Procedimentos

Entenda como é realizada a fundição

O processo de fundição, consiste em transformar metais através do derretimento em outros objetos, por meio da usinagem, uma técnica que visa dar forma a peça por meio do uso de máquinas de alta precisão.

É importante ressaltar que esse método era usado na Idade Antiga, com a fusão das espadas com a areia, evidenciando a partir de então, que os produtos feitos pela fundição possuem qualidade superior aos fabricados.

Quais elementos e itens são utilizados no processo?

Em metalúrgicas, o processo de fundição se dá através do aquecimento do mineral, para conduzi-lo ao resultado de metal puro.

Geralmente, é utilizado o forno de fundição para a condução desse procedimento, contado com o auxílio do ferreiro. O forno industrial consegue atingir a alta temperatura.

Devido a fontes de combustíveis, sendo o mais usado o gás natural, porém pode se usar também o óleo, o plasma e até o vácuo.

O mercado oferece diversos modelos, de acordo com a necessidade, sendo estes diferenciados pelas posições de tubo, podendo ser eles:

  • Cilíndricos verticais sem seção de conversão;
  • Cilíndrico vertical com seção de convecção horizontal;
  • Cabines com tubos horizontais;
  • Caixa com câmaras de combustão independentes;
  • Caixa com combustores nas paredes;
  • Misto.

Saiba quais são os métodos utilizados

Possuem numerosas técnicas de fundição, uma delas é em moldes de areia, sendo ela muito usada devido à grande capacidade no suporte da temperatura.

As vantagens desse processo, são a boa estabilidade dimensional, menor possibilidade no surgimento de trincas e o barateamento do método.

Entretanto, o controle de areia é mais crítico e a corrosão é comum em peças grandes. Há, ainda, a fundição de precisão, a qual é feita através da cera.

A partir de areia extremamente fina, misturada com água e silicato de sódio. Esse procedimento, é indicado para um produto fundido de até cinco quilos e possui como objetivo, o melhor acabamento.

Outro processo comum, é o modo permanente, que é extremamente resistente ao calor e, geralmente, os moldes são feitos de bronze e servem para a fundição do estranho, zinco e chumbo.

Porém, esse método é usado para a produção de peças mais simples e de menor tamanho. Tem também a fundição sob pressão. Fundamentando-se a forçar o metal em forma de líquido, para entrar no molde através da pressão.

Qual a diferença entre o ferro e o aço?

Para entender melhor sobre os processos de fundição, é necessário que seja distinguido o ferro e aço e suas características.

O ferro é obtido através do minério de ferro, sendo considerado um dos elementos mais abundantes na natureza.

Sua fundição é feita através de várias etapas, na qual a primeira consiste na preparação do molde e em seguida ocorre a fusão do material.

Ou seja, o aquecimento é feito até que atinja o ponto de liquefação e por fim, é feita a solidificação do material.

Já o aço também é o resultado minério de ferro com o carbono. A principal diferença está na resistência, sendo o ferro fundido considerado muito mais rúptil.

A fundição de aço oferece diversas vantagens, estando elas listadas a seguir:

  • Alta resistência à corrosão;
  • Uma peça de aço é mais fácil de ser soldada;
  • Os produtos químicos tendem a melhorar as peças de aço;
  • É um procedimento econômico.

Devido aos bons resultados, a fundição de aço é usada em diversos setores, como, por exemplo, ao setor de energia e a construção de transportes.

Além disso, as fundições de aço podem ser de dois tipos, sendo eles os de baixa liga, que contém menos de oito por cento de liga.

E os de alta, possuindo uma porcentagem maior do que esse valor. É muito comum a pesquisa por corrente aço inox preço.

Justamente por ser considerado um material de resistente, não se limitando às indústrias, pois também está presente nas joias.

Para as indústrias, o preço varia entre cem a quatrocentos reais – isso se modifica de acordo com a espessura, marca e quantidade em metros.

Ao que se refere às joias, o preço diversifica entre dez reais à cinquenta reais, conforme a marca, acabamento e espessura.

Portanto, a fundição é um processo muito antigo, que transforma os metais por um método denominado usinagem. É extremamente eficaz e podendo ser realizada em diversas maneiras.

De acordo com o material e resultado que se quer ser obtido. É feita pelos ferreiros e é de extrema importância para economia, devido ao fato de os produtos serem de ótima qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *