Veja detalhes dos itens utilizados na indústria
Existem algumas peças e equipamentos de fundamental importância para o andamento dos processos industriais por suas características particulares, que se tornam componentes e essenciais para realização de determinados procedimentos.
Conheça alguns:
Ímãs
O ima magnetico é um aparato que tem em volta de si um campo magnético. Essa propriedade é responsável pela atração de outras peças para junto do objeto imantado.
O ímã pode ser fabricado utilizando diversos tipos de metais de maneira artificial sem metais, pois já existem no mercado industrial técnicas eficazes para incutir no aparato a força atrativa dos metais naturais.
Entre os aparatos fabricados a partir de metais, está o Super ímã neodímio, um recurso muito útil para a indústria, pois sua força de atração e capacidade para levantar peso se destaca frente aos ímãs fabricados com outros metais.
Outras vantagens deste aparato são custo benefício e sua leveza. Já entre os ímãs fabricados artificialmente estão o eletroímã, o ímã permanente e o temporal.
Os eletroímãs funcionam a partir da passagem de uma corrente elétrica. Se não houver corrente, o ímã não funciona. O ímã do tipo permanente é aquele que mantém a propriedade magnética após a realização dos processos de imantação.
Por fim, o ímã temporal exerce suas propriedades magnéticas somente sob influência de outros campos magnéticos. A composição do ímã é feita por dois pólos, onde o magnetismo está concentrado com mais intensidade.
Compressor de ar
O compressor de ar é um equipamento fundamental para determinados segmentos da indústria, como a serralheria, indústria automotiva, funilaria etc.
Com esse equipamento, é possível fazer enchimento e calibragem de pneus e pintura de carros, por exemplo. Sua função é basicamente fazer o armazenamento de ar comprimido para facilitar a execução desses processos.
É possível encontrar diferentes tipos de compressores que podem ser indicados para diversos usos, que vão desde a pintura doméstica até o uso industrial.
A principal vantagem deste aparato é que ele não emite gases poluentes. O Compressor de ar preço costuma ser muito vantajoso em relação aos benefícios que oferece.
O compressor pode ser dos seguintes tipos:
-
Compressor para serviços comuns;
-
Compressor industrial;
-
Compressor de gás;
-
Compressor de refrigeração.
O compressor do tipo comum é utilizado para uso doméstico, em pinturas residenciais, artesanais e até mesmo para serviços de limpeza em que o jateamento se faça necessário.
Já o modelo industrial é uma máquina maior e com capacidade profissional. O compressor de gás possui capacidade de vazão e potência elevada.
Ele pode ser comumente encontrado, por exemplo, em refinarias de petróleo. O modelo usado para refrigeração faz a operação de fluidos diversos, auxiliando no processo de refrigeração.
Quanto ao tipo de operação, esse equipamento pode ser classificado em duas categorias: volumétrico e dinâmico. O primeiro opera com a elevação de pressão, o que causa uma redução do volume ocupado pelo gás.
Já o segundo, faz um controle do ar de forma contínua, diminuindo o gás e aumentando a pressão, resultando assim um processo dinâmico.
Inversor
Um inversor de tensão é um equipamento utilizado para conversão de baixas tensões em altas tensões para que seja possível alimentar aparelhos normalmente ligados à energia.
O inversor faz com que seja possível a utilização de aparelhos que demandam grande potência energética com a energia limitada, que aparatos são capazes de fornecer.
É importante salientar que, nesses casos, esse funcionamento se dará por menos tempo e provavelmente com menor eficiência. O inversor de tensão converte tensão contínua em tensão alternada, fazendo com que o uso dos aparelhos seja possível.
No mercado, também há um outro equipamento muito útil usado para variar a velocidade de giro de motores de indução trifásicos.
Esse equipamento é o inversor de frequência. Ele transforma corrente alternada fixa em corrente alternada variável. O motor trifásico é um equipamento muito útil na indústria, por isso, o inversor se torna um aparato relevante neste segmento.
Algumas das vantagens desse aparato, são a precisão e flexibilidade de frequência, recursos necessárias na operação industrial. Para saber o custo benefício desse produto, basta uma rápida pesquisa pelos termos “Inversor de frequência preço”, pois assim é possível sanar essa dúvida de forma simples.
Os equipamentos utilizados na indústria são inúmeros, mas existem aqueles que se destacam devido a sua versatilidade e eficiência em diversos tipos de processos.