Três materiais utilizados na indústria alimentícia
A indústria alimentícia, assim como o setor industrial de forma geral, apresenta grande diversidade nos processos realizados.
Envolvendo muito mais do que processos de preparação de produtos alimentícios, como também procedimentos que atendem às exigências de locomoção e armazenamento de tais produtos.
Por esse motivo, os materiais usados são muito variados.
As vantagens dos big bags
Os sacos big bag são amplamente utilizados na indústria, em especial, para o transporte de volumes médios que podem ser utilizados para o armazenamento de diferentes tipos de pó, líquidos e granulados, uma vez que são contentores flexíveis de alta maleabilidade e resistência.
Estes sacos podem ser encontrados de diferentes maneiras para atender a finalidades distintas, por exemplo, com 1, 2 ou 4 alças, reciclável ou não, alça padronizada ou não, entre capacidade para volumes distintos, que pode estar dentro da medida de 250 a 2 mil quilos. Além desses atributos, apresentam as seguintes vantagens:
- Dispensam uma segunda embalagem;
- Promove economia no armazenamento;
- Otimizam as operações logísticas;
- Estão de acordo com as normas vigentes referentes à higiene;
- Permite o recondicionamento;
- Podem ser personalizados.
Além disso, são fabricados em tecido de polietileno ou polipropileno, possuindo também estabilização contra os raios UV.
Os revestimentos internos também são de polietileno, mas é possível encontrar tipos variados para o carregamento, que corresponde à parte superior da embalagem e descarregamento, que se refere a parte inferior.
Já as dimensões, podem ser os padrões aplicados no mercado internacional e nacional, porém, empreendedores também podem encontrar alternativas sob medida para atender, adequadamente, às exigências que determinada operação apresenta.
Independentemente da escolha, os sacos devem atender às especificações e certificações técnicas necessárias.
Há também um nicho do mercado voltado à venda dos big bags usados, que, naturalmente, apresentam um custo menor.
No entanto, é preciso que o profissional responsável esteja atento ao tipo de finalidade que os sacos atenderão, principalmente para analisar o quão benéfica a reutilização pode ou não ser.
Para o que serve o carro cuba?
Um carrinho de carga é indispensável para auxiliar no transporte de diferentes tipos de volumes, porém, além do suporte para a locomoção, é preciso escolher o tipo ideal de carro para atender às especificações corretas dos produtos.
É o caso do carro cuba, que atende o setor de alimentos, hotéis e área química.
As principais vantagens desse tipo de carro estão relacionadas, justamente, ao material de fabricação e estrutura que apresenta, pois é produzido em polietileno de alta ou média intensidade.
Além disso, quando é usado para remover o lixo, apresenta um dreno que torna o trabalho de escoamento ainda mais prático.
Dessa forma, o carro cuba torna o transporte dos materiais mais seguro, principalmente quando se leva em consideração que também atendem setores hospitalares e que muitas vezes é fundamental ter cautela com os resíduos.
Principais aspectos das bancadas de aço inoxidável
Ao notar a área da pia de cozinha, principalmente quando se trata de opções industriais, é possível notar fortemente a presença do aço inoxidável, pois se trata de uma alternativa de grande resistência à corrosão e à ferrugem.
No entanto, ao buscar por bancada de aço inox preço, é importante se ater às especificações, em especial, porque alguns tipos não apresentam boa tolerância a objetos e alimentos quentes na superfície.
Outro detalhe que deve ser observado é a espessura do calibre, que está relacionada com a resistência que apresenta. Afinal, conforme apontado.
O aço inoxidável é fabricado com diferentes atributos. Neste caso, quando mais baixo o indicador, mais grosso o aço é e consequentemente, mais forte.
Por exemplo, espessuras de 16 a 18 são comumente utilizadas em residências, já as de 14, são direcionadas predominantemente para lugares comerciais.
O aço inox reúne atributos indispensáveis para atender às exigências ligadas ao setor alimentício, pois apresenta uma bancada fácil de ser higienizada, resistente a manchas e ao calor e higiênica.
Além disso, é um material não poroso, que não absorve os ingredientes e consequentemente, inibe o acúmulo de bactérias e manchas.
Conforme apresentado ao longo do texto, há diferentes materiais que são aplicados nos segmentos industriais e é preciso conhecer suas especificações e principais aplicações.
Não é diferente ao se tratar de cada etapa que o setor alimentício envolve, seja para estabelecimentos de pequeno ou de grande porte.