Confira o maquinário utilizado para controlar a energia elétrica na indústria
Máquinas que controlam a energia são fundamentais para montar um sistema de equipamentos elétricos. Dessa forma, elas são imprescindíveis em projetos de automação industrial.
Os serviços de automação industriam possuem, como principal função, aumentar a produtividade, por meio de processos mais ágeis e eficazes nas indústrias.
É necessário analisar qual o espaço disponível para a instalação de máquinas, quais os tipos de maquinários necessários, quais produtos são produzidos no segmento daquela indústria, entre outros fatores, para que os equipamentos de automação consigam atender todas as necessidades.
Sendo assim, o processo de automação é um serviço personalizado, que também reduz os custos industriais, já que uma máquina consegue realizar o trabalho que, antes, era desempenhado por um número de funcionários.
Como fazer o controle de energia elétrica
No caso da parte elétrica da indústria, para manter os equipamentos funcionado é preciso ter maquinários que controlam a energia. O analisador de energia, por exemplo, consegue analisar tudo o que é gasto e consumido em um estabelecimento.
Ele pode ser usado tanto em indústrias e empresas quanto em residências e seu uso é feito por prestadores de serviços especializados que controlam a qualidade da energia elétrica no estabelecimento.
Quando há algum problema técnico ou irregularidade que ameace o fornecimento de energia elétrica ao local, é possível ser indicado pelo analisador de energia.
Isso porque ele consegue medir a intensidade e a qualidade do abastecimento, de acordo com alguns parâmetros. Além disso, o analisador de energia também consegue analisar:
- Consumo ativo;
- Consumo reativo;
- Potência ativa;
- Corrente elétrica;
- Tensão;
- Frequências;
- Harmônicas.
Esse monitoramento pode ser feito por longos períodos, possibilitando traçar um panorama para fazer uma análise completa do consumo de energia no local. Além de apontar as falhas, ao analisador também faz o ajuste daquilo que está irregular.
Esse tipo de equipamento é bem compacto. Dessa forma, dá para ser levado para diversos locais dentro de um estabelecimento.
O uso de um analisador de energia pode ser complementado com outras ferramentas, como softwares, por exemplo, que podem ser instalados para gerar relatórios específicos para cada máquina que é alimentada pelo sistema elétrico.
Identificando por cores, cabos e pinças todos os itens que podem ser utilizados para deixar os resultados da análise mais completo e exato.
O controle da energia é fundamental para que o desempenho energético de uma indústria, empresa ou residência aumente, além de ser uma boa forma de economia com os custos de energia elétrica.
Para que serve um transformador?
O transformador possui como principal função fazer a transmissão de energia elétrica ou potência elétrica de um circuito à outro, por meio da indução de tensões, correntes, ou modificando os valores das impedâncias elétricas de um determinado circuito.
O preço transformador varia em função da sua potência e do nível de tensão.
Os transformadores podem ser aplicados desde os sistemas elétricos de transmissão de energia nas concessionárias de distribuição de energia até nas indústrias, estabelecimentos comerciais e residenciais.
No Brasil, as redes de distribuição de energia elétrica de baixa tensão podem ser em 220 volts ou 110 volts.
Desde modo, quando uma pessoa necessita mudar de uma região para a outra com tensões de fornecimentos diferentes, ela, obrigatoriamente, deve usar em transformador de 110 para 220, ou vice versa, para não ter que realizar a troca de grande parte dos seus eletrodomésticos.
Existem alguns tipos de transformador, como o abaixador, que é quando a quantidade de espiras no circuito secundário é menor do que no primário.
Já o transformador elevador é aquele que, ao contrário do abaixador, o número de espiras do secundário é maior do que o primário.
Esse tipo de equipamento é o utilizado em situações de mudança de região, como citado acima. Existem diferentes fabricante de transformadores de todos esses tipos.
O transformador isolador serve para isolar as interferências, eliminando ruídos nas fases, sendo muito usado, principalmente, nos segmentos de áudio e vídeo, visando a melhora das condições desses equipamentos.
Diferentemente do transformador, o autotransformador possui apenas um único enrolamento. Dessa forma, enquanto o transformador possui uma entrada e uma saída exclusivamente, o autotransformador possui diversas tensões na saída.
O autotransformador permite que um aparelho eletrônico seja usado mesmo que a tomada do local não seja compatível com a voltagem dele.