Procedimentos

Como a ferramentaria e a soldagem funcionam nas indústrias

A produção de uma peça é bem complexa, desde a soldagem até a distribuição, levando em consideração as características que cada item deve apresentar para ser empregado em diferentes segmentos.

Por exemplo, existem as peças de metal, ferro e alumínio, que podem ser usadas para fabricação de máquinas e equipamentos industriais, a criação delas é feita seguindo parâmetros de qualidade pré-definidos.

Com isso, um exemplo de ferramenta usada para esse tipo de trabalho é a fresadora. De modo geral, contém uma fresa que serve para cortar, desbastar e perfurar peças brutas que podem ser grandes durezas e, mesmo assim, os resultados são excelentes.

Ademais, há ainda peças feitas por meio da injeção de plástico que significa que o material será aquecido e depois despejado em um molde que tem o formato desejado.

Esse meio é muito usado pois os termoplásticos são aquecidos e se tornam bastante maleáveis enquanto líquidos e, quando esfriam, endurecem e se tornam muito resistentes.

Contudo, essas e mais técnicas de produção de peças fazem parte do ramo de ferramentaria industrial, que cria objetos de uso em diferentes setores com qualidade e destreza a partir da utilização de matérias-primas de excelência, além de máquinas modernas e tecnológicas.

Entretanto, esse é apenas um dos inúmeros ramos da indústria que cada vez mais desenvolve novos tipos de trabalho que ajudam a vida de todas às pessoas. Nesse sentido, alguns setores que usam essas peças são:

  • Empresas automobilísticas;
  • Fabricantes de máquinas;
  • Fábricas de equipamentos;
  • Desenvolvedores de eletrodomésticos.

Soldagem e sua importância

O processo de soldagem é um dos mais conhecidos mundialmente, boa parte das empresas usam esse método.

Basicamente, a soldagem consiste em usar o calor como meio de aquecimento para um ou mais materiais e, assim, unir esses componentes, seja para criar uma peça ou reformar um equipamento que se desgastou com o tempo.

O fato é que uma empresa de solda trabalha oferecendo o serviço que tem muita eficiência e versatilidade, isso porque existem diferentes tipos de procedimentos que podem ser usados para chegar ao resultado esperado.

Entretanto, há três que mais se destacam, o primeiro é por eletrodo revestido, esse é o mais antigo consegue utilizar os mais variados tipos de materiais.

De modo geral, o seu processo de funcionamento é simples, ele contém um eletrodo revestido que é ligado a peça que será soldada por meio de um arco elétrico e assim o calor é feito.

Os outros dois são a Solda MIG (Gás Inerte de Metal) e solda TIG (Gás Inerte de Tungstênio), ambos são semelhantes, pois usam um gás inerte que protege a peça a ser soldada de outros gases presentes na atmosfera e que podem causar imperfeições no processo.

Ademais, os dois possuem também um arco elétrico, mas a diferença é que na solda MIG ele ligará a peça até um arame sólido e, no caso da TIG, a ligação é feita entre o material de solda até um eletrodo não consumível de Tungstênio.

como saber que a máquina de solda é a certa

Contudo, para realizar todos os processos é preciso contar com uma maquina de solda eficiente que auxiliará os profissionais na tarefa.

No mercado existem diferentes modelos e cada um é usado para uma finalidade e com o passar dos anos vão surgindo ainda mais tipos que prometem mudar a forma de trabalho.

Com isso, é possível dizer a respeito de uma inovação, a inversora de solda é menor e mais compacta que as demais, ela foi desenvolvida para que pudesse ser transportada com facilidade até o local onde o serviço vai acontecer, de modo que para áreas externas e de difícil acesso é a mais indicada.

Além disso, ela tem um painel inteligente para controlar a frequência e o consumo de energia é reduzido, o que aumenta a economia.

Ademais, para processos menos complexos, existe ainda o maçarico de solda, ele opera realizando a mistura de dois componentes, o acetileno e o oxigênio, em quantidades iguais que fazem com que seja realizado não apenas a solda, mas também o corte e aquecimento de peças.

Mas vale lembrar que, seja qual for a máquina e procedimento escolhido, o profissional deve se proteger usar uma mascara de solda que vai garantirá que seu rosto fique seguro de fagulhas e outros itens que podem se soltar e atingir os olhos, boca nariz e afins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *