AutomaçãoIndústria

Automação e montagens no ramo industrial

De acordo com especialistas, a automação de máquinas e equipamentos industriais veio para ficar. Na prática, isso significa que as chances de que o uso dessa técnica regrida são muito baixas: a tendência é que cada vez mais tarefas sejam automatizadas.

Isso, contudo, não significa que todos os setores econômicos sejam afetados por esse fenômeno da mesma maneira: cada um se apropria da automação de uma forma diferente.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações a respeito de como as empresas de montagem e manutenção industrial se aproveitam da automação para melhorar os seus processos:

O que é a automação industrial?

A automação industrial é uma técnica que usa a tecnologia existente para fazer com que tarefas anteriormente realizadas por pessoas sejam feitas por máquinas, que, por sua vez, as fazem de forma automatizada.

Isso, por sua vez, traz diversos benefícios às indústrias, como:

  • Flexibilidade no uso da mão-de-obra;

  • Melhora na qualidade dos produtos;

  • Melhor controle dos indicadores de produção;

  • Redução de custos operacionais.

Por conta disso, cada vez mais fábricas têm optado por inserir mecanismos de automação em suas linhas de produção.

Como a automação afeta as montagens industriais?

Quando se fala que a automação é uma forte tendência em fábricas, o segmento das montagens não é exceção: cada vez mais empresas desse ramo têm investido nessa solução para melhorar a sua eficiência.

Porém, vale ressaltar que essa atitude só deve ser tomada após uma extensa pesquisa a respeito dos benefícios que serão trazidos pela automação.

Do contrário, corre-se o risco de que as vantagens oferecidas por ela não se concretizem, e, consequentemente, que o dinheiro investido seja jogado fora.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios de se usar a automação na montagem industrial:

Redução de custos

Em tempos de crise, todas as empresas buscam maneiras de reduzir seus custos operacionais, mas sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços entregues aos clientes.

Uma opção popular para se atingir essa meta é trocar a compra de equipamentos pela locação de geradores e outras máquinas, o que, por sua vez, representa um corte de custos considerável.

A automação, por sua vez, também é uma alternativa para conseguir reduzir os custos operacionais.

Isso pois, além de uma redução na quantidade de mão-de-obra necessário para que a empresa funcione, a quantidade de erros e defeitos também cai. Veremos isso detalhadamente mais adiante.

Fabricação de peças de mais qualidade

De nada adianta realizar o processo de montagem de um equipamento com cuidado e atenção ao detalhe se os componentes usados no procedimento não forem de qualidade.

A boa notícia é que a automação industrial também é de grande ajuda para evitar que isso aconteça: processos automatizados, como a usinagem CNC, produzem peças com mais exatidão, e, consequentemente, com maior qualidade.

Elas, por sua vez, podem ser usadas tanto para montar máquinas do zero quanto para fazer consertos naquelas que já estão prontas, como no caso da manutenção de geradores de energia.

Aumento na segurança

Muitas atividades realizadas na indústria oferecem um alto risco à integridade física de quem as realiza. É o caso, por exemplo, daquelas que envolvem a manipulação de químicos corrosivos ou mesmo metais fundidos, que estão sempre em alta temperatura.

A adoção da automação industrial, por sua vez, permite que máquinas assumam essas tarefas mais arriscadas. Deste modo, a segurança dos seus funcionários aumenta, de modo que as possibilidades de acidentes e de ferimentos caem.

Melhora na padronização

Por mais que um empregado seja bem treinado, ele ainda pode cometer erros, ou mesmo pequenos desvios no padrão da montagem de um equipamento.

Por menores que eles sejam, ainda há a chance de se indispor com o cliente, e, consequentemente, ter a imagem do seu negócio prejudicada.

Por conta disso, o uso da automação industrial é extremamente indicado caso a ideia seja manter um alto nível de padronização.

Como as máquinas usadas no processo podem ser configuradas de uma forma muito específicas,as chances de desvios de qualidade nos produtos caem consideravelmente.

Melhor controle da linha de produção

Por último, mas não menos importante, é interessante considerar que os mecanismos de automação industrial geram uma série de indicadores a respeito da linha de produção, desde a eficiência de cada peça até o custo-benefício do aluguel de gerador para manter todo o maquinário funcionando.

Assim, todas essas variáveis podem ser melhor controladas pelos gestores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *