IndústriaServiços

Setor industrial: serviços indispensáveis

Desde meados da década de 1990 para cá, em especial após o Plano Real, o Brasil tem passado por uma revolução nos setores industriais. Tal crescimento se reflete tanto na indústria primária e secundária quanto na terciária, conforme ficará claro adiante.

Devido a isso, é cada vez mais comum ouvirmos falar em serviços e nichos que antes eram muito específicos ou evoluíam com muita lentidão.

A venda e locação de galpão industrial é um dos maiores exemplos, pois reflete diretamente no setor como um todo, uma vez que qualquer indústria que queira se estabelecer começará por essa etapa, que consiste em conseguir um espaço físico para as atividades de produção e distribuição.

Há outros exemplos de segmentos que assumem a função de réguas para medir o avanço do setor industrial.

Muitos deles se referem a serviços de manutenção preventiva ou corretiva, ligados a reformas como pinturas de paredes e pisos; ou ainda ao ramo de coberturas metalicas e de telha galvanizada, que é uma das mais comuns do setor, dado seu alto nível de resistência.

Sobre aluguel de galpão

Conforme dito anteriormente, a demanda e a oferta por venda ou aluguel de galpão têm crescido nos últimos anos.

Mesmo com a decorrência de algumas crises financeiras, largamente noticiadas pela grande mídia, alguns setores não deixam de apresentar estabilidade ou mesmo crescimento, às vezes em decorrência da própria crise.

A locação em geral é um exemplo disso, pois em momentos de retração econômica as pessoas jurídicas que se mantêm no mercado não deixam de precisar de espaços e ferramentas.

O que ocorre é que, se antes tais demandas eram solucionadas através da compra, no momento de dificuldade a indústria recorre a soluções como a do aluguel.

Sendo o espaço físico o mais básico ativo da empresa ou indústria, o aluguel de galpão é um dos primeiros a crescer e se popularizar como um dos principais recursos que pode decidir entre um negócio seguir adiante ou baixar suas portas.

Sobre telha multidobra

Em tempos de aquecimento da indústria em geral, ou de busca por soluções mais em conta, há, além da locação de galpões e espaços industriais, várias prestadoras de serviços que também passam a receber mais pedidos.

O mercado de coberturas e telhas é um desses. Há uma variedade imensa de soluções nessa área, voltadas não apenas para a customização e preferência de cada cliente, mas também para a diversidade de demandas existentes, as quais podem variar muito em decorrência da atuação de cada indústria.

Confira abaixo apenas alguns dos exemplos mais comuns:

  • Telha termoacústica;

  • Telha multidobra;

  • Telha calandrada;

  • Telha pré-pintada.

Não é difícil de imaginar, por exemplo, que um setor que precise de sigilo ou que esteja obrigado a controlar sua emissão de calor e de poluição sonora, dependerá da solução conhecida como telha termoacústica.

Outro exemplo específico é o da telha multidobra, voltado especificamente para fechamentos laterais e locais onde não se poderá contar com o recurso das calhas, o que a torna bastante específica e insubstituível.

Sobre empresas de pintura industrial

Já ficou claro que há vários setores que tendem a crescer mesmo em momentos de crise. Conforme dito na introdução, eles vão desde as soluções em pisos e coberturas, até as de paredes e equipamentos. De fato, no universo industrial, aquele ditado popular de que o barato sai caro faz ainda mais sentido.

Algo que evidencia isso muito bem é o papel das empresas de pintura industrial. Assim como as telhas, a pintura não é algo que varia apenas em conformidade com as preferências do cliente ou projetista, mas especialmente em função da utilidade do espaço ou equipamento que será trabalhado.

Ao contrário do que se pode imaginar num primeiro momento, a pintura não diz respeito apenas à estética ou design do local, mas também à resistência.

Sendo assim, ela remete a um dos principais modos de combate à corrosão ambiente, a qual pode gerar, por exemplo, a oxidação ou proliferação de fungos como o do mofo. O que torna ainda mais importante o papel das empresas de pintura industrial.

Importante

O interessante de todos esses setores mencionados é que as tecnologias e avanços que surgem com o tempo caminham ao lado da conscientização a respeito não apenas da sustentabilidade da natureza, nosso meio ambiente, mas também da segurança no trabalho e no dia a dia.

Diante disso, tanto ao falar em telhas e coberturas quanto em pintura industrial, há uma série de regulamentos e leis que devem ser assistidos a fim de se garantir a eficiência do serviço que será prestado, bem como a segurança dos que operarão o serviço e dos que futuramente frequentarão o espaço.

Todas elas são emitidas pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *