem ser elaboradas e produzidas em diversas formas e modelos, de modo que venham a atender às reais condições de trabalho.

Todavia, por existirem diversos modelos para diferentes indústrias, como a química, petrolífera e petroquímica, poderá encontrar a junta para alta temperatura ou outras condições entre as quais, não necessariamente, aquele produto foi está destinado, o que causará dano ao processo produtivo e ao material.

Para quem vive na cidade de São Paulo, essas peças são facilmente encontradas na feira da borracha, além de contar com inúmeros benefícios para os compradores.

Os materiais que constituem a junta de vedação são de ótima qualidade, garantindo que as propriedades fundamentais sejam mantidas.

Dados importantes sobre a chapa de aço

A chapa de aço inox tem como característica principal o alto teor de cromo e níquel, sendo resistente à corrosão e, especialmente, a altas temperaturas.

É necessário atenção ao comprar a chapa, pois ela normalmente possui um acabamento aparentemente descascado. Para comprar a chapa, deve-se saber a real aplicação e a finalização em suas características.

O aço inox é indicado para as peças que possuam elevada resistência à oxidação a quente, tais como rolos transportadores para fornos, retortas e peças para chaminés, queimadores, trocadores de calor, etc.

Práticas próprias de soldagem permitirão minimizar o efeito de precipitação de carbonetos e a formação de trinca a quente.

Dependendo resultado do processo de soldagem utilizado, a oxidação deve ser removida para garantir a restauração da resistência à corrosão.

E essa remoção pode ser feita através da utilização de escovas ou banhos químicos, usando uma pasta contendo mistura de ácido nítrico e fluorídrico. Cada fornecedor das chapas pode oferecer uma série de tipos de chapas com acabamentos distintos.

As chapas podem ser aperfeiçoadas de acordo com especificações determinadas para cada tipo de uso, entretanto, deve-se observar se o fabricante de chapas segue as padronizações a serem respeitadas e que regem sua produção, tais como a padronização da NBR 636.

Outrossim, o fornecedor de chapas de aço inox que não utilizam o polimento, devem atentar-se que, a falta deste acabamento pode acarretar na variação da aparência e pode alterar o toque, ou seja, a superfície pode não ter suavidade ao tato.

Ademais, a composição química de chapas de aço não polidas, podem também variar pela composição química, espessura e modo de confecção desta.

O que são lençóis de borracha?

Os lençóis de borracha são peças em que mantas são fabricadas com material de borracha laminadas e disponíveis em rolos com medidas padrões com ou sem inserção de telas para o reforço.

Um dos grandes critérios que definem a utilização do produto é o seu grau de dureza. Essa medida está relacionada ao tipo de elastômero utilizado além da espessura do produto.

Sendo assim, o lençol de borracha é ideal para aplicação em componentes de produtos ou também para as manutenções industriais.

Em geral, são usados em ramos agrícolas e automobilísticos, além de segmentos como construção civil, portuárias, etc.

A espessura dos lençóis, geralmente, pode variar de 0,4 mm a 12,7 mm; largura de até 2.000 mm e comprimento padrão de 20.000 mm, ou, em alguns casos específicos, até 10.000 mm.

Diante dos fatos supracitados, o lençol se mostra um produto extremamente flexível e necessário quanto à sua aplicação no cotidiano.

Exposição à umidade, temperaturas extremas e substâncias corrosivas podem danificar o lençol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *