Equipamentos

Cuidados necessários com os equipamentos no ramo industrial

setor industrial é repleto de equipamentos e maquinários responsáveis pela produção de mercadorias comercializadas em diferentes vertentes que conhecemos atualmente – tanto no ramo alimentício, farmacêutico e mercadológico.

Por isso, cuidados como a analise de risco nr 12, por exemplo, são importantes para o setor industrial.

Tomar cuidado com os equipamentos da indústria é assegurar a integridade física dos operadores também, que passam boa parte do expediente trabalhando em contato direto com as máquinas.

Além disso, potencializar e desenvolver medidas modernas, como a instalação de painel de controle, no caso, é uma ótima medida para aumentar a produtividade e garantir a vida útil dos maquinários industriais, que custam uma fortuna.

Sendo assim, desenvolvemos este conteúdo completo com alguns dos principais cuidados com os equipamentos industriais.

Continue com a leitura deste artigo logo abaixo.

Análise de risco

Assim como foi mencionado acima, a análise de risco da nr 12 merece total atenção. A Norma Regulamentadora de número 12 determina que a máquina tenha uma análise de risco.

Tal fator pode ser visto no item 12.39(a) e em outros, relacionado a este documento como base para realização da ação. Por outro lado, a norma técnica vigente que sinaliza a feitoria do procedimento é a NBR ISO 12100:2013.

Realizar a análise de risco é a melhor maneira de evitar um acidente. O serviço identifica todos os possíveis riscos que há na indústria, justamente envolvendo os maquinários.

Para isso, profissionais de qualidade ficam incumbidos de usar critérios normalizados, incluindo a análise de possibilidades reais.

Em poucas palavras, essa análise de risco vai definir o que pode dar errado em determinados maquinários e ambientes da indústria.

Existem três passos para realizar esse serviço. São eles:

  1. Determinação dos limites da máquina;

  2. Identificar os perigos;

  3. Estimativa do risco.

A partir disso, o profissional consegue identificar, determinar e estimar os riscos presentes na indústria, a fim de garantir a segurança dos operadores e o aumento da vida útil do maquinário.

Montagem de painéis

De modo a ser requerida com grande frequência, especialmente por causa da eficiência na viabilização de procedimentos industriais, montagem de painéis elétricos precisa ser feita de maneira correta e segura, a fim de garantir o funcionamento adequado das instalações, bem como a segurança dos usuários.

A montagem de painéis elétricos industriais é um serviço solicitado no momento em que uma indústria necessita fazer o controle, monitoramento ou seccionar a energia elétrica, assim como a parte funcional de máquinas com sistemas complexos.

Antes de começar a montagem, o espaço disponível é avaliado e, assim, o intuito principal do painel é definido. Depois da análise, é desenvolvido o projeto, de acordo com as necessidades da indústria.

Neste sentido, a empresa de montagem deve:

  • Ter experiência no processo de instalação;

  • Possuir experiência no funcionamento dos equipamentos de montagem;

  • Estar ciente das normas ABNT, NBR e NR;

  • Garantir a segurança durante o processo.

Dessa forma, o foco central deve ser garantir que o painel proporciona amplo desempenho com total segurança no manuseio dos maquinários.

Tipos de painéis

Além de manter a atenção voltada à segurança, é necessário ter cuidado com o tipo de painel designado a cada setor da indústria. Por isso, a montagem de painéis oferece grandes modelos, cada um voltado para necessidades específicas.

Um dos modelos que é bem requisitado e muito utilizado é o painel led.

 Isso porque a opção conta com um preço muito competitivo e fornece modernidade e autonomia no local de sua instalação.

Ainda assim, contar com este tipo de painel é garantir economia, já que ele consome baixa eletricidade e oferece excelente iluminação.

Com uma longa vida útil, as placas de LED garantem uma duração bem maior do que as lâmpadas convencionais.

Com isso, estima-se que a diferença ultrapassa o dobro de horas que as lâmpadas comuns duram. Dessa maneira, se uma lâmpada tradicional dura cerca de 30 mil horas, um produto led tem capacidade de superar a classe de 50 mil horas, podendo chegar até 100 mil.

Esse aspecto se traduz em baixo custo de substituição, instalação, matéria-prima, entre outros fatores.

Conclusão

A partir das informações citadas neste artigo, percebe-se que para garantir os cuidados necessários aos maquinários do setor industrial, é preciso investir em qualidade, modernidade e serviços que proporcionam segurança e autonomia para o ramo da indústria.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com o tipo de profissional que realizará esses serviços. Sendo assim, a empresa precisa oferecer trabalhos de qualidade, profissionais sérios e, de preferência, solidez e credibilidade de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *