Quais as diferenças da calha e eletrocalha?
A eletrocalha, nada mais é que um perfil de metal, do qual é espalhado pelo teto de um determinado ambiente. A eletrocalha perfurada está entre as mais solicitadas, mas hoje, é possível encontrar novos formatos como: abertas, fechadas, lisas, e modelos que se assemelham com a estrutura de um ar condicionado.
Essas calhas que são fundamentais para passar cabos ou fio de eletricidade, dados da internet, voz e imagem. As eletrocalhas são responsáveis por fazer toda a distribuição elétrica de um galpão, empresa, shopping, estabelecimento comercial, entre outros.
Qualquer modelo de cabo é sustentado por essas bandejas feitas de metal, das quais contém furos que são conhecidos como emenda para eletrocalha, local por onde passam os fios.
Comumente, elas também podem ficar visíveis no teto, sobre o forro ou sob um piso elevado. O importante é ressaltar que não há técnica ou método mais seguro e prático que consiga fazer a divisão ou distribuir os fios e cabos, do que utilizando qualquer tipo e formato de eletro calha plastica, de metal, com tampa, entre outros modelos.
Nesse caso, consulte um especialista para lhe direcionar na melhor escolha de eletrocalha. Suas principais funções e vantagens são:
- Sustentação;
- Organização dos fios e cabos;
- Encaminhamento de fios e cabos;
- Facilidade no reparo;
- Facilidade na manutenção;
- Agilidade na inspeção dos circuitos.
Porém elas não conseguem desempenhar essa função sozinhas e, para que as eletrocalhas cumpram seu papel com eficácia é necessário acoplar algumas peças complementares.
Nesse momento, escolha um fornecedor que possa lhe apresentar formatos padronizados dessas peças, para que dessa forma não haja problemas posteriores e, também, que não falte peças.
Conheça algumas peças complementares da eletrocalha
A tala é uma pequena placa de metal que possui 4 furos e tem a funcionalidade de ser usada para conectar uma calha à outra. Outro item são as tampas, peças cuja função é cobrir as eletrocalhas e proteger os fios e cabos das variações climáticas externas como: chuvas, animais, entre outras intervenções comuns.
As curvas são peças moldadas para criar ângulos de 45 e 90 graus entre os dutos e deixar a passagem dos fios sem causar nenhum dano, juntamente com uma emenda interna u 100×50.
Outro acessório é o acoplamento, cuja objetivo é função ligar uma eletrocalha e um perfilado. Seu formato é diferente e próprio para executar essa atividade.
Por último, tem a saída horizontal, peça cuja finalidade é ligar os fios e cabos de um eletroduto a eletrocalha. Ela consegue conectar na lateral da eletrocalha, criando ângulo perpendicular entre o eletroduto e a eletrocalha.
Descubra a função das calhas
A calha de aluminio, ou fabricada com outro tipo de material, como PVC, por exemplo, assegura mais sofisticação ao ambiente e, por oferecer melhor acabamento, serve para conduzir a água da chuva mesmo que de forma exposta.
Com a função de proteger as residências ou qualquer imóvel, seja comercial ou empresarial de possíveis danificações provocados pela água, não somente alagamentos, a calha previne a fundação de corrosões e rachaduras.
O ideal é escolher a calha adequada para cada tipo de imóvel, pois o tamanho dela dependerá do tamanho do telhado e da inclinação das telhas. Também é necessário adquirir rufos, pois auxiliam na proteção contra infiltrações no interior da casa.
No mercado, existe muitos modelos de calhas, cada um tendo uma função específica, por isso, devem ser adquiridas de acordo com o lugar da instalação.
Um exemplo de variação é a calha de pvc preço que pode oferecer preço acessível. Lembre-se de analisar o comprimento e as descidas do fluxo da água, pois são informações fundamentais no momento da instalação.
Há três tipos de calhas mais usadas: calha moldura para beiral, calha americana para beiral e calha quadrada para encontro com parede. Estas são calhas destinadas aos telhados próximos das paredes com fixação extra.
É muito importante manter sempre limpos os rufos e calhas, pois dessa forma garanta-se a qualidade do fluxo. Essa manutenção faz-se necessária em um período médio de três meses. Um momento ideal para inspecionar uma calha é no momento de chuva forte.
Veja o fluxo de água nos dutos, pois se não estiver drenando a água corretamente, pode ser que a calha esteja obstruída por detritos diversos.
A diferença entre elas é que uma, a eletrocalha, é voltada para fiação elétrica e demais cabos e, outra, está destinada para condução correta da água da chuva.
DESDE JA DIGO QUE ESTOU MUITO FELIZ COM O ARTIGO OBRIGADO MESMO.