Tipos de moinho e suas funções
Um moinho é uma máquina que pode ser usado para moer grãos, bombear água, fazer farinha ou produzir energia elétrica. Ele aproveita a energia do vento ou da água para tal.
O moinho funciona de forma que suas lâminas girem em torno de si enquanto vento ou água passe por entre ele.
Existem diversos tipos de moinhos e cada um possui uma função particular, além de sua construção ser diferenciada entre os tipos existentes também.
O caso dos Moinhos de vento, por exemplo, que utiliza sua hélice como objeto de captação de vento para transformar em energia eólica.
Essas lâminas se prendem em uma torre de alta construção e são conectadas à outro eixo afim de atingir o objetivo final. Vento em terra é como é conhecido esse processo tradicional.
Outro tipo de moinho existente é o de água. Neste, sua hélice fica presa em volta de uma roda formando um eixo, o eixo giratório produz energia para os instrumentos que bombeiam água.
Além disso, o eixo pode oferecer energia para outra máquina como um gerador de energia elétrica ou um moedor de grãos.
Já na utilização do Moinho de martelo, que é uma máquina exclusivamente mecânica e é capaz de moer diversas matérias primas para reciclar e fabricar produtos novos. São produzidos, por fim, ração de animais, pellet, briquetes e outros.
Este equipamento é utilizado por diversas indústrias, inclusive a do ramo alimentício como na produção de suco de frutas ou indústria de papel e celulose.
O moinho de martelo também pode ser chamado de desintegrador, pois possui um papel fundamental na extração do óleo para a produção de combustíveis.
Isso caracteriza os tipos de Moinho materiais para construção como itens indispensáveis na produção de qualquer ingrediente da indústria segmentada.
As principais vantagens desse equipamento são:
- Eficiência
- Economia de tempo humano
- Vida útil longa
- Não consome energia elétrica
- Tamanhos e capacidades diversos
- Fácil manutenção
Os moinhos de martelo fazem sucesso por serem conhecidos como o melhor equipamento para produzir qualquer tipo de material e também moer sementes oleaginosas.
Como escolher o modelo ideal
O Moinho de bolas é um aparelho próprio para a moagem fina de pó.
Esse equipamento possui uma técnica tradicional de processar e diminuir o tamanho de partículas e mistura de diferentes tipos de material, pode-se inclusive acrescentar no processo fluidos que ajudem a moer melhor.
É feito de dois recipientes, uma para processar a moagem e o outro para acionar todo o funcionamento da máquina através de motor elétrico, correia, polia e aço carbono.
São aplicados em usinas de mineração, indústrias químicas, moagem de cimento, sílica, carvão, bauxita e entre outros.
Possui grande versatilidade de aplicações devido as mudanças aplicáveis a máquina como a bica convencional, tambor, bico de papagaio e sistema de alimentação.
A Estufa, por sua vez, possui função de eliminar quaisquer bactérias ou existência microbiológica que possa fazer parte de instrumentos de laboratório.
Utiliza da alta temperatura para esterilizar estes materiais e pode ser executada em diversos tipos de laboratórios, pertencendo então as mais variadas áreas.
Esterilizar instrumentos de laboratório é fundamental para evitar futuras contaminações ou complicações nos processos seguintes.
Seu uso mais comum é em centros cirúrgico, clínicas odontológicas e hospitais, mas a estufa não se restringe somente a essa área.
Equipamentos do agronegócio
O Triturador é outro equipamento muito versátil e fundamental para o agronegócio. Rentável e com inúmeras aplicações, essa máquina permite que seja feito corte de forragens, sementes, cascas, triturações de cereais, ramas e outros grãos.
Por isso possui utilidade que varia entre beneficiar a produção de sementes até a produção de adubo orgânico, por exemplo.
Confira os principais tipos de trituradores:
- Triturador forrageiro
- Triturador orgânico
- Triturador de grãos e cereais simples
- Triturador de casca de coco
Embora existam vários tipos e cada um possua uma finalidade específica, há de ter em mente que este produto pode ser o mais variável.
Atende demandas diferentes mesmo que dentro do mesmo setor, basta definir qual a necessidade do negócio e qual o maquinário correto e coerente fará melhor na produção.
A ampla função e modelo dos equipamentos pode acabar confundindo na hora da escolha, mas basta associar qual o rumo do produtor rural com a característica do aparelho e tudo será resolvido.