EquipamentosIndústria

Características das válvulas na indústria

A indústria é um setor estratégico em qualquer economia: ela atua transformando matérias-primas em produtos acabados, que podem ser vendidos pelo comércio.

Além de produzir bens necessários para praticamente todas as pessoas, ela aquece a economia e gera empregos.

Apesar disso, boa parte das pessoas não sabe exatamente como esses negócios funcionam – na verdade, elas simplesmente assumem que eles são complexos demais para a sua compreensão e nem sequer tentam.

Isso, porém, não é verdade: por mais que alguns processos industriais realmente sejam complexos, alguns tópicos relacionados a eles podem ser entendidos sem maiores problemas.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito de um dos itens mais usados nesse segmento econômico: as valvulas.

O que são válvulas?

Uma válvula nada mais é do que um pequeno dispositivo que tem a função de controlar o fluxo de fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos.

Por conta disso, eles estão muito presentes em fábricas, onde, normalmente, têm como função o controle da distribuição de todos os materiais necessários aos processos realizados no recinto.

Além disso, válvulas também são usadas em redes de distribuição, tanto de água quanto de gás.

Quer saber mais sobre elas? Então continue lendo e confira algumas curiosidades a seu respeito:

Existem vários tipos de válvulas

Por mais que a função das válvulas seja sempre a mesma, elas estão disponíveis em diversos modelos. Entre eles, estão:

  • Válvula solenoide;

  • Válvula gaveta;

  • Válvula globo;

  • Válvula direcional.

A exceção à regra fica por conta desse último tipo: além de controlar a continuidade e a interrupção do fluxo, a válvula direcional hidráulica tem entre três e cinco portas que, por sua vez, também podem definir a direção que o fluido irá tomar.

No caso das demais, a principal distinção fica por conta do método usado para abri-la ou fechá-la: no caso da válvula gaveta, por exemplo, seu mecanismo se assemelha ao funcionamento desse móvel.

Já no caso do tipo globo, há um mecanismo que também controla a sua quantidade.

Vale ressaltar que, independentemente do modelo usado, haverá a necessidade de se realizar procedimentos de manutenção, como a calibração de valvulas de segurança. Veremos isso detalhadamente mais adiante.

Elas estão presentes em itens de uso cotidiano

Por mais que as válvulas costumem ser associadas ao contexto fabril, boa parte das pessoas não se dão conta de que esses objetos também estão presentes em muitos itens de seu cotidiano.

É o caso, por exemplo, das tubulações de água e de gás: sem a presença de válvulas para fazer o controle do fluxo em toda a rede, não haveria a distribuição desses insumos fundamentais para o cotidiano de todos.

As válvulas são úteis na automação industrial

De acordo com especialistas, a automação industrial chegou a um nível no qual não há mais retorno. Isso, na prática, significa que a tendência é que o seu uso se expanda, com baixas chances de regressão.

Por mais que essa solução traga vantagens inegáveis a toda e qualquer linha de produção, também é preciso considerar que ela gera algumas necessidades.

Uma delas e a calibração dos equipamentos, já que eles, muitas vezes, fazem uso de válvulas para que funcionem adequadamente: assim como nos demais contextos, essas peças ajudam a controlar o fluxo de fluidos em seu interior, dando continuidade a ele ou interrompendo-o.

As válvulas precisam de manutenção

Objetos industriais, de modo geral, são fabricados para que tenham uma vida útil longa. Assim, eles são montados com componentes resistentes e de qualidade, de modo a minimizar as chances de problemas.

Apesar disso, é preciso ter em mente que eles não são indestrutíveis, e, assim, precisarão de procedimentos de manutenção industrial depois de algum tempo.

As válvulas não são exceção a essa regra. No caso delas, é preciso fazer ajustes quanto à exatidão de seu funcionamento – ou, em outras palavras, se ela proporciona boa vedação quando está fechada e se não oferece nenhum obstáculo quando está aberta.

Para que a calibração de válvulas possa ser realizada, são feitos testes na peça, de modo a verificar se o seu funcionamento está dentro dos padrões aceitáveis para o modelo.

Do contrário, os profissionais responsáveis tentam verificar a causa do problema (como entupimento ou desgaste) para, em seguida, repará-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *