Equipamentos

Conhecendo os meios de controle de líquidos na indústria

O controle de líquidos em uma indústria é muito importante. Existem muitas ferramentas que foram criadas exatamente para isso e que, mesmo com funcionamento simples, são indispensáveis em qualquer indústria.

Para entender mais sobre esse grupo de instrumentos, este artigo reúne quatro ferramentas de alta frequência para esse tipo de aplicação.

Medição e controle

  1. O hidrômetro

hidrometro é um instrumento de medição que determina o volume da água e ele também é chamado de contador de água ou de relógio de água. Dentro do grupo de controle de líquidos é o mais conhecido, pois a grande maioria das pessoas contém um em suas casas.

As empresas de saneamento utilizam o hidrômetro para determinar qual foi o uso de água dos seus clientes. Entretanto, esses instrumentos também são amplamente usados dentro das indústrias.

Existem diferentes tipos de hidrômetro, o que significa que eles determinam o volume da água por meio de diferentes técnicas e sistemas.

O hidrômetro de velocidade é o mais comum e sua medição ocorre por meio de uma estrutura interna, ou seja, um mecanismo que é acionado pelo movimento do líquido.

Mas também existe o hidrômetro volumétrico, que funciona por anel ou êmbolo, existe o hidrômetro magnético, que funciona com um par de ímãs, dentre tantos outros.

Para diferenciar um hidrômetro residencial, usado para a conta de água de um hidrômetro industrial, basta observar o tamanho. Os modelos industriais costumam ser muito maiores.

Vale observar, porém, que não há nenhuma regra que impeça uma aplicação residencial para um hidrômetro industrial ou o contrário.

Desde que seja o aparelho adequado para aquele fluxo, o uso é permitido. Por esse motivo, alguns bairros ou prédios residenciais preferem utilizar um hidrômetro industrial.

  1. O fluxostato

Um fluxostato, popularmente chamado de Chave de fluxo, é o dispositivo responsável por detectar a presença ou a ausência de um fluxo em algum sistema hidráulico.

Geralmente, usado em tubulações e em tanque, o fluxostato é considerado um sensor. Trata-se de um item muito importante dentro de uma indústria.

As funções que uma chave de fluxo pode desempenhar são:

  • Acionamento de bomba hidráulica;
  • Abertura e fechamento de válvulas;
  • Acionamento de alarmes;
  • Acionamento de lâmpadas para sinalização;
  • Acionamento de dosadores de aditivos;
  • Regulação de dosadores de aditivos.

O acionamento de alarme ou de lâmpada tem o objetivo de evitar acidentes. Primeiro, evita-se que o tanque transborde, o que poderia gerar muitos prejuízos para indústria e afetar todo o processo. Depois, impede-se que o sistema siga sem nenhum líquido.

Quando não há fluxo, operando a seco, muitas máquinas e equipamentos podem acabar se danificando por conta do atrito direto e outros fatores.

Em alguns casos, quando os danos causados pela operação a seco seriam muito grandes, o sensor envia um sinal elétrico capaz de desligar a máquina quando a ausência de fluxo é detectada.

  1. O pressostato

Um pressostato é um interruptor de pressão. Em linhas gerais, a sua função é impedir que uma pressão acima ou abaixo do adequado danifique um equipamento ou um processo de uma indústria.

Existem pressostatos automáticos e os manuais, que precisam de intervenção humana para realizar a sua função. Os mais utilizados são os automáticos, pois resultam em maior produtividade.

Para identificar se a pressão em um sistema está inadequada, esse interruptor possui um sensor de pressão. Por isso, ele também é considerado um medidor de pressão por muitos.

Além do sensor, ele possui um mecanismo de ajuste e uma chave. Essa chave costuma ser simples, de duas posições, com opção aberta e fechada.

Os pressostatos podem ter diferentes modos de ajuste e de desarme, sendo que o mais utilizado para controle de líquidos em indústria é o chamado de diferencial fixo ou ajustável. O fixo não permite ajustes entre o ponto de setpoint e de desarme, enquanto o outro sim.

  1. Juntas rotativas

Para eliminar a torção em uma mangueira hidráulica, utiliza-se uma Junta rotativa. Trata-se de um dispositivo simples utilizado para permitir a passagem vedada de um líquido a partir de fontes de alimentação estacionárias.

Geralmente, esse líquido adentra um elemento de máquina rotativo, como um eixo, um cilindro ou um rolo. Um exemplo de uso dessa junta na indústria é com os lubrificantes de refrigeração.

Em conclusão, seja um sistema de Transmissão hidrostática, utilizado para a movimentação de veículos industriais ou um simples tanque, todo sistema com líquidos precisa de instrumentos para controle em uma indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *