EquipamentosProcedimentos

Entenda a diferença do medidor de espessura e medidor de vibração

Os instrumentos de medição são ferramentas indispensáveis para a indústria. Eles são usados no controle de qualidade, na calibração de equipamentos, em sistemas de automação industrial e em tantas outras aplicações.

Neste artigo, você vai conhecer detalhes sobre o medidor de vibração e o medidor de espessura, ambos com grande importância para a indústria.

Medidor de vibração

A vibração que determinados equipamentos apresentam em seu funcionamento pode prejudicar a saúde dos funcionários. Segundo pesquisas e estudos, a vibração é a causa de problemas neurológicos, musculares e de doenças vasculares.

Os danos causados, porém, dependem de alguns fatores acerca da vibração ocupacional. Se ela é localizada (por exemplo nas mãos) ou se atinge todo o corpo é um desses fatores.

Características da vibração também influenciam muito, como a aceleração e a frequência das oscilações vibratórias. Além disso, o período de exposição é determinante.

O medidor de vibração ocupacional é um dos instrumentos de medição da área de Saúde Ocupacional. Com ele, é possível determinar as características da vibração e, assim, calcular o risco que o equipamento oferece ao trabalhador.

É muito importante que se realize essa medição e que o risco seja administrado de forma responsável, pois algumas das doenças desenvolvidas podem ser muito perigosas.

Um exemplo de doença perigosa que pode surgir com o uso de equipamentos que vibram é a Síndrome de Raynaud, popularmente chamada de síndrome dos dedos brancos.

Como o contato constante com vibrações, acaba por estreitar os vasos sanguíneos, pois a circulação do sangue pelo corpo fica comprometida.

As extremidades do corpo, como os dedos, não recebem a irrigação necessária e ficam com aspecto branco. Em alguns casos, isso resulta na perda de partes do corpo.

O medidor de vibração, porém, não é usado apenas para determinar o risco ocupacional. Outra utilidade desse instrumento de medição é para a manutenção das máquinas.

Quando uma máquina apresenta defeitos, é comum que ela apresenta uma vibração anormal, abaixo ou acima do esperado. O medidor de vibração pode ser um indicativo para realizar inspeção da máquina e, em algumas situações, o problema pode ser identificado imediatamente.

Medidor de espessura

Um Medidor de espessura é um instrumento de medição muito útil nas indústrias. Ele pode ser usado para medir a espessura de materiais quando se tem acesso a apenas um dos lados. A variedade de materiais que podem ser medidos é grande, incluindo:

  • Aço e outros metais;
  • Plástico;
  • Papel;
  • Vidro;
  • Concreto;
  • Madeira.

Para atingir seu objetivo, o instrumento possui dois modos de funcionamento: por ondas ultrassônicas ou por campo magnético. Cada um pode ser mais útil para determinada aplicação, voltados para usos específicos.

O medidor de espessura por ultrassom é um instrumento de medição utilizado para a aferição da estrutura de peças antes que elas tenham seu processo produtivo finalizado.

Ele funciona por meio de ondas ultrassônicas. Para o funcionamento adequado, é preciso que ele seja calibrado antes de ser usado para a medição.

Essa calibração ocorre por meio de um bloco escalonado. O bloco escalonado é uma ferramenta para medição dos mais diversos materiais.

Ele deve ser feito do material que se deseja medir a espessura e contém diversos níveis, cada um com uma espessura, cujo valor se enquadra nas unidades de medida internacionais. Se o valor apresentado pelo seu medir não for o valor de espessura indicado no bloco, há um problema de calibração.

O medidor de espessura de camada utiliza um sensor magnético em suas medições e é voltado para a medição de camadas aplicas sobre bases ferrosas.

A precisão do instrumento é prejudicada em ambientes com mais de 20mG (mili Gauss). Se esse for o cenário, posicione o equipamento a pelo menos 30cm do material, observando sempre se há partículas que podem atrapalhar a medição sobre o material, como poeira ou sujeira.

É possível encontrar um medidor de espessura digital, com um painel exibindo os dados aferidos ou um medidor analógico, que possui um relógio para indicar os valores. Alguns modelos possuem uma mini-impressora, para que você tenha relatórios dos dados aferidos.

Os modelos mais modernos podem estabelecer conexão com o computador, de modo a criar um banco de dados. Tudo depende do quanto você está disposto a investir e de quais são as suas finalidades.

Por fim, conclui-se que os instrumentos de medição, embora simples, carregam muita tecnologia. Eles ajudam a melhorar a indústria, tornando-a mais segura e aumentando a qualidade de seus processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *