Você sabe o que é exaustor?
Manter uma boa circulação de ar na cozinha é indispensável para evitar que os odores, fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente de frituras e grelhados, espalhem-se para os demais ambientes da casa.
Ao contrário das coifas e depuradores, os exaustores não possuem um sistema específico para retirar a gordura do ambiente.
Ao impulsionar o ar quente para fora da cozinha, o exaustor também elimina odores e partículas de gordura que tenham ficado suspensas no ar, mas o volume de gordura que chega ao alto da cozinha é significativamente menor do que aquele captado pela coifa.
Esse tipo de aparelho normalmente é instalado em locais com pouca ou nenhuma ventilação, que necessitam realizar o controle da climatização.
Existem diversos tipos de exaustores, com diferentes indicações baseadas na estrutura e necessidade do espaço em que serão aplicados. Para cada situação e dimensões do ambiente é destinado um modelo de exaustor.
O Exaustor Industrial é definido por sua construção, calibre e materiais. Os exaustores industriais são essenciais para manter a qualidade do ar num ambiente industrial.
Ao fazer entrar ar novo numa instalação industrial, o dispositivo assegura a renovação do ar ambiente e o conforto de quem lá trabalha.
Manter uma atmosfera respirável em ambientes industriais fechados é cada vez mais importante, principalmente em restaurantes, lanchonetes, etc. Onde é indicado o uso de Exaustor de cozinha industrial.
O processo de ventilação é essencial em inúmeras aplicações
Uma vez que o fluxo de ar exigido é igual em quase todas: sai o ar contaminado, entra o ar fresco. As variáveis que mudam são o modelo do dispositivo de ventilação e a taxa de fluxo de ar.
Quase todas as indústrias necessitam de um exaustor industrial ou de qualquer aparelho da mesma natureza, que assegure a ventilação adequada à preservação da saúde de clientes e funcionários, os modelos que atendem as necessidades de grandes estruturas, como galpões, shopping centers, prédios comerciais, entre outros, são os exaustores industriais (e\ou exaustor industrial de parede).
Os exaustores que compõem essa divisão são os modelos:
- Exaustor industrial centrifugo, aparelhos indicados para a exaustão de alta pressão, em ambientes que necessitam a remoção de gases tóxicos em grande quantidade, normalmente utilizado nas grandes indústrias.
Exaustores Axiais, para locais com grande fluxo de pessoas diariamente e tem a função de liberar o calor dentro de um espaço, melhorando o clima desse ambiente. Podem realizar a função de exaurir o ar, como também insuflar, variando conforme a sua instalação. Normalmente são instalados em mercados, estoques, indústrias em geral, dentre outros. - Exaustores Eólicos, indicados para galpões industriais, instalados no teto dessas estruturas, têm a função de realizar a troca do ar desses ambientes, removendo a massa de ar quente, substituindo pelo ar de fora. Podem apresentar motor ou utilizar a energia do natural do vento para o seu funcionamento.
- Exaustores de telhado, se adaptam à inclinação do telhado do seu galpão e ainda auxiliam na iluminação, sem o risco de vazamentos. Conforto, praticidade, resistência e durabilidade aliados a uma linha de exaustores especialmente projetados para resolver o problema de ventilação de galpões industriais.
- Exaustores de transmissão, para exaustão de gases, poluentes, tintas e vapores acionamento indireto por correias e polias, com motor fora do fluxo.
- Exaustores Fan Cooler, axial portátil com suporte e rodízios.
Já os exaustores para uso residencial, são utilizados nas cozinhas e banheiros com pouca ventilação
Exaustor de parede para cozinha, também chamados de exaustor de cozinha bastante conhecidos por donas de casa, graças a sua função desodorizadora de ambiente, que elimina o mal cheiro, o calor e as gorduras que ficam na cozinha durante o cozimento dos alimentos.
Exaustores para banheiro indicados para a eliminação do mal cheiro e vapores dos chuveiros, que podem causar fungos. Existem as versões de exaustores para uso residencial e para grandes espaços, como no caso de shoppings, por exemplo.
A primeira característica que diferencia estes equipamentos é a capacidade de transportar o ar para fora do ambiente onde estão instalados. Esta é a função básica do exaustor, trocar o ar quente de dentro da cozinha pelo frio que está fora da residência.
O modelo mais comum em casas é o exaustor de parede. Ele é instalado em média a 2,5 metros do chão e é composto basicamente por um motor com hélice que, ao ser ligado, impulsiona o ar quente concentrado no alto para fora do ambiente.