Peças

Rolamento e mancal: conheça o relacionamento e funcionamento dessas peças

Sendo um apoio fixo para eixos, os mancais são peças de máquinas que, geralmente, são constituídas de uma estrutura de ferro fundido e bipartida (base tampa), que encerra o casquilho, no qual gira o eixo.

Por menos conhecidos, os mancais são importantes em muitos equipamentos

Por terem uma função muito importante tanto em veículos, como em máquinas e equipamentos, é possível encontrar alguns tipos e modelos diferentes desse produto, como:

  • Modelos auto alinhaveis, que oferecem diversas possibilidades de fixação do rolamentos, por meio de furos rosqueados ou de passagem, de acordo com a empresa SRN;
  • Modelos bipartidos podem agregar valor às operações, reduzindo significativamente o tempo de parada, associado a mudança de equipamentos para trocar um rolamento de rolos padrão.
  • Mancal de rolamento – composto por dois anéis que compartilham o mesmo centro e contam com rolamentos, que podem ser roletes, esferas ou agulhas. O uso desse tipo de material, é indicado para desenvolver projetos que exigem mais velocidade e pouco atrito. Hoje, no mercado, existem diversas empresas especializadas na produção e comércio de mancal para rolamento;
  • Mancal de escorregamento, deslizamento ou bucha – muito utilizado no maquinário pesado e em equipamentos de baixa rotação, esse tipo de mancal é fácil de montar, mas diferentemente do anterior, possui muito atrito. Precisa ser limpo e lubrificado de forma regular, para que sua vida-útil seja duradoura;
  • Mancal hidrodinâmico é constituído por eixos de buchas, que têm um diâmetro quase do mesmo tamanho que o diâmetro interno da bucha, ou seja, quando montados, o espaço fica muito reduzido. O que exige a lubrificação das duas peças, para que não haja contato direto entre elas. São utilizados em turbo máquinas por suportarem grandes velocidades;
  • Mancal hidrostático, famoso e muito utilizado por conta de sua precisão, esse mancal é utilizado em ferramentas, máquinas de testes e de medição;
  • Mancal aerostático – tipo de mancal capaz de aguentar temperaturas muito elevadas, sem gerar dados expressivos de calor, são equipamentos que proporcionam muita exatidão durante o processo de funcionamento.

Enquanto isso, os rolamentos, componentes complementares aos mancais e essenciais para reduzir o atrito, causado por conta do impacto entre sua própria superfície e o que está “sendo rodado”.

A grosso modo, são compostos por estruturas simples, como anéis externos com pista de rodagem interna e anéis internos, com pista de rodagem externa.

Sendo elementos rolantes e, em alguns casos, gaiolas que fixam a posição dos elementos rolantes. Rolamentos estão presentes em diversos equipamentos com que convivemos.

Conheça os principais tipos de rolamentos

Os principais tipos de rolamentos, são os modelos rígidos de esfera, que são opções muito versáteis, porém não separáveis, mas muito indicados para utilização em equipamentos velocidade muito rápida.

Por serem muito resistentes, não requerem muita manutenção, já os rolamentos axiais, que estão disponíveis em diversas versões, como axiais de esferas de escora simples ou dupla e axiais de agulha.

Os rolamentos autocompensadores, que contam com esferas, pista esférica comum no anel externo e pista esférica dupla no anel interno.

O rolamento contra recuo, utilizado em máquinas, com a função de manter a rotação do sistema em uma direção única, como impressoras de gráficas, máquinas de embalagens, rotuladoras, envasadoras, entre outras.

Os modelos de rolamentos de rolos cilíndricos, utilizam gaiolas e podem suportar cargas radiais, acelerações rápidas e velocidades bastante elevadas.

Um dos elementos mais comuns em que os rolamentos não utilizados, são os alternadores. Entretanto, não há um tipo específico de rolamento do alternador, sendo necessário se certificar com o fabricante qual o mais adequado.

Curiosidade: os finger spinners que caíram no gosto de muitas pessoas, também são compostos por rolamentos. Para fazer a troca ou limpeza do objeto, é preciso contar com uma ferramenta específica, que facilita a retirada do rolamento.

Encontrada de maneira fácil em lojas de ferramentas ou até mesmo de materiais de construção, são os saca rolamento.

No sistema composto por rolamentos e mancais, um dos instrumentos mais utilizado são os parafusos, que precisam trazer praticidade e segurança a todo o sistema.

Por isso, um dos modelos desse tipo de produto, mais comum de ser encontrado na montagem do sistema, é o parafuso cabeça lentilha, que é muito resistente e ainda conta com uma variação que contém travas de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *