Equipamentos

Funções de equipamentos usuais na indústria

Os mais variados setores da indústria atuam em prol da transformação de matérias, trabalho com cargas, entre outras possibilidades que reforçam a diversidade presente.

Não é diferente ao se tratar dos equipamentos e materiais utilizados, que, consequentemente, são diversos e com determinada importância para cada finalidade em que são aplicados, como os ímãs, painéis de controle e muitos outros.

O que é super ímã?

O ímã, de forma geral, é constituído em prol de gerar um campo magnético constante, sendo assim, todos os tipos de ímãs possuem um polo sul e um norte.

No entanto, embora exista essa semelhança, alguns tipos de ímãs estabelecem maior força e por isso, há um tipo chamado de super ímã, que corresponde ao neodímio-ferro-boro.

Os do tipo super ímã neodímio são considerados os ímãs mais fortes entre todos, incluindo entre os ímãs de Terras Raras, que correspondem a uma família da tabela periódica.

Sua produção envolve o compactar as ligas metálicas pulverizadas, posteriormente, são submetidos a ação de um campo magnético potente e sintetizados, dessa forma, os grãos internos são orientados.

Esses ímãs podem ser utilizados nas mais variadas aplicações, que exigem um campo magnético mais potente nos equipamentos, tais como;

  • Levantadores magnéticos manuais;
  • Grades magnéticas para separar impurezas;
  • Placas eletropermanentes;
  • Placas para a fixação de peças;
  • Separadores magnéticos suspensos.

Apesar da grande potência magnética desses ímãs, apresentam vulnerabilidade estrutural e a corrosão, por esse motivo, é fundamental que sejam revestidos. Entre as opções de revestimento estão resina epóxi, zinco e níquel.

A opção com aparência apontada como menos atrativa é o zinco, por ser aparentemente mais áspero.

Já o níquel, é a alternativa mais aplicada e comumente um revestimento triplo ou mesclado com cobre é realizado, como resultado, a superfície fica com aspecto prateado e brilhante.

Já o revestimento em epóxi é semelhante a um procedimento plástico, que apresenta grande resistência à corrosão.

Há também os chamados neodímios em ouro, que é aplicado na camada de níquel e possui as mesmas características deste item, com a diferença do acabamento dourado.

Características de painéis aplicados na indústria

Existem diferentes painéis que podem ser encontrados no meio industrial, porém, a maioria reúne a semelhança de ter como principal funcionalidade acionar, controlar e intertravar determinadas aplicações ou processos, como o painel de controle, que está presente em diversos sistemas em prol de facilitar o desempenho e automação.

A forma como tais painéis são encontrados também pode variar, por exemplo, em aplicações de grande porte, os painéis de controle podem ter uma ou mais colunas de conjuntos fechados, conectados ou não às colunas de painéis que apresentam os equipamentos de alta potência.

Por mais que tenham finalidades totalmente diferentes, também há o painel host, que diz respeito a, basicamente, um painel de hospedagem no meio virtual.

Apesar dessa distinção, também serve para que os recursos oferecidos sejam administrados, só que neste caso, em um site.

Sendo assim, é possível alterar configurações, remover ou adicionar itens, entre outras funcionalidades. Tudo dependerá do tipo de plataforma selecionada pelo responsável.

O importante, em qualquer tipo de painel, é que seja possível exercer o gerenciamento de forma prática e eficaz.

Para o que serve o bronze grafitado?

bronze grafitado corresponde a peças com alta resistência ao desgaste e que apresentam atributos de deslizamento superiores.

Além disso, também apresentam propriedades anti fricção.

Sua confecção é efetuada por meio da adição de pós metálicos às ligas de bronze, ou seja, uma série de ligas metálicas, que possuem em sua base estanho e cobre, além de proporções de elementos distintos que podem variar, como níquel, alumínio, zinco, entre outros.

Dessa maneira, o item se torna permanentemente lubrificado e por isso, as peças são aplicadas comumente onde não é possível efetuar a lubrificação manual, por exemplo, em determinados processos na indústria automotiva.

Além desses fatores, também é interessante citar que a confecção dessas peças comumente ocorre por meio e equipamentos potentes e procedimentos de fundição e usinagem.

Conforme pode ser notado, entre tanta diversidade apresentada na indústria, há equipamentos e peças usualmente empregados, estejam esses itens relacionados ao gerenciamento ou com o tipo de matéria-prima trabalhada.

De qualquer forma, é imprescindível que cada processo tenha uma execução eficaz e segura, que deve ser efetuada por um profissional capacitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *