Processos industriais para seu funcionamento e saúde
Seja uma industria de alimentos, ou então uma indústria automobilística, ou qualquer outro setor, é imprescindível ter fatores e processos que ajudam a medir como anda a saúde de determinado empreendimento. Ou seja, o funcionamento dos maquinários.
Dessa maneia, saber para que serve, em quanto tempo fazer e – principalmente – a importância de se fazer esses procedimentos, é de grande ajuda para o desenvolvimento industrial pleno.
Análise de potabilidade
Para que a análise da água seja feita com extrema qualidade e eficiência, é preciso que o transporte e a coleta da água seja feita com extremo cuidado para o laboratório, a fim de que os resultados não sejam alterados nessas etapas.
Toda análise de potabilidade deve ser feita tendo em vista portaria do Ministério da Saúde de número 2.914, do ano de 2011.
Análise microbiológica do ar
A análise microbiológica do ar geralmente são feitas e solicitadas em ambientes climatizados. Isto é, que possuem ar condicionados ou então climatizadores.
A análise microbiológica do ar desses ambientes permitirá identificar se esse ar está com contaminantes como:
- Bolores;
- Leveduras;
- Bactérias;
- Fungos.
Esse tipo de análise microbiológica é feito por muitos setores da indústria, mas principalmente pelas indústrias farmacêuticas e alimentícias. Geralmente a análise e solicitada para diagnósticos dentro do ar comprimido.
A análise microbiológica do ar permitirá identificar se será necessário a troca dos filtros de ar condicionado e também a manutenção dos equipamentos climatizadores. Isso porque, caso ocorra a ausência de manutenção dos equipamentos, podem ocorrer diversos tipos de doenças respiratórias além de aumentar a proliferação e disseminação de vírus e bactérias.
A análise da qualidade do ar serve para garantir as normas dadas pela resolução 9 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Ultrassom para saúde industrial
O ultrassom industrial, conhecido também como ensaio de ultrassom industrial, nada mais é que uma técnica que vem sendo empreendida cada vez mais na indústria com o objetivo de detectar as descontinuidades das peças e equipamentos, por meio de sons e também de vibrações.
O ultrassom industrial é uma das técnicas mais requisitadas do mercado, por um simples motivo: garantir a qualidade das peças como as de grande espessuras e de geometrias complexas.
O ultrassom industrial pode ter diversas aplicações, em variados segmentos industriais e também do comércio.
Os setores que vem mais solicitando esse tipo de procedimento são as caldeirarias e das estruturas marítimas. Além disso, os setores de ferramentaria o utilizam muito.
A técnica geralmente é empregada em diversos tipos de materiais, sendo mais eficiente em aço carbono e aço inoxidável.
Vale destacar nesse ponto que o procedimento de ultrassom em materiais não ferrosos requer técnicas especiais.
Existem muitas vantagens para a utilização dessa técnica, principalmente por ser um tipo de análise não destrutiva, isto é, que não causa nenhum tipo de dano ao equipamento. Ou seja, é um procedimento muito seguro.
O ultrassom é muito eficiente, principalmente porque consegue detectar com uma precisão absurda as descontinuidades das peças de maneira interna.
Além disso, a técnica é dinâmica e prática. Apesar disso, é bem complexa, sendo necessário a busca por profissionais e empresas que a façam a operação com profissionalismo.
Todos esses procedimentos atuam para que a indústria consiga se desenvolver de maneira mais plena e com um nível de produção mais aguçado, além de sua plena saúde.