Curiosidades sobre a indústria de plásticos
A indústria desempenha papel fundamental na economia de um país. Muitos estudiosos utilizam as marcas de progresso industrial, para medir o crescimento das sociedades.
Considera-se que o setor é responsável pelo aumento da produtividade, dos postos de trabalho e, por consequência, do desenvolvimento nacional.
As indústrias estão espalhadas por todo o Brasil e compreendem uma variedade de produções, seja para comércio interno ou exportação.
O comércio é um grande aliado do setor industrial
As principais são do ramo petroquímico, agropecuário, automobilístico, alimentar, metalúrgico, entre outros. Em resumo, a importância das indústrias pode ser colocada nos seguintes itens:
- Favorece o crescimento da economia: ao impulsionar a produção e consumo, as relações econômicas de um país melhoram;
- Geração de empregos: sem dúvida, uma indústria requer mão de obra em larga escala no local em que foi instalada;
- Padrão de vida é melhorado: a produção e consumo associados aos empregos movem a economia, aumentando o poder de compra das pessoas e, por conseguinte, o padrão de vida;
- Aumento das exportações: uma forte industrialização, implica na venda de produtos naturais para o exterior, o que favorece o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto);
- Tecnologia: as indústrias devem investir em inovações para aperfeiçoar o custo e o produto que vai para o mercado. Isso pode refletir para a sociedade, que passa a se beneficiar das novas tecnologias no cotidiano;
- Menos desigualdade entre regiões: o crescimento industrial favorece a redução da desigualdade regional, ao promover mais desenvolvimento social e econômico.
Além das indústrias principais para a economia, outros setores se espalham e contribuem para o crescimento. O macro, micro e pequeno negócio, funcionam de maneira complementar.
E, distribuídas entre essas categorias estão empresas de diversos ramos. A competitividade entre pequenas indústrias favorece a produtividade.
Conheça mais sobre a indústria de plástico
A Industria de Plasticos, é uma entre as que compõem o quadro de produção e desenvolvimento. Trata-se de um importante segmento para a economia, embora a questão ambiental ainda seja um problema a ser resolvido.
Vamos saber um pouco mais dela. Os plásticos são polímeros, isto é, macromoléculas cujas matérias-primas derivam do petróleo.
São utilizados em diversas finalidades, inclusive em maquinários e construções civis, que são duas importantes indústrias. Além disso, os plásticos compõem uma grande quantidade de objetos, muitos dos quais usamos no cotidiano.
O plástico possui grande durabilidade e pode ser reciclado. E mais: os produtos feitos com esse material, são flexíveis e impermeáveis. Dependendo do objetivo, oferecem o melhor custo-benefício.
O uso está presente nas embalagens alimentares, nos itens hospitalares, etc. No saneamento, realiza o importante papel da canalização dos esgotos e tubulações.
O plástico também pode tomar parte – oferecendo resistência, robustez e leveza – em um sistema de pressurização. O sistema é construído para direcionar a condução da água em encanamentos.
De forma a garantir a pressão adequada até seu destino em chuveiros, pias ou outros pontos. A distribuição de água ganha mais pressão, que pode ser acionada na hora do uso, através de acionamento automático.
O plástico tem fundamental importância e oferece vantagens nos sistemas hidráulicos desse tipo. Qualquer fabricante de anel oring, pode atestar.
O dispositivo circular tem a função da selagem em conexão de máquinas, tubulações, eixos de bombas, etc. Podem operar em partes dinâmicas ou estáticas. Alguns benefícios são:
- Baixo custo;
- Fácil fabricação;
- Facilidade de aplicação;
- Eficiência no resultado.
Em suma, os anéis servem para a prática da vedação, que consiste no preenchimento dos vazamentos ou folgas existentes em superfícies de ligação.
Bloqueando, assim, a passagem de fluidos. É como se o objeto exercesse pressão sobre o local onde foi alojado, produzindo o efeito de estancamento.
Como dito antes, o selo de plástico é bastante presente em máquinas, além das demais utilidades e isso garante a popularidade do anel nas indústrias.
Além da versatilidade do uso, há também nos materiais: pode ser encontrado em silicone, borracha e outros. O plástico faz parte da vida comum.
Desde os pequenos objetos, até às invenções que movem máquinas, não se pode negar a importância desse produto na vitalidade das indústrias e da economia.
E cada vez mais se descobre possibilidades para a sua aplicação. Atualmente, temos novas demandas, com o surgimento de novas tecnologias.
E uma delas é impressão 3D, que veio para viabilizar a construção de protótipos a um custo menor, comparado ao modo como eram feitos antes.
Isso auxilia desde as indústrias, na hora de construir modelos de peças, por exemplo, até os ramos diversos da medicina.
Essas são algumas demonstrações da relevância das indústrias e, em especial, da indústria dos plásticos.