Maneiras de auxiliar na indústria com medições
A empresa de montagem industrial geralmente visa o custo-benefício para o contratante e atua em diferentes momentos, ou seja, é responsável pelas instalações de sistemas de iluminação, instalações pneumáticas, hidráulicas, de sistemas de combate a incêndio, de infraestrutura, de leitos, de cabos de comunicação, entre outras áreas da indústria.
Para alcançar um sistema produtivo que tenha precisão e melhor performance, é preciso contratar uma empresa de montagem industrial, assim, assegura uma análise total do espaço, com um período de tempo menor e alta qualidade nas atividades. Isso permite:
- Menor consumo de energia;
- Criação de projetos personalizados;
- Orientação no conjunto de equipamentos especiais;
- Redução de perda de materiais ao longo do processo.
Quando optar por uma empresa desse ramo, algumas vantagens são automaticamente acopladas ao processo como o aumento de vida útil dos aparelhos da indústria e o espaço que ocupam.
Entretanto, isso apenas ocorre se tiver o cuidado que o planejamento minucioso agrega e com o investimento da manutenção preventiva, pois essas manobras asseguram a saúde dos dispositivos e conseguem eliminar custos com a adesão de novos.
A empresa de montagem industrial efetua trabalhos se moldando dentro das normas de segurança, saúde e higiene. Consegue ganhar destaque na segurança por examinar estudos com possíveis falhas, analisar causas e manutenção periódica, com isso, o sistema trabalha com sua capacidade total.
Saiba mais sobre os instrumentos de metrologia
O termo metrologia é o setor responsável pelos instrumentos de medição e, por suas calibrações, além de efetuar o controle dos instrumentos e calibração, ele também pode ter a função de medir e inspecionar produtos e procedimentos, assegurando total confiabilidade.
Existem muitos dispositivos que realizam a medição no qual sem sua precisão pode acarretar erros nos produtos. Veja alguns Instrumentos de metrologia e sua função.
O primeiro deles é o paquímetro no qual é utilizado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de um objeto, é formado de uma régua graduada, com encosto fixo que desliza com um cursor.
O relógio apalpador é um dispositivo de medição usado na indústria para muitos fins, como, por exemplo, excentricidade de peças, alinhamento de peças nos equipamentos, o paralelismos entre faces, medições internas e medições de detalhes de difícil acesso.
Funciona pelo mecanismo que transforma o deslocamento radial de uma ponta de contato em movimento axial, passando para um relógio comparador, obtendo uma leitura da dimensão.
Outros instrumentos de medição são o micrômetro e o multímetro. O primeiro funciona pelo parafuso micrométrico e apresenta mais precisão do que a craveira, funcionando pelo deslizamento da haste sobre a peça dentada, possibilitando a leitura da espessura através de um nônio ou de um mecanismo similar de um relógio analógico.
O multímetro, ou multiteste (multimeter ou DMM, Digital Multi Meter em inglês) é ideal para medir e avaliar grandezas elétricas, sendo um instrumento para ser mostrador analógico ou digital.
Existem vários outros aparelhos, como: réguas, rugosímetro, Máquina de medição tridimensional, durômetro, projetor de perfil, entre outros. Mas o ideal é sempre procurar uma empresa especializada para realizar a calibragem e utilizar de modo correto os instrumentos.
Descubra as características do sistema de pesagem
O Sistema de pesagem é formado por um conjunto de tecnologias idealizadas para a medição de pesos variados dos materiais.
É composto por sensores semicondutores produzidos em silício com alta sensibilidade e com células de carga digital com tecnologia capacitiva.
Usada em praticamente todos os setores industriais, tendo a opção não intrusiva, isto é, sua montagem e instalação não requer nenhuma alteração na estrutura ou uma pequena modificação na instalação das células de carga, pois, depende da precisão e do controle que o cliente quer alcançar.
Podendo ser instalados em vigas que sustentam silos, tanques, hoppers, moegas, entre outros, o sistema de pesagem captura variações de deformação das vigas, de forma a transmitir sinais elétricos no qual são decodificados pelo sistema de recepção, apontado o peso das cargas armazenadas.
Suas vantagens são: a instalação bolt-on, montagem simples, uso da estrutura pré-existente do silo, otimização do tamanho, medição omni-direcional, precisão e estabilidade, display de indicação, fácil calibração, saídas 4-20 m A, profbus, sistemas DeviceNet, Modbus e Relés.
Para ter uma pesagem precisa, o sistema conta com células de carga digital com tecnologia capacitiva, isso, quando o elemento sensor não está em contato no corpo da célula, possibilitando o sistema trabalhar com sobrecarga de tração, torção e compressão sem causar danos.
A instalação do sistema de pesagem deve ser feita por empresa que tenha conhecimento técnico da tecnologia empregada, garantindo a devida calibração do dispositivo, assim, sendo bem eficaz e rigoroso no apontamento dos pesos dos materiais armazenados e nos itens de medição.