Sistemas hidráulicos vedados corretamente
Os sistemas hidráulicos devem ter a função de transportar todo o líquido que é utilizado, em uma residência, por exemplo, desde os banheiros, com seus vasos sanitários e pias, quanto na cozinha e área de serviço, para limpeza em geral.
Dentro de uma indústria, o sistema hidráulico tem uma importância parecida, com a responsabilidade de fornecer também um meio de transporte para líquidos e gases, dos mais diferentes tipos, tanto para limpeza, quanto para fornecimento de energia.
Vedação precisa ser efetiva
Como a rede de encanamentos passa por diversos caminhos, é preciso que todas as conexões estejam devidamente seladas, para que não haja vazamentos, e aconteça qualquer tipo de acidente.
Negligenciar esse tipo de estrutura pode acarretar diversos problemas. A supervisão deve ficar sob a responsabilidade de uma equipe de segurança, que pode fazer a verificação durante uma manutenção preventiva, e fazer as substituições de peças, conforme a necessidade.
Como muitos equipamentos precisam da pressão para funcionar, as vedações industriais devem estar funcionando de maneira correta, ainda mais naqueles que dependem das funcionalidades hidráulicas e pneumáticas.
A movimentação de fluidos, seja líquido ou gasoso, deve funcionar corriqueiramente, de forma uniforme, alimentando o funcionamento das máquinas, sem prejudicar o andamento da produção industrial.
O mercado oferece diversos itens que podem ser utilizados para que a vedação industrial funcione corretamente. Um dos produtos que mais usa a tecnologia em favor próprio é o selo mecânico, presente nas aberturas que formam os eixos rotativos e as caixas de vedação estacionárias.
Encontrado em bombas centrífugas, de forma bastante comum, esse selo evita vazamentos líquidos ou gases, conforme os eixos se movimentam de forma rotacional.
Desenvolvido para suportar pressões muito altas, assim como temperaturas elevadas e eixo em velocidade acima da média, garante a vedação por um longo período.
Nas emendas necessárias, quando as estruturas ultrapassam grandes perímetros, é preciso que sejam feitos ajustes, assim como emendas entres os sistemas de transição.
Para evitar vazamento, os projetistas indicam a colocação de um anel de vedação, com características próprias, para selar a emenda, e suportar a passagem dos elementos químicos, dentro de uma planta industrial. sua deformação se dá de forma elástica, adaptando-se ao espaço em que é instalado, sem prejudicar a estrutura, e até mesmo fortalecendo as emendas.
Ao verificar o investimento, para que as instalações funcionem de maneira satisfatória, por maior tempo possível, é preciso se atentar à necessidade de um anel oring preço, conforme sua aplicação na indústria.
Com uma função tão importante quanto a própria instalação, as vedações impedem qualquer tipo de vazamento, contribuindo para a segurança de todo o ambiente de trabalho.
O custo dispensado em uma estrutura que funciona de maneira eficiente, em uma planilha de gastos, será muito menor do que a necessidade de reformas, caso os vazamentos apareçam de maneira corriqueira.
Todos os itens de vedação devem ser utilizados corretamente, pois protegem as estruturas de forma efetiva. A aplicação deve ser feita desde o início, em conjunto com todos os demais materiais de construção. O que deve-se levar em consideração, para evitar gastos desnecessários, é:
- A durabilidade da estrutura;
- A funcionalidade do sistema hidráulico e pneumático;
- A eficiência das conexões estruturais;
- A aplicação mais fácil no início do projeto.
Sem essas características levadas em consideração, as reformas ocorrerão antes da hora, custando muito mais do que o necessário.
Cuidados devem ser tomados
Independentemente de onde estão os tubos e conexões, seja em uma área residencial, ou em uma área industrial, as vedações devem ser devidamente verificadas, de forma constante, pois os vazamentos podem acontecer, de forma acidental, e acabar complicando toda a estrutura de uma obra.
Em muitos casos, os sistemas de encanamento costumam estar presentes no interior das paredes, sob os pisos, ou acima dos forros. Por isso, todos os modelos de vedação devem ser utilizados de forma eficiente, com as adaptações necessárias para cada modelo proposto.
Quando é preciso que uma peça seja substituída, o uso da borracha de silicone é o mais indicado, pois ele pode se adaptar, de forma eficiente, aos mais diferentes moldes de peças utilizados nos sistemas de transposição de líquidos e gases.
Com característica bastante resistente, basta adicionar à mistura um catalizador. Dessa forma, é possível criar peças nos menores detalhes, garantindo o funcionamento de qualquer sistema em que seja necessário aplicar.