Quais são os meios de transporte de mercadoria?
Assim como a maioria dos itens, que são produzidos em indústrias, requerem cada qual uma embalagem personalizada, assim também, cada item necessita de condições próprias de transporte, sob risco de danos.
Isto não significa que a infraestrutura de transporte deva se adaptar constantemente, para transportar cada um dos tipos de produtos. A exceção vale para alguns itens específicos, como bebidas engarrafadas ou alimentos congelados.
Para os produtos que admitem estocagem genérica, e não têm prazo de validade contando regressivamente, existe infraestrutura genérica que permite transporte junto com centenas de outros itens, igualmente tratados, que consiste do sistema paletizado.
Paletização
O sistema nasceu em meio à 2aGG, desenvolvido nos EUA. Na medida que aquele país se viu envolvido no esforço de guerra, desenvolveu-se a empilhadeira, cujo uso rapidamente se alastrou no exército e na marinha.
O Pallet de madeira, que é a interface entre a carga e o garfo da empilhadeira (denominado de garfo o par de lâminas presentes constantemente na dianteira da empilhadeira), se mostrou um padrão de área/volume para movimentação, que as empilhadeiras facilmente transportam.
E acomodam em prateleiras padronizadas, o que se mostrou conveniente para armazenamento e transporte em modais marítimo, rodoviário, ferroviário e aéreo.
Por se tratar de veículo de uso profissional, e depender de treinamento para ser pilotada, a empilhadeira é um investimento considerável, cujo custo operacional considerável geralmente pode se concentrar na movimentação vertical, que pode alcançar até 7 metros de altura.
Este esquema, que libera a empilhadeira para tarefas específicas, é viabilizado por paleteira, equipamento dotado de garfo, erguido hidraulicamente uns poucos centímetros, suficientes para mover um pallet no solo.
Apoiado sobre rodízios e casters (nome técnico para rodízios que têm liberdade para girar verticalmente, sobre eixo propositalmente desalinhado com o ponto de apoio no solo, de modo que o rodízio facilmente muda de direção conforme o conjunto é empurrado pelo operador) deslocado sem dificuldades por um único operador.
Cargas sujeitas a vazamentos
Para cargas líquidas frequentemente sujeitas a vazamento, ou mesmo para transporte paletizado de líquidos cujo derramamento pode assumir status de insalubridade (com consequências de prejuízos financeiros e penais), como líquidos poluentes, contaminantes ou tóxicos, foi desenvolvido o Pallet de contenção.
Compatível com empilhadeiras e prateleiras, possibilita apoiar cargas sobre o seu topo, que é vazado para permitir que líquidos escorram para o seu interior, onde ficarão acumulados até à parada seguinte, quando será possível adotar providências para a neutralização ou o descarte adequado.
Construído em formato e estrutura de recipiente, permite optar entre capacidades de 100 a 1000 litros (outros volumes sujeitos a consultas).
Composição de pallets
Geralmente, cargas que chegam de indústrias nem sempre vêm paletizadas. É comum que os pallets, que irão trafegar milhares de quilômetros por rodovias ou ferrovias, necessitem ser compostos no galpão logístico da transportadora. Pallets com destino predefinido pode ser composto até via aplicativo de computador, mas isto não colocará as mercadorias sobre o pallet.
Se o sistema for realmente completo, o funcionário que comporá o pallet localizará a coordenada da encomenda, o que lhe permitirá, com auxílio de um Carrinho plataforma, transferir a mercadoria das coordenadas iniciais para as do local onde o pallet estiver sendo composto.
Este recebe o nome porque em geral dispõe de 4 rodas, o que de imediato é um avanço na estabilidade. Outro detalhe que auxilia na segurança são os freios, no mínimo em um par de rodas, o que torna bem mais segura a transferência dos volumes entre o carrinho e a prateleira, ou entre a plataforma do carrinho e o pallet.
Igualmente, a operação em desníveis discretos fica mais segura. Para declives acentuados, é importante que o carrinho disponha de gradeamento lateral e posterior, o que permite estabilizar a carga embarcada sobre o carrinho.
Outro recurso auxiliar na operação de um carrinho para transporte intra-fábrica, são rodas dotadas de pneumáticos: a rodagem se torna bem mais suave, transmitindo menos trepidação para a carga.
O veículo apresenta aderência superior nas curvas e em pista molhada, e supera sem maiores dificuldades fissuras no calçamento e pequenos desníveis; até o freio demonstra melhor aderência ao solo. Resultou uma lista de alguns recursos logísticos para uso na indústria:
- Empilhadeira;
- Paleteira;
- Pallet de madeira;
- Pallet de contenção;
- Carrinho plataforma;
- Prateleiras padronizadas;
- Remessa com destino/rota comuns.
Terrenos em áreas industriais são investimentos elevados. É essencial dosar a correlação entre áreas produtivas e áreas de circulação: tudo fica na dependência do modo como o fluxo de materiais, em processo de transformação, transcorre entre os setores.
O layout passa a ser função do(s) produto(s), das quantidades, da taxa de produção, do grau de automação. Investir em transporte automático suspenso (personalizado) é proibitivo, mas em logística do tipo genérico (carrinhos, paleteiras e empilhadeiras) é um passo acertado e efetivo.